O ex-jogador da seleção brasileira de futebol Cafu, que levantou a taça na Copa do Mundo de 2002, em Yokohama, no Japão, falou sobre superação, perseverança e características que levam à liderança e êxito na carreira. A apresentação, que roubou muitos aplausos da plateia com direito a tietagem ao final, aconteceu na manhã desta sexta-feira (12), dia de encerramento da Abav TravelSP, que se realiza no Royal Palm Hall, em Campinas (SP).
Tendo vestido a camisa da seleção canarinho por 150 jogos em toda a sua trajetória, Cafu ensinou que o sucesso deve ser perseguido tendo como vetores princípios como: ser comprometido; buscar ser o melhor naquilo a que se propõe; estar preparado para as oportunidades; não deixar que ninguém decida por você; uma simples palavra pode mudar a vida de uma pessoa e quem está ao seu lado pode ser alguém muito importante em sua vida.
No relato do jogador, que hoje comanda uma fundação que acolhe 1.200 crianças, foram diversas as barreiras enfrentadas, até se sagrar titular do time que representa o País. Com humor e determinado a transmitir sua história aos presentes, Cafu emocionou, arrancou risos e convidou à reflexão.
Veja também as mais lidas do DT
A partir de uma frase que ouviu de um treinador: “O medo de perder impede a oportunidade de vencer”, o atleta teve a noção exata de que ser ousado e destemido é a chave para alcançar sonhos e arquitetar o projeto de vida e profissional. Motivação e paixão são faróis pelos quais Cafu relata ter sempre buscado se guiar. E sobre as características de um líder autêntico: ser elo, delegar responsabilidade, harmonizar a equipe e fazer com que cada integrante se sinta importante.
Por Cecília Fazzini