Brasil e México trocam experiências para fortalecer turismo

Continua depois da publicidade

(Edição do DT com agências)

As duas maiores potências do turismo na América Latina vão trocar informações sobre boas práticas para fortalecer o setor. O ministro do Turismo do Brasil, Henrique Alves, e a ministra do Turismo do México, Cláudia Ruiz Massieu Salinas, reuniram-se em Brasília. O Brasil quer conhecer melhor o modelo de promoção internacional e criar áreas de interesse do turismo do México. Em contrapartida, o Brasil vai ajudar o país da América Central a desenvolver o turismo interno. Os próximos passos são a formalização do compromisso de ajuda mútua e a elaboração de um plano de trabalho com a previsão de visitas técnicas.

Atualmente 70 mil mexicanos visitam o Brasil por ano e 300 mil brasileiros desembarcam no México. “Temos de equilibrar essa conta”, disse Alves durante o encontro. Entre as ações previstas dentro da estratégia de melhoria da promoção internacional está a nova formatação da Embratur, autarquia responsável por divulgar o Brasil no exterior. A ideia é copiar modelos mais modernos, que agilizem as contratações e permitam a união de esforços entre o governo e a iniciativa privada, como a Apex-Brasil e o órgão que desempenha função similar à Embratur no México.

Veja também as mais lidas do DT

O desenvolvimento de áreas de interesse turístico no México também será analisado por uma equipe técnica, responsável pela adaptação do modelo à realidade brasileira. Há 40 anos, Cancun era uma província de 20 mil habitantes, sem estrutura turística. Atualmente, a região tem um parque hoteleiro com 84 mil quartos, a porta de entrada para 70% dos US$ 16 bilhões de dólares que entraram no país no ano passado.

A criação de zonas turísticas prevê uma série de facilidades tributárias, econômicas e de licenciamento que fomentem e facilitem a atração de investimentos. “Conseguimos promover uma verdadeira revolução social por meio do turismo. Estamos falando de milhares de empregos e oportunidade para uma área que não tinha outra possibilidade”, disse Cláudia.

A ministra mexicana destacou a importância do setor turístico como gerador de emprego e renda. “Atualmente há uma percepção no nosso país do poder que o nosso setor tem, tanto que criamos um gabinete interministerial voltado para o turismo, uma vez que tratamos de questões que transversais ligadas a outras pastas como aviação e meio ambiente”, disse. As missões internacionais devem contar com a participação de representantes de órgãos de controle e do Meio Ambiente.

Atualmente o turismo responde por 3,7% do PIB e gera 3,1 milhões de empregos diretos no Brasil. “Podemos muito mais e, tenho certeza de que a experiência do México pode nos ajudar”, afirmou Alves. A contrapartida do Brasil no acordo bilateral será voltada para o mercado interno. O México quer aprender como estimular os cidadãos a conhecerem o próprio país. Cerca de 85% da movimentação turística brasileira é gerada pelas viagens domésticas.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade