Brasil ganha solução de transporte para pessoas com deficiência

O transporte de pessoas com mobilidade reduzida, como cadeirantes, cegos, pacientes de hemodiálise e autistas, sempre foi um desafio para as prefeituras e concessionárias no Brasil. Estamos falando de pessoas que, por algumas razões de saúde, não conseguem sequer usufruir de ônibus adaptados.

EDIÇÃO DO DIÁRIO e agências.

Diante deste cenário, uma empresa especializada do interior de São Paulo quebrou paradigmas ofertando uma solução inédita de prestar o serviço por meio de aplicativo. A Sentran, sediada em São José dos Campos, é uma empresa integradora de soluções tecnológicas voltadas à mobilidade urbana,  tem 22 anos de mercado e foi a vencedora de certame público para atender à demanda da cidade.

“Nosso trabalho consiste em transportar pessoas com dificuldades motoras, clínicas ou mentais, temporárias ou permanentes. Fazer com que elas cheguem ao seu destino com segurança e dentro do horário desejado é o nosso desafio diário”, afirma Eduardo Ramalho, diretor-executivo da Sentran.

A Solução Mobifácil envolve um  aplicativo que  é customizável, visando atender especificidades de cada cidade ou concessionária.

Em São José dos Campos, o serviço reduziu em 95% a fila de espera e em 35% o custo por pessoa, na comparação com o sistema anterior de vans adaptadas. A iniciativa diminuiu também a necessidade de veículos adaptados. Hoje, já são 250 motoristas contratados pela Sentran, atendendo a 330 beneficiários cadastrados pela prefeitura local.

A solução MobiFácil permite que o usuário, através do aplicativo, do site ou ainda pela central 156 da própria prefeitura, faça chamadas imediatas ou agende viagens. O aplicativo pode ser utilizado somente por pessoas autorizadas pela prefeitura e de acordo com parâmetros definidos por ela – em São José dos Campos existe a opção de veículo convencional ou adaptado.

A Sentran faz a seleção e a capacitação dos motoristas, além da gestão em tempo real dos veículos e rotas, garantindo padrão de segurança e cumprimento de horários com os usuários. Qualquer problema no trajeto ou atraso é prontamente informado pelo sistema, acionando a central para as devidas providências. A empresa monitora também a satisfação dos passageiros, através de um sistema de avaliação no próprio aplicativo.

Com o MobiFácil, o município faz o acompanhamento online das viagens em andamento, daquelas já realizadas e das agendadas, por passageiro, por motorista, por veículo, por origem e destino, com apoio de gráficos e inúmeras planilhas gerenciais.

O novo jeito de se transportar pessoas portadoras de mobilidade reduzida  garante agilidade, conforto, economia e dignidade esse universo de pessoas. Em julho deste ano, o serviço foi reconhecido  no Prêmio Inovacidade do Instituto Smart Business America.

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