Quem consulta o site Reclame Aqui e procura o nome do tradicional Club Med se espanta com a baixa reputação dessa organização hoteleira. Nos últimos 30 dias a empresa teve 72 reclamações sobre reservas, cancelamentos, problemas nos serviços, no atendimento e pasmem, a empresa demora uma média de 17 dias e 21 horas para responder as reclamações. No site de utilidade pública a empresa tem dezenas de reclamações que sequer se deu ao trabalho de responder. Em um momento de recuperação do tempo, dos empregos e do trabalho que foram perdidos com a pandemia é lamentável que tenhamos empresas com essa postura.
Por sorte, ou talvez por questões de posturas profissionais, o DIÁRIO jamais teve uma parceria formalizada com tal empresa hoteleira. E se permite continuar não tendo, com esse tipo de serviço e tratamento aos clientes e fornecedores.
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Para uma análise isenta do que afirmamos, apresentaremos abaixo, a transcrição das principais reclamações que ainda não foram atendidas. Entramos em contato com a rede hoteleira e não obtivemos resposta até o fechamento desta matéria.
por Paulo Atzingen*
Reclamação no SAC sem retorno
- São Paulo – SP ID: 111332497 – 02/09/20 às 10h51
Paguei por um pacote em alta temporada-01 ao dia 05 de Julho no Club Med lake Paradise.Quando estava próximo da data,sem receber qualquer tipo de ligação para sabre como eles procederiam com a pandemia,tentei diversas vezes falar com atendente e após várias tentativas,uma atendente disse que o hotel estava fechado e me dariam um voucher no valor correspondente.Disse que queria remarcar para outra data com as mesmas condições e a mesma disse que não podia pois não saberia quando iria reabrir.Agora,com o retorno da atividade do hotel(não fui informada pelos mesmos,somente vi divulgação por agências de turismo),fui reagendar a minha viagem.A primeira atendente com quem eu falei,disse-me que faria o mesmo valor e de quinta a segunda como fechado anteriormente o meu pacote independemente da época,sem valor adicional.Solicitei uma data mas não tinha mais quarto correspondente ao meu pacote e fiquei de retornar após.Retornei após algumas horas e a outra atendendente está querendo me cobrar cerca de 2 mil reais a mais pelo pacote em outra data.Disse a ela que a outra atendente faria sem valor extra devido ao quadro da pandemia e situação.A mesma falou que não poderia fazer nada e era esse o procedimento interno e se eu quisesse fizesse reclamação ao SAC.Tennho uma amiga,advogada,a qual estava agendada no mesmo período que eu em Julho e foi remarcada para a mesma data que estava solicitando e não cobraram adicional da mesma.Enviei e-mail ao SAC,com as informações acima e solicitando o direito de consumidora.Já se passou 1 semana e até agora ainda sem resposta.
Péssimo atendimento e flexibilidade
Fechamos um pacote para Abril e devido ao Covid não pudemos viajar (hotel e aéreo cancelados) por parte do Club Med. Pensamos que teríamos o valor do pacote estornado como outros hotéis que fechamos durante a Pandemia fez, mas pra nossa surpresa, NÃO! Deram uma carta de saldo. Fiz diversas ligações na central de atendimento tentando utilizar, cheguei a fechar o pacote para utilizar a carta de saldo, no qual sou obrigada por eles utilizar durante o período de um ano e pra minha surpresa não fecharam! Peço que busquem as inúmeras ligações que fiz e não foi solucionado meu problema! Preço abusivos, sem flexibilidade, péssimo atendimento e mau trato com o cliente. Agora vou buscar questões legais, meu advogado entrará em contato! CLUB MED NUNCA MAIS! O QUE PUDER FAZER DE PROPAGANDA NEGATIVA DE VCS FAREI!
Club Med Rio das Pedras
Reservamos um quarto QUÁDRUPLO DELUXE, quando chegamos na sexta 5h haviam Nos colocado em dois quartos de solteiro!
Após reclamarmos muito, muito mesmo, disseram que o hotel estava cheio, que não havia quarto vago.
Fui reclamar novamente, pois eram quartos de solteiro, pequeno, tentaram me convencer que QUARTO DE FAMÍLIA NO CLUB MED SÃO DOIS QUARTOS DE SOLTEIRO!
Paguei QUARTO QUÁDRUPLO DELUXE (com cama king, camas de solteiro para os filhos).
Levei DOIS QUARTOS DE SOLTEIRO, pequenos.
Voltei na recepção para novamente explicar que nunca viajei e fiquei com minha família separada, QUE HAVÍAMOS LEVADO SOMENTE UMA MALA, e novamente me disseram que o HOTEL ESTAVA COM TODOS OS QUARTOS LOTADOS!
Outra reclamação: quando reservei o hotel disseram que estavam trabalhando com ocupação de 65% e quando chego aqui, três recepcionistas diferentes me afirmam que o hotel está no 100%, ou seja, não estão respeitando o COVI-19 e estão fazendo propaganda enganosa.
Terceira reclamação: média de 20 minutos na fila para pegar bebidas; fiquei 30 minutos na fila para pegar tapioca (só fiquei por que era pro filho), uns 15 minutos na fila para pegar pão.
Bom, nunca havia feito uma reclamação aqui. Minha terceira ou quarta vez de CLUB MED e nunca havia sido ruim.
Estou dormindo numa cama de solteiro, meu marido em outra cama de solteiro e meus filhos dormindo no chão, embora eu tenha PAGO POR UM QUARTO QUÁDRUPLO DELUXE.
QUERO A DIFERENÇA NOS PREÇOS DOS QUARTOS DE VOLTA
VOU REPETIR POR SER MUITO BIZARRO:
AINDA TENTARAM ME CONVENCER QUE AQUI NO CLUB MED QUARTO DE FAMÍLIA AS VEZES É SEPARADO
SÉRIO??
Aí falei: eu já vim aqui outras vezes e sempre fiquei em quarto quádruplo, eu já fui em inúmeros hotéis com a família e NUNCA, NUNCA SEPARARAM A MINHA FAMÍLIA
Tenho reserva para Novembro e espero que as coisas por aqui já tenham melhorado
Como não recebi nenhum contato, estou aqui de novo
NÃO QUEREM FAZER RESERVA PELO VALOR JA PAGO E CANCELADO POR ELES
- Rio de Janeiro – RJ – ID: 111292141 – 01/09/20 às 16h20
Em 2019 fizemos uma reserva no Club Med sob o número 558228022, para um final de semana dos dias do pais 2020. Com a pandemia do Covid-19, a mesma foi cancelada sem qualquer contato ou alternativa de estorno do valor. A única opção concedida foi o crédito referente ao valor pago. Não houve contato telefônico, apenas o envio de um e-mail.
Neste momento, tentei contato por diversas vezes pelo telefone sem sucesso, enviei e-mail e um mês depois recebi como resposta que poderia realizar nova reserva, porém pagando o valor da diferença que na simulação feita daria o dobro do valor pago.
Claro que estamos no meio da pandemia, mas se o hotel tivesse entrado em contato, talvez solicitasse o estorno do valor, mas essa opção sequer foi concedida.
Ainda pensamos em manter a reserva tentado de certa forma não prejudicar o hotel com o estorno de valores, mas neste momento estou percebendo que eles não têm a menor consideração com seus clientes.
Desta forma, a unica coisa que quero no momento é a reserva nas mesmas condições já realizadas.
enfim, aguardo um contato e solução.
Alteração sem custo da data da reserva
Em 09/04/2019, comprei um pacote com o ClubMed para uma viagem em família e com amigos, para esquiar em 2020. Mas por causa do Covid-19 tivemos que cancelar nossa viagem para o ClubMed Pragelato que seria de 22/03/2020 a 29/03/2020 (auge da pandemia na Itália e com o ClubMed fechado). O ClubMed nos deu algumas alternativas como: troca para outro ClubMed, ressarcimento integral e carta de crédito. Até tentamos trocar para um ClubMed que estava aberto, pois não queríamos perder as férias, mas nada se viabilizou, pois as outras opções que havia também ficaram impossibilitados pelo Covid-19, voltando assim ao estado originário da compra.
Como as coisas parecem que voltarão ao normal, resolvemos fazer na mesma época a mesma viagem pro mesmo ClubMed Pragelato, com o mesmo grupo de amigos. Entretanto, para nossa surpresa negativa, fomos surpreendidos pela negativa do ClubMed, expondo que a carta de credito não daria para fazer a mesma viagem , alegando que teríamos que pagar uma diferença , para o mesmo lugar e na mesma época, no absurdo valor de R$2.500,00 por pessoa, alegando ainda estar em promoção.
Calha salientar que o COVID é um caso de força maior. Entretanto, o ClubMed deveria manter o mesmo preço que paguei para fazer a viagem, para o mesmo lugar, o que não está ocorrendo. Não estou pedindo indenização, mas tão somente o cumprimento do contrato no mesmo período só que no ano que vem, sendo que o ClubMed não pode deixar de honrar uma viagem que eu comprei originalmente e que quero fazer no mesmo período, com um preço maior e sob uma promoção apresentar preços maiores que estavam sendo cobrados poucos dias antes.
Neste contexto, entendo que o ClubMed não pode exigir prestação maior do que foi ofertada, no intuito de lucrar com a mesma viagem, pois se o caso fortuito lhe assegura o direito de não ter que indenizar o cliente além de cumprir o ofertado, também lhe gera o dever legal e moral de não querer lucrar por esse mesmo fato, motivo pelo qual espero uma resposta para resolução amigável dos fatos ora expostos.
CLUB MED: DESRESPEITO SEM LIMITES COM O CONSUMIDOR!
Eu e meus colegas de universidade organizamos um encontro de fim de ano no Club Med Lake Paradise de 20 a 22 de novembro de 2020. Fizemos a reserva em grupo. Há cerca de 3 meses recebemos a informação que nossa data havia sido “descomercializada”. Não recebemos maiores explicações. Fomos realocados, sem opção de escolha, para a data de 11 a 13 de dezembro. Esta data não é viável para mim, assim como para vários outros colegas do grupo e muitos desistiram do encontro, o que já se revelou um grande transtorno. Inicialmente pedi meu reembolso, mas o Club Med informou que só vai reembolsar quando for decretado o fim da pandemia de COVID. Mas a razão da tal “descomercialização” não foi a pandemia! Algum tempo depois a data voltou a ser comercializada num “feirão” promovido pela empresa! Absurdo!!! Decidi então, tentar reagendar minha estadia para outro final de semana de novembro (06 a 08 ou 13 a 15 de novembro), que consta como disponível no site, mas não recebo resposta! É uma falta de respeito tremenda por parte da empresa!
Devolução do valor do pacote
- São Paulo – SP – ID: 110797933 – 22/08/20 às 17h50
No ano passado paguei um pacote de viagem para o Club Med, Troncoso/Bahia.
Resumo : voo 3707, com saída de Guarulhos, no dia 09/2/20, às 12hs. e volta pelo voo 3267, saindo de Porto Seguro/Ba, às 14,35hs.
Valor do pacote R$ 7.597,60( sete mil, quinhentos e noventa e sete reais e sessenta centavos).
No final de janeiro comecei a passar mal por hipertensão arterial.
Face a esta situação, 03/02 pp meu então cardiologista (Dr. Fúlvio José Barbato) desaconselhou a viagem, atestando documentalmente, o que foi aceito pelo hotel, sendo aberto crédito a meu favor, para uso durante o ano vigente de 2020.
Em 17 de março, sofri um enfarto por obstrução em uma das artérias, sendo submetida a cateterismo, ficando internada em UTI do HCor e posteriormente quarto, por uma semana. ( tenho toda a documentação que comprova o alegado).
Desde então venho sendo submetida a tratamento médico pós infarto, uma vez que a minha pressão arterial ainda não estabilizou.
E, em decorrência da medicação, tenho tido hemorragias nas pernas, braços e seios.
Conforme atestado da minha atual cardiologista, não tenho condições de viajar neste ano.
TENHO TENTADO DE TODAS AS MANEIRAS A DEVOLUÇÃO DO VALOR PAGO, PELA IMPOSSIBILIDADE NA FRUIÇÃO DO PASSEIO, PORÉM O CLUB MED ALEGA QUE A DEVOLUÇÃO VAI CONTRA AS NORMAS DO HOTEL.
Não posso aceitar esta desculpa, uma vez que o Código do Consumidor estabelece o contrário.
Em tempo : sou diabética, hipertensa, cardíaca, com 80 anos de idade.
Artigo interessante, irei até retornar ao seu site com mais
frequência, para mais artigos como estes. Obrigada