Chef Bianca Folla apresenta especiarias para a cozinha

Continua depois da publicidade

Temperos são essenciais para o preparo de uma refeição, mas se engana quem pensa que eles só servem para deixar nossos pratos mais saborosos. Alguns dos temperos e especiarias disponíveis no mercado são bons também para a saúde. Confira neste post quais deles não podem faltar na sua cozinha.

1. Açafrão da Terra/Cúrcuma 

A cúrcuma, conhecida também conhecida como açafrão da terra, é uma planta da mesma família do gengibre. É comercializado em pó e usado para colorir alimentos, como o arroz.

2. Alecrim 

Uma das ervas mais aromáticas que existe. O alecrim é bastante utilizado na culinária mediterrânea para temperar aves, carne suína, pães e legumes. No mais, a erva ajuda a reduzir a pressão arterial e o estresse, é um bom diurético e um ótimo digestivo.

Veja também as mais lidas do DT

3. Canela 

Esta é uma especiaria de aroma forte, muito utilizada no preparo de doces. Em pau ou em pó, a canela dá um toque especial ao mingau e outros preparos à base de leite. A canela reduz a sensação de fome, combate problemas respiratórios e tem ação anti-gases.

4. Cardamomo 

Cardamomo é uma especiaria muito usada na culinária indiana. Suas sementes são utilizadas no preparo de doces e pães e também para marinar carnes e perfumar o café.

5. Colorau/Urucum 

Colorau é uma especiaria obtida a partir das sementes de urucum, é suave e levemente adocicado. Por conta de sua cor avermelhada, o colorau é utilizado em carnes e molhos. É um poderoso anti-inflamatório gastrointestinal, com excelente ação digestiva e antioxidante.

6. Cominho

Pode ser encontrado em grão, moído, em pó ou em óleo essencial. Ele costuma ser usado para dar sabor e aroma a diversas receitas, e também como chá. A utilização mais frequente é na preparação de ensopados e pratos como barbecue, curry indiano e o chilli. Ele ajuda a tonificar os órgãos digestivos, melhorando a digestão e evitando gases. Fora isso, ele também é excelente para o sistema imunológico e ajuda no combate da pressão alta.

7. Curry 

Curry é perfeito para temperar ensopados, aves ou até mesmo para dar aquele toque especial ao molho de tomate. É bastante aromático sem ser picante. Ele é composto por um mix de temperos: gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos.

8. Lemon Pepper 

Tempero que está na moda e é muito bom para temperar aves, peixes e saladas. É composto de pimenta do reino e raspinhas de limão siciliano.

9. Louro 

Tempero obrigatório na hora de preparar o feijão de todo dia. É uma erva muito aromática que pode também ser usada na marinada de carne vermelha e suína.

10. Noz Moscada 

A noz moscada possui um sabor adocicado e um aroma bastante forte. É muito utilizada na culinária indiana. Seu sabor levemente adstringente acentua o gosto de carnes de sabor suave, como aves. Combina perfeitamente com purês de legumes e receitas que levam queijos e leite, além de doces compotas de frutas. É ainda um bom digestivo, diurético e um excelente anti-inflamatório gastrointestinal.

11. Páprica 

A páprica é uma especiaria obtida a partir do pimentão seco e moído. É bastante usada como corante de carnes, sopas e outros pratos e pode ser encontrada nas versões doce, picante e defumada. Ela ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer e ajuda no tratamento de doenças autoimunes, além de ter função estimulante, antisséptica e anti-gases.

12. Pimenta do Reino 

Além de dar um sabor picante e muito especial aos pratos, ajuda o organismo a absorver os nutrientes e também facilita a digestão. Ela é encontrada nas variedades:

  • verde, vermelha, branca e preta, sendo que a cor varia de acordo com a fase em que é colhida.

13. Tomilho 

O tomilho é uma erva que pertence à família da hortelã e é um parente próximo ao orégano. Suas folhas secas ou frescas são usadas como tempero em molhos e no preparo de assados, principalmente aves.

14. Zimbro 

O zimbro é um grão muito pouco conhecido, mas que fica uma delícia quando utilizado para temperar carnes e feijões. Ele atua na recuperação de tecidos musculares, colabora com a digestão de gorduras e melhora o sistema respiratório.
Esse são apenas alguns temperos e especiarias que podem e devem fazer parte do seu dia a dia na cozinha. Porém, existem muitos outros disponíveis nos mercados e feiras por todo o país. Encontre aqueles que você gosta mais e não tenha medo de experimentar novas combinações.

Sobre a Chef Bianca Folla 

Formada em Direito pela PUC/SP e Gastronomia no SENAC/SP, a Personal Chef Bianca Folla atua na área desde 2005 e seu currículo é recheado de muitos cursos e concursos no Brasil e exterior.

Foi vencedora do Concurso Petybom “Seu Talento Faz Sucesso”, recebendo o prêmio das mãos de Claudete Troiano no Programa Note e Anote da Record, e teve seu primeiro contato com a alta gastronomia no Restaurante La Vecchia Cucina do Chef Sergio Arno.

‎Participou de aula na conceituada escola de gastronomia Madame Aubergine, se tornou Chef Consultora da Thermomix, tendo a oportunidade de conhecer o Chef Alex Atala e teve aula na Escola Recipease do Chef Jamie Oliver, em Londres.

‎‎Participou e venceu o Reality Show A Batalha do Food Truck no GNT e foi convidada para falar sobre essa experiência no Cozinhando com Palavras na Bienal do Livro.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade