Centro de Visitantes Paineiras será palco da 6ª edição do Avistar Rio

Continua depois da publicidade

Das agências com edição do DT

Entre os dias 9 e 11 de novembro, o Centro de Visitantes Paineiras recebe a sexta edição do Avistar Rio. O maior encontro da área no país reúne pesquisadores, gestores ambientais, artistas plásticos, fotógrafos e entusiastas da causa animal com o objetivo de estimular a atividade de observação e fotografia de aves e a visitação pública consciente dos parques nacionais, além de celebrar a biodiversidade.

Organizado pela Associação dos Fotógrafos da Natureza (AFNatura), Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA) e Avistar Brasil, o encontro terá palestras e oficinas, além de exposição fotográfica.  Representantes do Grupo Cataratas, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), de organizações sociais como SAVE BRASIL, COA-RJ e do Espaço Silvestre, pesquisadores e observadores já estão confirmados para as palestras e mesas redondas.

Veja também as mais lidas do DT

Passarinhar, um verbo ainda desconhecido

O Estado do Rio de Janeiro registra mais de um terço das mais de 1.900 espécies de aves de todo o território nacional. O Brasil é o segundo país em diversidade de aves no planeta, ficando atrás apenas da Colômbia.

Um dos momentos mais aguardados, as passarinhadas” prometem entusiasmar o público que estiver presente no evento. Marcadasàs 7h, do sábado dia 10, e domingo, dia 11, elas poderão proporcionar a observação de cerca de 260 espécies de pássaros que vivem no setor de floresta do Parque Nacional da Tijuca.  O ponto de encontro será o alpendre do Centro de Visitantes Paineiras e a observação será feita nas trilhas que ficam próximas.

Birdwatching no Brasil

A prática de birdwatching como turismo começou na década 60. Os ingleses destacam-se na observação, mas o interesse entre os brasileiros tem crescido cada vez mais. Hoje, são cerca de 30 mil observadores em todo o país.

Segundo o Ministério do Turismo, o Brasil tem mais de 50 destinos de ecoturismo que promovem a observação de pássaros.

Dicas para observar aves

  • Caminhar lentamente;
  • Usar roupas discretas;
  • Evitar movimentos bruscos;
  • Respeitar a distância mínima permitida para que o animal não se sinta ameaçado;
  • Usar binóculo ou uma câmera fotográfica;
  • Associar-se a um clube de observadores de aves;
  • Participar de comunidades online, como WikiAes (www.wikiaves.com.br);
  • Observe as aves diurnas ao amanhecer e, as noturnas, ao entardecer.
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade