Chef Bianca Folla apresenta especiarias para a cozinha

Temperos são essenciais para o preparo de uma refeição, mas se engana quem pensa que eles só servem para deixar nossos pratos mais saborosos. Alguns dos temperos e especiarias disponíveis no mercado são bons também para a saúde. Confira neste post quais deles não podem faltar na sua cozinha.

1. Açafrão da Terra/Cúrcuma 

A cúrcuma, conhecida também conhecida como açafrão da terra, é uma planta da mesma família do gengibre. É comercializado em pó e usado para colorir alimentos, como o arroz.

2. Alecrim 

Uma das ervas mais aromáticas que existe. O alecrim é bastante utilizado na culinária mediterrânea para temperar aves, carne suína, pães e legumes. No mais, a erva ajuda a reduzir a pressão arterial e o estresse, é um bom diurético e um ótimo digestivo.

3. Canela 

Esta é uma especiaria de aroma forte, muito utilizada no preparo de doces. Em pau ou em pó, a canela dá um toque especial ao mingau e outros preparos à base de leite. A canela reduz a sensação de fome, combate problemas respiratórios e tem ação anti-gases.

4. Cardamomo 

Cardamomo é uma especiaria muito usada na culinária indiana. Suas sementes são utilizadas no preparo de doces e pães e também para marinar carnes e perfumar o café.

5. Colorau/Urucum 

Colorau é uma especiaria obtida a partir das sementes de urucum, é suave e levemente adocicado. Por conta de sua cor avermelhada, o colorau é utilizado em carnes e molhos. É um poderoso anti-inflamatório gastrointestinal, com excelente ação digestiva e antioxidante.

6. Cominho

Pode ser encontrado em grão, moído, em pó ou em óleo essencial. Ele costuma ser usado para dar sabor e aroma a diversas receitas, e também como chá. A utilização mais frequente é na preparação de ensopados e pratos como barbecue, curry indiano e o chilli. Ele ajuda a tonificar os órgãos digestivos, melhorando a digestão e evitando gases. Fora isso, ele também é excelente para o sistema imunológico e ajuda no combate da pressão alta.

7. Curry 

Curry é perfeito para temperar ensopados, aves ou até mesmo para dar aquele toque especial ao molho de tomate. É bastante aromático sem ser picante. Ele é composto por um mix de temperos: gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos.

8. Lemon Pepper 

Tempero que está na moda e é muito bom para temperar aves, peixes e saladas. É composto de pimenta do reino e raspinhas de limão siciliano.

9. Louro 

Tempero obrigatório na hora de preparar o feijão de todo dia. É uma erva muito aromática que pode também ser usada na marinada de carne vermelha e suína.

10. Noz Moscada 

A noz moscada possui um sabor adocicado e um aroma bastante forte. É muito utilizada na culinária indiana. Seu sabor levemente adstringente acentua o gosto de carnes de sabor suave, como aves. Combina perfeitamente com purês de legumes e receitas que levam queijos e leite, além de doces compotas de frutas. É ainda um bom digestivo, diurético e um excelente anti-inflamatório gastrointestinal.

11. Páprica 

A páprica é uma especiaria obtida a partir do pimentão seco e moído. É bastante usada como corante de carnes, sopas e outros pratos e pode ser encontrada nas versões doce, picante e defumada. Ela ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer e ajuda no tratamento de doenças autoimunes, além de ter função estimulante, antisséptica e anti-gases.

12. Pimenta do Reino 

Além de dar um sabor picante e muito especial aos pratos, ajuda o organismo a absorver os nutrientes e também facilita a digestão. Ela é encontrada nas variedades:

  • verde, vermelha, branca e preta, sendo que a cor varia de acordo com a fase em que é colhida.

13. Tomilho 

O tomilho é uma erva que pertence à família da hortelã e é um parente próximo ao orégano. Suas folhas secas ou frescas são usadas como tempero em molhos e no preparo de assados, principalmente aves.

14. Zimbro 

O zimbro é um grão muito pouco conhecido, mas que fica uma delícia quando utilizado para temperar carnes e feijões. Ele atua na recuperação de tecidos musculares, colabora com a digestão de gorduras e melhora o sistema respiratório.
Esse são apenas alguns temperos e especiarias que podem e devem fazer parte do seu dia a dia na cozinha. Porém, existem muitos outros disponíveis nos mercados e feiras por todo o país. Encontre aqueles que você gosta mais e não tenha medo de experimentar novas combinações.

Sobre a Chef Bianca Folla 

Formada em Direito pela PUC/SP e Gastronomia no SENAC/SP, a Personal Chef Bianca Folla atua na área desde 2005 e seu currículo é recheado de muitos cursos e concursos no Brasil e exterior.

Foi vencedora do Concurso Petybom “Seu Talento Faz Sucesso”, recebendo o prêmio das mãos de Claudete Troiano no Programa Note e Anote da Record, e teve seu primeiro contato com a alta gastronomia no Restaurante La Vecchia Cucina do Chef Sergio Arno.

‎Participou de aula na conceituada escola de gastronomia Madame Aubergine, se tornou Chef Consultora da Thermomix, tendo a oportunidade de conhecer o Chef Alex Atala e teve aula na Escola Recipease do Chef Jamie Oliver, em Londres.

‎‎Participou e venceu o Reality Show A Batalha do Food Truck no GNT e foi convidada para falar sobre essa experiência no Cozinhando com Palavras na Bienal do Livro.

Avatar
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Bolsa qualificação beneficia turismo de Foz do Iguaçu e preserva 4,5 mil empregos

Foz do Iguaçu vem adotando diversas medidas para preservar empregos e amenizar o impacto social provocado pela pandemia no novo coronavírus (Covid-19). Uma delas...

Portugal recebe o Selo ‘Safe Travels’ do World Travel & Tourism Council

Este selo visa reconhecer destinos que cumprem protocolos de saúde e higiene alinhados com os Protocolos de Viagens Seguras emanados pelo WTTC, ajudando, sobretudo,...

Os  Embaixadores do Rio e a retomada do turismo fluminense

Bayard Do Coutto Boiteux*O Rio  de Janeiro com a pandemia causada pelo Covid-19 passa o pior momento de sua história turística nas últimas décadas....

Prefeito de São Sebastião oficializa Área de Proteção Ambiental Baleia Sahy

Nesta sexta-feira (5), o prefeito do município de São Sebastião, Felipe Augusto, assinou o decreto que regulamenta o Plano de Manejo da Área de...

União Europeia só abrirá totalmente as fronteiras internas no final de junho

A União Europeia só abrirá totalmente as fronteiras internas no final de junho e começará a suspender as restrições a viagens fora do bloco...

Accor amplia programa Plant for the Planet agora para a Colômbia

Para reforçar seu objetivo com a preservação ambiental e preocupação com os insumos que utiliza em seus hotéis, a Accor anuncia no Dia Internacional...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias