A ocupação média para o litoral baiano teve projeção de 95%
Edição do DIÁRIO
O litoral baiano atrai turistas do Brasil e do mundo nos dias de Carnaval. No sul do Estado, onde estão importantes pontos de interesse como Porto Seguro, Ilhéus e Itacaré, os hotéis estiveram com alta ocupação. O mesmo aconteceu em localidades como Morro de São Paulo, situada no arquipélago de Tinharé, e na Praia do Forte.
Em Porto Seguro, onde estavam sendo esperados mais de 60 mil turistas, a ocupação hoteleira girou em torno de 95%, segundo a Secretaria de Cultura e Turismo local. Além dos atrativos históricos e naturais, a região ofereceu o Carnaval Cultural, patrocinado pelo Governo do Estado. Nas principais ruas e avenidas desfilaram mais de 50 blocos e atrações.
Em Ilhéus, que conta com 8 mil leitos, a taxa de ocupação dos hotéis projetada pelo Costa do Cacau Convention Bureau foi de 100%. Pela cidade circularam cerca de 50 mil turistas. A maioria dos visitantes viram do sudoeste e oeste da Bahia, do sul de Minas Gerais e do sul do País. Não houve Carnaval oficial na cidade, mas manifestações pontuais e espontâneas em bairros, clubes e condomínios.
Veja também as mais lidas do DT
A média de ocupação prevista nos 160 meios de hospedagem de Itacaré durante o Carnaval foi de 95%. Mais de 10 mil turistas foram esperados na cidade durante o feriadão carnavalesco. Destes, mais da metade são da Bahia e os demais são visitantes de Estados como Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Distrito Federal.
A programação de Carnaval em Itacaré aconteceu até a terça-feira (5), na Orla da Coroinha. Dentre as atrações estiveram Melim, Os Travessos, Jau e Rafa e Pipo Marques. Blocos alternativos e mascarados desfilaram ao som de marchinhas. A festa teve apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria do Turismo do Estado/Bahiatursa.
Morro de São Paulo foi destaque
No município de Cairu, Morro de São Paulo foi destaque, com turismo também em alta. A taxa de ocupação hoteleira estimada esteve acima de 80%, devendo alcançar 100% na ressaca do Carnaval. A média de turistas que se hospedam no arquipélago de Tinharé, que também inclui destinos como Boipeba e Gamboa, varia de 14 mil a 16 mil. Com o acréscimo do day use a variação sobe para 19 mil a 21 mil.
Na Praia do Forte, meios de hospedagem como o hotel Porto Zarpa e a pousada Casa de Praia estiveram com 100% de ocupação. A programação de Carnaval incluiu desfiles de blocos, shows e bailes infantis.
Neste Carnaval, a Bahia recebeu 2,2 milhões de turistas, que movimentaram R$ 2,5 bilhões na economia do Estado, segundo estimativas da Secretaria do Turismo do Estado (Setur).