Cãomigo vence Prêmio Nacional do Turismo e recebe troféu de 2° lugar na maior premiação do turismo brasileiro
Sharlene Irente, idealizadora do Cãomigo e colaboradora do DIÁRIO, escreveu nesta terça-feira, 19, no site oficial do projeto:
“Estamos muito felizes e orgulhosos em compor a seleta lista de vencedores deste prêmio tão importante!
A premiação aconteceu no último sábado (16), durante a 7ª edição do Salão Nacional do Turismo, em Brasília (DF).
Além disso, Shalene também lembrou que o “Prêmio Nacional do Turismo 2023: o turismo transformando vidas”, de acordo com o próprio Ministério do Turismo, é o reconhecimento de quem faz o turismo brasileiro crescer e fortalecer como um dos segmentos econômicos com maior potencial para geração de emprego e renda no Brasil. Assim como para promoção da inclusão social e da sustentabilidade ambiental.”
Cãomigo vence Prêmio Nacional do Turismo e iniciativa esteve entre 30 finalistas
Conforme Sharlene destacou, no total, foram inscritas 471 propostas de todo Brasil, com 410 habilitadas. Destas, 304 foram classificadas como “Iniciativas de Destaque” e 106 como “Profissionais de Destaque”.
“Concorremos entre as “Iniciativas de Destaque”, e estivemos entre as 30 finalistas, 3 para cada categoria, segundo uma comissão julgadora de representantes públicos e privados do segmento, recebendo troféus de 1º, 2º e 3º lugar. Nosso projeto “Multiplicadores Cãomigo” foi selecionado na categoria “Formação e Inserção Produtiva de Pessoas no Turismo” e conquistou o prêmio de 2º lugar”, comemorou Sharlene.
Veja também as mais lidas do DT
Além disso, Sharlene lembrou que a Cãomigo concorreu com outras iniciativas e entidades de peso, como a Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Norte – SETUR/RN e a Secretaria de Estado do Turismo do Espírito Santo – SETUR/ES.
“Vimos a lista das iniciativas que concorreram, e isso nos deixou ainda mais felizes e cheios de orgulho, porque são muitas iniciativas incríveis!”, complementou.
Projeto de expansão nacional “Multiplicadores Cãomigo”
A Cãomigo é uma agência de turismo pet friendly que está há 6 anos no segmento de viagens, trilhas e passeios para tutores acompanhados de seus cães.
De acordo com a idealizadora do projeto, a Cãomigo iniciou atuando no estado de São Paulo. “Em seguida expandimos para Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná, e acabamos de fechar contrato com um Multiplicador no Rio Grande do Sul. Essas ações fazem parte do nosso plano de expansão nacional, “Multiplicadores Cãomigo”, reconhecido pelo prêmio de 2º lugar na categoria “Formação e Inserção Produtiva de Pessoas no Turismo”, explicou Sharlene Irente.
Além disso, de acordo com Sharlene, a proposta de multiplicar um modelo já validado para oferecer ao público pet friendly experiências junto com seus cães oportuniza a agências de turismo de todo Brasil ingressar num segmento que já não é mais tendência e sim realidade. “Esse reconhecimento pelo Ministério do Turismo reforça a importância desse nicho no turismo nacional”, complementou a idealizadora.
Cãomigo vence Prêmio Nacional do Turismo, e é a 1ª empresa do segmento pet a vencer
Sharlene também contou que, nesses anos de atuação, a Cãomigo já atendeu mais de 500 cães com seus tutores. Além de empresas como hotéis, pousadas, resorts, shoppings e restaurantes.
“Um dos nossos diferenciais é o acolhimento e a segurança de passeios e viagens planejados e organizados para grupos, contando com equipe especializada tanto para o atendimento dos tutores quanto dos cães. Possibilitando que famílias multiespécie ou mesmo pessoas sozinhas possam realizar as atividades sem medo”, pontuou.
“Nossa atuação com Multiplicadores Cãomigo oferece qualificação aos profissionais de turismo para atuar no nicho de turismo pet friendly. Ampliando sua oferta de serviços e geração de renda por meio da inserção em um novo segmento e da expansão dos seus canais de vendas”, explicou Sharlene Irente.
Ela também destacou que, pela primeira vez, uma empresa do segmento pet é premiada. “Estamos muito felizes em ser a primeira empresa a ocupar este espaço e muito orgulhosos em representar o turismo pet friendly no maior prêmio do turismo brasileiro”, finalizou.
O setor pet friendly no Brasil
O segmento pet é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo. Isso porque, de acordo com pesquisa (2023) da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), somente no Brasil há uma população de 167,6 milhões de animais de estimação. Desses, 67,8 milhões são cães, representando um crescimento médio de 3,6% nos últimos 2 anos, com faturamento anual que já ultrapassa 42 bilhões. Então, o Brasil é hoje o 3º país do mundo em população pet.
EDIÇÃO DO DT (CF) com informações do site Cãomigo.