No ano passado, a festa do samba paulistano reuniu cerca de 120 mil pessoas em quatro dias de desfile, sendo que 15 mil eram visitantes; o que deve se repetir em 2015.
De acordo com o levantamento de 2014, realizado entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março pelo Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris, além do aumento de turistas, houve crescimento nos gastos dos visitantes e no período de permanência na cidade em relação ao ano anterior. Em 2013 os turistas gastavam, em média, R$ 728 em um período de 2,6 dias, já no ano seguinte, o gasto saltou 4,5% com quase o dobro da permanência, 4,4 dias.
“Analisando as últimas pesquisas realizadas no Carnaval é possível afirmar que a presença do turista no Sambódromo segue em ascensão. Estamos preparados e ansiosos para recebê-los e, mais uma vez, despertar neles o desejo de voltar no ano seguinte”, afirma Wilson Poit, presidente da SPTuris.
Veja também as mais lidas do DT
O Carnaval 2014 também atraiu novo público ao Sambódromo do Anhembi: 45,5% dos entrevistados vieram ao desfile pela primeira vez e os 54,5% dos entrevistados que já vieram em outros carnavais podem ser considerados “veteranos”, tendo assistido ao desfile, em média, por sete vezes em anos anteriores.
Em 2015, será feita uma pesquisa inédita no Carnaval de Rua, onde serão aplicados questionários aos foliões para se ter um dimensionamento do perfil dos mesmos.
Redes Sociais
O Observatório de Turismo e Eventos também foi responsável pelo monitoramento do Carnaval de São Paulo nas mídias sociais em 2014.
Entre os principais resultados, a pesquisa apurou que a audiência direta foi de 3,4 milhões de pessoas no Twitter e Facebook, sendo que a grande maioria foram mensagens positivas e apenas 7% negativas. As principais postagens foram fotos no Instagram de pessoas se divertindo nos blocos (45%), mensagens sobre blocos de Carnaval (33%) e a divulgação da programação do Carnaval de Rua de São Paulo (19%).