Justiça do Trabalho confirma que hotéis e similares podem escolher sua filiação sindical

Continua depois da publicidade

(Agências com Edição do DT) O Tribunal Superior do Trabalho (TST) confirmou nesta quarta-feira (13), a decisão da 2ª Vara do Trabalho de Brasília, de que a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) não está obrigada a se associar a nenhuma confederação, como pretendia a CNTur em ação protocolada em 2010. No relato, o Ministro Emmanoel Pereira rejeitou o recurso de Embargos de Declaração apresentado pela CNTur. Como não há nenhuma violação constitucional na decisão do TST, a chance de que um outro recurso chegue ao STF é quase inexistente.

A ação ajuizada pela CNTur tinha como propósito obrigar à FBHA a filiar-se ao seu quadro social. A CNTur buscava, ainda, que a Justiça do Trabalho reconhecesse seu direito ao recebimento de 5% das contribuições sindicais de todos os estabelecimentos de hospedagem e alimentação preparada representados pelos 61 sindicatos patronais que escolheram a FBHA como sua legítima representante.

A decisão do TST confirma o parecer da Juíza do Trabalho titular da 2ª Vara de Brasília, Eliana Pedroso Vitellio, “Não há afronta ao princípio da unicidade sindical, uma vez que as entidades filiadas à CNTur não são as mesmas filiadas à impugnante, CNC. Ou seja, inexiste coincidência na representação. Ressalte-se que a CNTur tem sua representação sindical limitada à representação das federações a ela filiadas. As federações filiadas à CNTur não são filiadas à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. A CNTur tem sua representação sindical limitada à representação das federações a ela filiadas, não havendo possibilidade de ocorrer violação ao princípio constitucional da unicidade”.

Veja também as mais lidas do DT

Para o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, a decisão “alinha-se à liberdade sindical garantida na Constituição Federal, bem como prestigia uma atuação patronal legítima, calcada no democrático direito de escolha quanto à confederação sindical que melhor representar os setores de turismo e hospitalidade no Brasil, na opinião dos sindicatos coordenados pela FBHA”, acrescentou.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade