César Nunes, da Atrio Hoteis: “Em 2020, ao invés de reclamar, fomos buscar”

A administradora hoteleira Atrio Hotéis atua há mais de 30 anos no mercado e não só administra, mas implanta, negocia e evidentemente, corre riscos em uma economia instável como a brasileira, frontalmente abalada com a crise do Covid-19. Mesmo assim, a empresa em 2020 não dormiu em serviço e segundo seu diretor de vendas e marketing, Cesar Nunes, terminará o ano com sete hotéis a mais em seu portfólio: “Com os Hotéis fechados tínhamos mais tempo para acelerar o trabalho. Abrimos o ano com 55 hotéis e durante 2020 absorvemos mais sete unidades e vamos fechar o ano com 62 hotéis”, quantifica.

É evidente que o ano foi difícil e César não esconde isso, já que as dificuldades têm servido para comprovar aos investidores que a Atrio é uma administradora diferente: “Para a Atrio foi um ano de teste extremo do nosso modelo de negócio”, diz. Ao final da entrevista, Cesar adianta as novidades para 2021, confira:

DIÁRIO – A Atrio participa de todas as etapas da implantação do hotel e operação. Como operadora também assume riscos. No atual cenário com pandemia impactando frontalmente a economia,  os riscos são maiores?

CESAR NUNES: Os riscos são maiores porque próximo de 95% dos nossos hotéis são operados no modelo de locação, modelo este onde o risco de caixa é nosso. Por outro lado este modelo no permite tomar as decisões de forma centralizada e no tempo certo, o que nos deu velocidade para ajustar o quadro de funcionários e custo ao cenário atual.

Gosto de brincar com os meus amigos do trade que o cenário atual ajudou aqueles que gostam de gastar mais tempo justificando um mau resultado do que trabalhando para reverter este resultado

DIÁRIO – Fazer gestão de riscos tem sido um grande desafio para as empresas. Como você encara a sua área especificadamente, Marketing e Vendas?

CESAR NUNES: Gosto de brincar com os meus amigos do trade que o cenário atual ajudou aqueles que gostam de gastar mais tempo justificando um mau resultado do que trabalhando para reverter este resultado pois com a pandemia, hotéis fechados e sem viagens não tinha o que ser justificado pelo departamento de marketing e vendas.  No nosso caso, lançamos um “lema” interno que foi temos que buscar “dinheiro novo”,  e o que seria este dinheiro novo? Apesar da atividade econômica ter reduzido drasticamente, alguns setores não pararam completamente como por exemplo a manutenção de fábricas, a área hospitalar como um todo, despatriados sem possibilidade de sair do Brasil. Enfim, buscamos incansavelmente este dinheiro novo o que ajudou e continua ajudando a sairmos desta crise antes do previsto.

DIÁRIO – Vocês interromperam negociações em função da pandemia? Pode citar alguns exemplos?

CESAR NUNES: Na verdades não interrompemos e sim aceleramos, afinal com os Hotéis fechados tínhamos mais tempo para isto (rsrs). Abrimos o ano com 55 hotéis e durante este ano absorvemos mais 7 unidades e vamos fechar o ano com 62 hotéis.

DIÁRIO – O contrato de gestão e operação com a rede Accor é exclusivo ou vocês estão aptos e abertos a operarem outras marcas e hotéis de outras redes?

CESAR NUNES: Temos uma relação de mais de 30 anos com a Accor e que tem se demonstrado uma parceria estratégica relevante para ambas empresas; não estão nos nossos planos administrarmos marcas de outras Companhias Hoteleiras mas situações como o do WK Design Hotel de Florianópolis podem voltar a ocorrer, um hotel estratégico e único dentro do conceito de um UpScale na capital mais desejada do Brasil, a ilha da Magia.

Para a Atrio foi um ano de teste extremo do nosso modelo de negócio e principalmente o reconhecimento dos investidores de que somos uma administradora diferenciada

DIÁRIO – César, pode fazer um balanço de 2020 e/ou uma previsão de contratos firmados e próximas aberturas?

CESAR NUNES: 2020 foi um ano de nos reinventarmos como empresa e como profissionais, nenhuma pessoa ou nação conseguiria prever o que estamos passando no momento. Para a Atrio foi um ano de teste extremo do nosso modelo de negócio e principalmente o reconhecimento dos investidores de que somos uma administradora diferenciada que tem o mesmo objetivo destes investidores que é de remunerar o capital investido com baixo risco para os investidores. Falar do futuro neste momento é difícil, porem posso adiantar que teremos muitas novidades em 2021 que estão concentradas em 2 frentes:

– Duas joint ventures para constituição de duas empresas em segmentos de hospitalidade que ainda não estávamos operando;

– Mais 20 novos hotéis oriundos de conversões (somente em 2021), já que o nosso modelo se tornou o sonho de consumo de muitos fundos de investimentos e dos investidores de pequeno porte.


ATRIO HOTÉIS
A Atrio Hotéis é uma administradora hoteleira que atua há mais de 30 anos no mercado. Atualmente conta com hotéis nos estados de Roraima, Pará, Tocantins, Ceará, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sob as bandeiras Ibis, Ibis Styles, Ibis Budget, Mercure e Novotel, bem como um hotel independente, sempre prezando pela excelência no atendimento e maximização dos resultados.
A Atrio também possui know-how no mercado imobiliário, atuando no desenvolvimento de hotéis desde a escolha do terreno até a fase de operação do empreendimento.
Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais lidas

    Site do Editor

    Mais recentes

    Posso viajar na Pandemia? perguntas e respostas!

    O buscador de viagens Skyscanner enviou ao DIÁRIO na última sexta-feira (5) uma lista perguntas e respostas sobre o momento que o mundo das...

    7ª Mostra de Cinema de Gostoso (RN) começa dia 10

    A Mostra de Cinema de Gostoso na Praia do Maceió, em São Miguel do Gostoso (RN), começa no próximo dia 10 e vai até...

    Sally Balcombe, CEO do VisitBritain, fala ao DIÁRIO durante o ExploreGB Virtual

    Durante esta semana ocorreu o principal encontro anual do trade turístico da Grã Bretanha, o ExploreGB,  promovido pelo VisitBritain, mas desta vez, em um...

    Momentos Argentinos desta semana: Neuquén

    Quando os passageiros decidem viajar, mais ainda depois de meses difíceis como foram os de 2020, há um denominador que se estende à maioria...

    GTA prorroga para o fim de março promoção para Terceira Idade

    A GTA - Global Travel Assistance acaba de anunciar que prorrogou para o fim de março a Promoção + 65. Válida para todos os planos...

    Grupo Belmond anuncia Felipe Pereira como novo diretor de Vendas

    Felipe Pereira é o novo diretor de vendas do Copacabana Palace e Hotel das Cataratas, hotéis de luxo do grupo Belmond, no Rio e...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing
    Olá.
    Esse é um canal exclusivo para Pautas e Marketing.