Carnaval bom pra cachorro – por Sharlene Irente*

Continua depois da publicidade

Como curtir o carnaval com seu cachorro?

Carnaval é um feriado super democrático, uns vão pra praia, uns se jogam na Netflix, uns vão para retiros, e muita gente vai cair na folia! Mesmo sem as festas e blocos de rua, de um jeito ou de outro o carnaval agrada (quase) todo mundo, não é mesmo? Então vem conferir as dicas para ter um carnaval bom pra cachorro!

Mas e nossos pets, como vão curtir o carnaval? Será que seu cachorro gosta de carnaval?

Nesta hora é preciso tomar uma decisão bastante racional e pensando sempre no bem-estar dele.

Veja também as mais lidas do DT

Trouxemos algumas dicas para curtir o carnaval com seu cachorro de forma segura e divertida. Vem ver!

Pra quem vai viajar no carnaval 

Na hora de viajar bate aquele dilema, levar o pet junto ou não?

Antes de mais nada eu amoooo viajar com meus cães, assim sempre que posso eles viajam comigo. Contudo não concordo com as afirmações do tipo “só vou onde ele vai” ou “ele vai em todo lugar comigo”, até porque mesmo locais que permitem animais muitas vezes não são locais adequados a todos os animais.

Hoje felizmente temos muitas opções de hotéis e pousadas pet friendly, mas tão importante (talvez até mais) quanto conferir se o local aceita animais, é avaliar se o destino é adequado ao seu animal.

Antes de decidir levá-lo junto avalie como será a programação, ele vai conseguir fazer as refeições nos horários que está acostumado? Vai ter tempo para descansar em um local tranquilo e confortável? Vai estar protegido do sol e do calor nas horas mais quentes do dia? Os locais que vai visitar, fora do hotel, também aceitam animais? Seu peludo fica confortável e tranquilos nestes ambientes?

Todas essas perguntas são muito importantes de serem feitas antes de decidir levá-lo junto.

Vai viajar de carro com seu pet? Então confere aqui dicas sobre como transportar seu cachorro no carro com segurança.

Pense bem se a programação da viagem é confortável e segura para seu peludo, se estiver em dúvida melhor deixá-lo em segurança. Programação de carnaval pode não ser uma boa para seu cachorro. Farra, música alta, batucada e folia não combinam com os pets, melhor deixá-los em casa ou um bom hotel para pets.

Hotéis para cães, hospedagem domiciliar, um parente que ame seus peludos, ou até mesmo em casa sob cuidados de um pet sitter profissional, são algumas opções para os cães que não vão viajar junto.

Pra quem vai maratonar séries

Tem aquela galera que vai curtir o carnaval no bloco da Netflix, desfilar na unidos do edredom com abadá de pijama e sentir o vento do ventilador! Essa parece fácil, os pets vão curtir junto, certo?

Mas neste caso também é preciso ter atenção ao seu pet, pra nós uma série na Netflix pode ser muito legal, mas pra ele é um tédio total. Aqui o cuidado é pra não mergulhar na preguiça e deixar os passeios, exercícios físicos e atividades dos peludos de lado. Os cães precisam gastar energia, tanto física quanto mental, por isso reserve uma parte do dia, de preferência bem cedinho por causa do calor, para sair, passear e se divertir com seu dog. Ele vai voltar calminho e dormir gostoso no sofá com você.

Pra quem vai cair na folia

Em várias cidades do Brasil está cada vez mais comuns os blocos, festas e até bailinhos de carnaval para os pets, e na minha opinião, é a opção que necessita maior atenção.

Não leve seu dog para folia de humanos. Os desfiles, blocos e demais festas de carnaval não são locais apropriados para os cães. O som alto (de música, fogos ou só das pessoas mesmo) incomoda os cães que tem uma audição muito mais sensível do que a nossa. Aglomeração de pessoas é estressante para a maioria dos cães, vai deixá-lo ansioso e inseguro. Além disso ele pode se perder ou até mesmo ser pisoteado se houver algum incidente no local.

Festas e blocos de carnaval para pets podem ser muito legais, mas precisam ser realmente adaptados para cães, e não uma extensão da nossa própria folia. E, como qualquer outra atividade, não é adequada a todos os cães, importante sempre avaliar se é o melhor para o seu cão.

Fantasias de carnaval para os pets 

Fantasias pet são uma das coisas mais fofas que existem, mas o ideal é colocar a fantasia, garantir a foto do Instagram e tirar em seguida. Ver os dogs com fantasias pode ser muito divertido para nós, mas só para nós! Pense nisso!

As fantasias, além de incomodar e atrapalhar os movimentos, podem ter peças pequenas como botões, lacinhos, florzinhas, pedrinhas, lantejoulas, que podem ser engolidas e causar um problemão.

Cuidado com fantasias para os pets, use o bom senso. (foto Pixabay)

Fantasias, mesmo de tecidos leves, vão esquentar o seu cão e deixá-lo muito desconfortável, além de aumentar o risco de hipertermia. Estamos no verão, deixe seu dog curtir o carnaval fantasiado de “nudes”.
Nunca use tintas, sprays e glitters no seu dog, podem causar alergias e problemas respiratórios.

O mais importante, observe sempre se o seu peludo está confortável e feliz na situação. Observe a linguagem corporal dele, olhos, focinhos, rabo e orelhas dizem muito. Ele estar quieto não quer dizer que está feliz, ok?

Não leve seu peludo a lugares com outros cães se ele não for totalmente socializado e gostar de estar em lugares assim. Além da possibilidade de causar brigas e confusões, ele certamente ficará estressado e poderá criar traumas mais difíceis de resolver.

Nunca force seu animal a ambientes que que não está feliz, você pode ser a rainha ou o rei do carnaval e amar a folia, enquanto seu cão prefere o conforto da caminha dele e um brinquedo gostoso pra roer, e tá tudo bem! Importante sempre respeitar a sua individualidade, deixe ele em casa, bem cuidado e protegido e se jogue na folia.

Pra todo mundo curtir o carnaval

Mantenha a vacinação em dia.

Essa dica vale sempre, mas em épocas de agito e novos aumigos é ainda mais importante, confira sempre as vacinas do seu dog e converse com um veterinário de confiança sobre protocolos vacinais individualizados.

Cuidado com pulgas, carrapatos e mosquitos.

Essa dica também vale para todos os passeios, não deixe seu pet desprotegido. No verão é ainda maior a incidência de pulgas, carrapatos e mosquitos, que trazem doenças aos nossos peludos. Não podemos descuidar.

Plaquinha nos pets

Plaquinha de identificação tem que usar sempre, além de coleiras, guias e peitorais confortáveis e de boa qualidade para evitar que seu pet se perca. E caso aconteça a plaquinha poderá ajudá-lo a voltar para casa.

Cuidado com o calor

Esta época do ano é muito quente em todo Brasil, muito importante tomar alguns cuidados para evitar que seu pet desidrate, que queime os coxins ou até tenha uma hipertermia. Não saia de casa com ele entre 11h e 16h, confira sempre se o chão está frio para não queimar as patinhas, e nunca o deixe exposto ao sol por muito tempo. Ofereça sempre muita água para seu peludo, mas nunca o force a beber.

Confira mais dicas para cuidar do cachorro no verão

Cuidado com coisas jogadas no chão. Nesta época é preciso redobrar a atenção ao que seu petbota o focinho, latas e cacos de vidro podem feri-lo, restos de alimentos e bebidas podem ser ingeridos e causar problemas gastrointestinais.

Não utilize glitter comum, glitter convencional é microplástico e vai parar no mar e prejudicando muito os animais marinhos. Já existem opções para garantir o brilho de forma ecológica e sustentável, pesquise sobre glitter ecológico ou glitter biodegradável.

Não use fantasias ou acessórios com penas de animais. Esta nem preciso comentar, não é mesmo?

E o mais importante, aproveite o carnaval, seja ele como for, para amar e mimar muuuuito o seu peludo!

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade