Na história das viagens aéreas comerciais, as companhias aéreas nunca tiveram um trecho tão ruim quanto nos últimos meses. No início da pandemia, a Delta Air Lines perdia US $ 100 milhões por dia. Agora está perdendo cerca de US $ 27 milhões por dia.
EDIÇÃO DO DIÁRIO do áudio da emissora NPR (Maureen Pao adaptou-o para a Web)
Enquanto a Delta está fazendo “um bom progresso” na redução de sua queima de caixa, o fator mais importante para a recuperação financeira é algo que está amplamente fora do controle da indústria, diz Ed Bastian, CEO da empresa.
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“O ponto principal é que precisamos restaurar a confiança de nossa base de consumidores em viagens aéreas”, ele disse à NPR.
Em uma entrevista na All Things Considered , Bastian descreve a estratégia da Delta de priorizar a segurança do cliente em vez de encher aviões – com vistas à viabilidade a longo prazo.
“Acreditamos que cuidar da segurança de nossos clientes e de nosso pessoal é mais importante do que os lucros que perdemos ao preencher todos os assentos de um avião”, diz ele.
E mais do que resgatar dinheiro, o que a indústria precisa, diz Bastian, é que o governo federal se concentre em encontrar uma cura ou vacina para o coronavírus.
Você pode resumir o que é preciso para perder US $ 27 milhões por dia até empatar?
Reduzir a queima de caixa, para empatar, exige que a demanda continue aumentando.
Estamos voando hoje em algum lugar em cerca de 25% da programação que fizemos no verão passado. Precisamos … de mais 10 a 20 pontos de demanda nos próximos seis meses para nos aproximarmos desse ponto de equilíbrio no fluxo de caixa. Depende da direção que o vírus tomar, da direção que, tanto na terapêutica quanto nas vacinas, a capacidade das pessoas de se sentirem confiantes e a contínua atenção e segurança dos nossos clientes ao longo da jornada. Implementamos tantas mudanças em nossos protocolos de segurança que nossas pesquisas com clientes nos dizem que esta é a melhor experiência de viagem na Delta que eles já viram.
Além das preocupações com a saúde, é em parte uma consideração comercial que, ao deixar os assentos do meio abertos – reservando apenas 60% da capacidade máxima – você conseguirá que mais pessoas voem em sua companhia aérea do que outras companhias que estão tentando economizar dinheiro enchendo o avião , por exemplo?
Poderíamos fazer isso se quiséssemos. Mas achamos que preferimos tomar cuidado e colocar a segurança no topo da lista de prioridades. E quando chegarmos perto do fator de carga de 60% que referenciamos, esse será o nosso gatilho para adicionar mais aviões e mais vôos ao cronograma, porque temos muitos aviões que podemos adicionar em vez de tentar colocar mais pessoas nos [vôos] existentes. É uma decisão que estamos tomando sobre colocar as pessoas acima dos lucros, absolutamente.
Obter resultados rápidos dos testes de coronavírus é essencial, especialmente para os comissários de bordo. … Você é capaz de obter informações em tempo real sobre quando alguém dá positivo para o COVID-19?
O tempo necessário para obter os resultados de volta para o nosso pessoal se estendeu por uma semana, o que é inaceitável. Agora, reduzimos para algo entre dois a quatro dias. A boa notícia é que os testes que estamos fazendo em nosso pessoal estão verificando se a aeronave é um espaço fechado muito seguro, porque nossos comissários de bordo, pilotos, trabalhadores em terra, trabalhadores em aeroportos … alguns são positivos, absolutamente . Mas a taxas muito mais baixas do que qualquer média nacional que eu já vi. E esses são para pessoas que vivem no ambiente do aeroporto.
A Delta recebeu mais de US $ 5 bilhões com a Lei CARES, aprovada pelo Congresso em março. Que tal um segundo pacote de ajuda do governo federal? É algo que você esperaria se a pandemia continuasse?
O que realmente precisamos é que, em vez de mais apoio do governo, precisamos da demanda de volta. Precisamos de uma cura médica. Nós precisamos de uma vacina. Precisamos de terapêutica. E acho que é provavelmente para onde qualquer foco do governo deveria ir.
Becky Sullivan e Jolie Myers produziram e editaram a história em áudio. Maureen Pao adaptou-o para a Web.