Nesta terça-feira, 22, a BRAZTOA apresenta boletim do 1º semestre das operadoras, com dados completos, e faz um panorama geral do setor
Com a retorno das viagens e do fluxo de pessoas, o turismo é um dos setores que está crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo, e vem se destacando, principalmente, no território nacional.
Para falar sobre esse crescimento, a BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) apresentou, nesta terça-feira, 22, o seu boletim com os dados do 1º semestre das operadoras.
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Na ocasião, estiveram presentes: Fabiano Camargo, presidente da BRAZTOA; Marcelo Andrade, Vice-Presidente da BRAZTOA; e Rayane Rhuas, da SPRINT Dados.
BRAZTOA apresenta boletim do 1º semestre, com faturamento dos operadores
No início da apresentação, Rayane comentou que 64,2% das operadoras já tem faturamento 100% maior do que o de 2022. “Alguns operadores ainda estão se recuperando (3,5%) e alcançaram até 25% do faturamento do ano anterior”, indicou.
Sobre esse percentual, Fabiano Camargo explicou que esse crescimento do faturamento não é “padronizado” em todos os operadores. “Mas 60% desses operadores já alcançaram 100% de seu faturamento do ano anterior. Ou seja, é um número muito relevante para o setor”.
Viagens nacionais e internacionais
Além disso, as viagens nacionais e internacionais no período também cresceram: 42,26% das vendas foram para viagens nacionais e 57,73% das vendas foram para viagens internacionais.
“Isso significa que, com as vendas nacionais, os aeroportos brasileiros também cresceram, e os aeroportos menores, regionais, agora tem mais voos. Então, é um número muito bom”, comentou Fabiano Camargo, presidente da BRAZTOA.
Divisão do faturamento por período
Já na divisão do faturamento por período, os “demais períodos do ano”, ou seja, aqueles que não são feriados ou datas comemorativas, se destacam, respondendo por 23,7% do faturamento total. Em seguida, vem as férias de julho de 2023, com 19,8%.
Sobre isso, Marcelo Andrade, vice-presidente da BRAZTOA, disse que o aumento das viagens nos “demais períodos do ano” é algo muito positivo para o turismo. “Isso é muito legal, porque geralmente são viagens em família, e quem viaja, costuma viajar cerca de 3 vezes por ano. Então, é muito bacana ver que as viagens também estão acontecendo em outros períodos do ano”.
Embarques
Quanto aos embarques do 1º semestre, 43,44% foram embarques nacionais e 56,55% foram embarques internacionais.
“Isso não quer dizer que o nacional está perdendo. Pelo contrário, ele está mais próximo do internacional e quem viaja, está viajando 3 vezes ou mais, e isso está aumentando o volume também das viagens internacionais. Então, é algo muito bacana, pois os viajantes estão conseguindo viajar mais de uma vez, também para destinos internacionais”, explicou Rayane.
Vendas e período antes do embarque
Inclusive, as vendas internacionais com 3 meses de antecedência do embarque cresceram, chegando a 35,7%. “Esse dado aponta que, as compras com antecedência aumentaram. Principalmente por conta do fator preço. Ou seja, comprar uma viagem com 3, 6 meses de antecedência, te garante um preço melhor”, explicou Marcelo.
BRAZTOA apresenta boletim do 1º semestre: veja vendas nacionais e produtos
Por sua vez, nas vendas nacionais, a “experiência completa”, que envolve aéreo (ou rodoviário), transfer, hotel e passeios, responde pelo maior volume de vendas: 36,95%. Depois, vem a categoria “só terrestre” (15,82%), que envolve hotel + passeios. Em seguida, há o só aéreo (4,45%) ou só hotel (27,82%). Ainda, há um segmento que se destaca nas vendas nacionais: os cruzeiros (8,00%).
“Esse número dos cruzeiros, para um único produto, é muito expressivo”, indica Fabiano.
“Sem dúvida”, concordou Marcelo. “Os cruzeiros, tanto marítimos, quanto fluviais, realmente cresceram no Brasil.
Por último, a categoria Outros chegou a 6,95%.
Seguro viagem
No âmbito nacional, 30% dos passageiros contrataram seguro viagem, enquanto que 53% contrataram o seguro para viagens internacionais.
BRAZTOA apresenta boletim e mostra os destinos mais procurados no Brasil
Entre os destinos brasileiros mais procurados no 1º semestre, estão: Maceió (AL), Porto de Galinhas (PE) e Rio de Janeiro (RJ) em primeiro lugar. Depois, há Porto Seguro (BA) na segunda colocação, e São Paulo (SP) em terceiro lugar.
Além disso, há os “destinos emergentes”, ou seja, destinos que vêm conseguindo se posicionar bem entre as operadoras BRAZTOA. Na lista, estão: Balneário Camboriú (SC), Campos do Jordão (SP), Manaus (AM), Mata de São João (BA), São Miguel dos Milagres (AL) e Trancoso (BA).
Além da promoção turística dos destinos, um fator relevante para esses “novos destinos” aparecerem entre os mais buscados, de acordo com Marcelo, são as redes sociais. “Principalmente influencers ou celebridades. Se eles visitam e postam que estão em um lugar, na semana seguinte, geralmente, a principal demanda de vendas é para aquele destino”, comentou o vice-presidente.
Destinos internacionais mais vendidos
Muito conhecidos, os destinos internacionais mais vendidos no 1º semestre foi: Em 1º lugar, Orlando e Lisboa; em 2º, Buenos Aires e Paris; e em 3º, Dubai e Santiago. “Nesses destinos, que são “de praxe”, muito queridos pelos brasileiros, vale destacar Dubai. Antes, era um destino de 1 ou 2 noites, ou de conexões, mas agora, aparece na preferência dos brasileiros”, explicou Fabiano.
Mas, e Cancún?
“Por conta, principalmente da questão dos vistos, o volume de vendas dos operadores para Cancún diminuiu. Agora, com os vistos eletrônicos, esse índice para Cancún tende a melhorar”, indica Fabiano.
Destinos internacionais emergentes mais vendidos
Os brasileiros também estão expandindo seu horizonte e também procuraram por: Bangkok, na Tailândia; Cartagena, na Colômbia; Cusco, no Peru; Mendoza, na Argentina; e Porto, em Portugal.
“Devido a questões políticas e econômicas, assim como a moeda, alguns países, inclusive da América Latina, se tornaram mais atrativos para os brasileiros. Então, vemos Mendonza, na Argentina, por exemplo”, apontou o presidente da BRAZTOA.
Períodos mais buscados para o 2º semestre
Dentre os destaques para o 2º semestre de 2023, o Natal é um período que já apresenta bastante procura e reservas. Está na frente, inclusive, do Reveillón 2023.
Outro ponto da apresentação foi a demanda pelos feriados. Numa escala de 0 a 5, o Natal está com 3,26. Já o Reveillón fica com 2,52. Além disso, os feriados de outubro e novembro também tem grande procura, sendo que o período de 12 a 15 de outubro tem 2,87 pontos na escala.
Já o dia 2 de novembro está com 3,30 pontos.
BRAZTOA apresenta boletim e revela os produtos mais comercializados
Quanto aos produtos mais comercializados por período, os roteiros completos lideram, com as vendas de hospedagens em segundo lugar e a comercialização da parte terrestre completa em terceiro. Em seguida, estão os cruzeiros, cuja temporada nacional 2023/2024 começa em outubro, mas a navegação internacional está em seu auge.
Principais desafios do setor
Por fim, entre os principais desafios do setor, os maiores são os altos preços das passagens aéreas e a dificuldade de atendimento com fornecedores.
“Uma ‘dica’ para essa situação das passagens aéreas é, realmente, procurá-las com antecedência”, apontou Fabiano Camargo.
Já no nível médio, Rayane comentou sobre a “disponibilidade de hotel, preço da hospedagem, disponibilidade de aéreo, cenário econômico, a questão do visto para alguns países.”
Além disso, no nível mais “baixo do termômetro”, está o overturism, ou seja, uma grande busca por turismo e viagens, e a dificuldade do setor em reter talentos.
Para saber mais, acesse o site oficial.
Por Caroline Figueiredo – repórter do DT.