A temporada de cruzeiros 2022/2023, prevista para ser uma das maiores dos últimos dez anos, receberá 12 navios de cinco companhias que navegarão pela costa brasileira no Carnaval
O Carnaval está se aproximando e uma das principais festas brasileiras promete potencializar ainda mais os números positivos da temporada de cruzeiros de 2022/2023. Isso posto, a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil) divulgou hoje, 13, os dados positivos para o setor.
Assim, dos dias 16 á 21 de fevereiro, 12 navios (entre cabotagem e longo curso), de cinco companhias marítimas, navegarão pela costa brasileira. Dessa forma, para esse carnaval em alto mar, há a expectativa de 119 mil cruzeiristas desembarcarem.
Além disso, nesse período, 12 destinos nacionais farão parte dos roteiros preparados pelas companhias Costa Cruzeiros, MSC Cruzeiros, Azamara, Holland America e Silversea. Inclusive, há tanto opções para quem busca festas tradicionais e muita folia quanto para quem quer aproveitar dias de descanso.
Veja também as mais lidas do DT
Ademais, os números da CLIA mostram que a temporada, que começou em outubro do ano passado, tem a expectativa de gerar R$ 3,8 bilhões para a economia nacional. É importante dizer que esse valor é motivado por gastos de cruzeiristas, armadoras e tripulantes nas cidades portuárias de embarque/desembarque, além das cidades visitadas.
Ainda, esse número representa um aumento significativo se comparado à temporada de 2021/2022, quando movimentou-se R$ 1,5 bilhão. Já sobre a geração de empregos, a expectativa é de criar 48 mil empregos no país de forma direta e indireta.
Temporada de cruzeiros 2022/2023 tem boas projeções
Vale lembrar temporada 2022/2023, que começou em outubro do ano passado, se estende até abril deste ano. Dessa maneira, com quase seis meses de duração, a temporada tem um crescimento no número de leitos ofertados para 780 mil. Isso representa alta de 47% na comparação com os 530 mil ofertados em 2019/2020 – pré-pandemia. Ainda, durante toda a temporada, as embarcações navegarão por 184 roteiros e 724 escalas.
Além disso, segundo o mais recente estudo da CLIA Brasil, a média de impacto econômico gerada por cada cruzeirista nas cidades de escala é R$ 605,90 e de R$ 770,97, respectivamente, nas cidades de embarque e desembarque.
Assim, Daniela Carneiro, a ministra do Turismo, comemorou os números positivos: “o turismo náutico tem um importante potencial de atrair mais turistas para o nosso país, movimentando a economia e gerando empregos tanto pelo trabalho nos navios quanto pela passagem dos visitantes nas cidades que fazem parte das paradas”, ressaltou.
Nesse sentido, Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil, celebrou os dados para o período: “A temporada 2022/2023 tem seguido muito bem, tanto nas operações nos destinos, quanto em adesão do público, que está aproveitando o excelente custo/benefício dos cruzeiros. O Carnaval é uma grande festa brasileira e as companhias oferecem diversas opções de navegação de Norte a Sul do país”, comentou.
Temporada 2021/2022
Na última temporada de cruzeiros 2021/2022, as atividades geraram mais de 22 mil empregos no país e movimentaram R$ 1,5 bilhão. Também, a temporada contou com cinco navios, que percorreram 56 roteiros e realizaram 183 paradas. Além disso, ofertaram cerca de 194 mil leitos. Esses dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (CLIA Brasil), em abril de 2022.
Ainda na temporada 2021/2022, 12 destinos receberam os navios. Esses destinos são Ilhabela e Santos, em São Paulo; Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Búzios, e Ilha Grande, no Rio de Janeiro. Assim como: Balneário Camboriú, Itajaí e Portobelo, em Santa Catarina; Maceió, em Alagoas; e Ilhéus e Salvador, na Bahia.
EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.