O transporte de pessoas com mobilidade reduzida, como cadeirantes, cegos, pacientes de hemodiálise e autistas, sempre foi um desafio para as prefeituras e concessionárias no Brasil. Estamos falando de pessoas que, por algumas razões de saúde, não conseguem sequer usufruir de ônibus adaptados.
EDIÇÃO DO DIÁRIO e agências.
Diante deste cenário, uma empresa especializada do interior de São Paulo quebrou paradigmas ofertando uma solução inédita de prestar o serviço por meio de aplicativo. A Sentran, sediada em São José dos Campos, é uma empresa integradora de soluções tecnológicas voltadas à mobilidade urbana, tem 22 anos de mercado e foi a vencedora de certame público para atender à demanda da cidade.
Veja também as mais lidas do DT
“Nosso trabalho consiste em transportar pessoas com dificuldades motoras, clínicas ou mentais, temporárias ou permanentes. Fazer com que elas cheguem ao seu destino com segurança e dentro do horário desejado é o nosso desafio diário”, afirma Eduardo Ramalho, diretor-executivo da Sentran.
A Solução Mobifácil envolve um aplicativo que é customizável, visando atender especificidades de cada cidade ou concessionária.
Em São José dos Campos, o serviço reduziu em 95% a fila de espera e em 35% o custo por pessoa, na comparação com o sistema anterior de vans adaptadas. A iniciativa diminuiu também a necessidade de veículos adaptados. Hoje, já são 250 motoristas contratados pela Sentran, atendendo a 330 beneficiários cadastrados pela prefeitura local.
A solução MobiFácil permite que o usuário, através do aplicativo, do site ou ainda pela central 156 da própria prefeitura, faça chamadas imediatas ou agende viagens. O aplicativo pode ser utilizado somente por pessoas autorizadas pela prefeitura e de acordo com parâmetros definidos por ela – em São José dos Campos existe a opção de veículo convencional ou adaptado.
A Sentran faz a seleção e a capacitação dos motoristas, além da gestão em tempo real dos veículos e rotas, garantindo padrão de segurança e cumprimento de horários com os usuários. Qualquer problema no trajeto ou atraso é prontamente informado pelo sistema, acionando a central para as devidas providências. A empresa monitora também a satisfação dos passageiros, através de um sistema de avaliação no próprio aplicativo.
Com o MobiFácil, o município faz o acompanhamento online das viagens em andamento, daquelas já realizadas e das agendadas, por passageiro, por motorista, por veículo, por origem e destino, com apoio de gráficos e inúmeras planilhas gerenciais.
O novo jeito de se transportar pessoas portadoras de mobilidade reduzida garante agilidade, conforto, economia e dignidade esse universo de pessoas. Em julho deste ano, o serviço foi reconhecido no Prêmio Inovacidade do Instituto Smart Business America.