InícioEconomia do turismoCom pressão dos guias de turismo do RJ, comissão...

Com pressão dos guias de turismo do RJ, comissão anuncia auxí­lio emergencial de R$ 300

Com uma pressão dos guias de turismo do Rio de Janeiro, por meio da Liguia – Liga de Guias de Turismo Independentes do RJ, que estiveram nesta segunda-feira (17), na frente do Palácio Guanabara para exigir a regulamentação da Lei 8.858/20, a Comissão de Turismo da Alerj (Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro) anunciou que os guias de turismo serão incluídos no Supera Rio para receberem auxílio emergencial. O valor será de R$ 300, mas a data do início do pagamento ainda não foi definida.

REDAÇíO DO DIÁRIO 


Os guias de turismo do estado vão ser incluídos no programa Supera Rio para receberem o auxílio emergencial de até R$ 300 que será pago pelo governo do estado. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (17), em reunião da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) com o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, no Palácio Guanabara.

Os profissionais do setor esperam há mais de um ano a regulamentação da Lei 8.858/20, que trata de auxílio para diferentes categorias. De acordo com Gustavo Tutuca, a saída encontrada, no momento, para atender a reivindicação dos guias foi inseri-los no Supera Rio. Serão contemplados os profissionais que fazem parte do Cadastur.

O benefício mínimo do programa será de R$ 200, com um adicional de R$50 por filho menor de idade, limitado a duas crianças ou adolescentes. Presidente da comissão, Alana Passos (PSL) cobrou resposta efetiva sobre a data de início do pagamento. Mas o governo ficou de enviar posicionamento posterior à comissão.

“Os guias estão migrando para outros setores para buscar meios de levar comida para casa. Mas esses profissionais são fundamentais para a retomada do setor. É preciso que o pagamento do auxílio seja o mais rápido possível. Eles precisam desse benefício para ontem”, ressaltou a deputada Alana Passos.

Integrante do grupo de parlamentares, a deputada Zeidan (PT) pediu prioridade aos guias e que o auxílio fosse aumentado. O secretário de Turismo explicou que não seria viável por questão de saúde financeira do estado e que seria preciso haver um novo projeto de lei priorizando a categoria.

“O Supera Rio já foi estudado e tem viabilidade financeira. Mas o parlamento é soberano. Se a Alerj entender que deve fazer um auxílio maior para os guias de turismo, vou achar ótimo. Mas, agora, não pode ser uma decisão do governador. Vice-presidente da comissão, Adriana Balthazar (Novo) reforçou que é melhor garantir o benefício de forma imediata e seguir pleiteando melhorias.

“Turismo será a chave para a retomada econômica do Rio de Janeiro. Saímos daqui com o compromisso firmado e vamos garantir essa resposta rápida do auxílio a esses profissionais tão relevantes para o setor. Em seguida, como comissão, pensamos em um novo projeto”, completou Adriana Balthazar.

Também participaram da reunião os demais integrantes da comissão de Turismo, os deputados Célia Jordão (Patriota) e Noel de Carvalho (PSDB), bem como o subsecretário da Casa Civil, Fábio Serrão, e o presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo.

Liguia se pronuncia

Uma nota da Liguia – Liga de Guias de Turismo Independentes do RJ  foi enviada ao DIÁRIO:

O Governo do Estado devia ter a decência de, ao menos, utilizar o verbo adequado quando quer vincular os Guias de Turismo ao programa ‘Supera Rio’. O verbo correto é ‘excluir’. Excluir os únicos profissionais que têm a profissão regulamentada no trade turístico. Excluir quem está mobilizado há mais de um ano, lutando por uma renda mínima que – deveria – ser emergencial, mas que já contrariou o sentido do termo. O programa ‘Supera Rio’, ao qual respeitamos, não deveria ser cogitado para uma categoria com a importância que tem os Guias de Turismo, até por ser uma lei recentemente aprovada, enquanto que a Lei 8858/20 foi sancionada em 3 de junho de 2020. Quando se aprovou o programa, há muito os Guias já deveriam ter recebido seu benefício. É bom lembrar, que o Ex-Governador cassado e ex Juiz federal Wilson Witzel sancionou sem vetos o PL que se transformou em lei. Que o PL indicava como fonte de recursos o Fundo Estadual de Combate à Pobreza que, segundo informações, fechou o ano com sobra de 164 milhões de reais(!) O governo estadual atual é uma continuação, mais afeita ao governo federal, do governo cassado, e não regulamenta a lei que temos aprovada e sancionada pelo mesmo motivo que o governo interrompido: total falta de vontade política. Isso se demonstra nas desculpas esfarrapadas do Secretário Estadual de Turismo para não receber a LIGUIA e discutir uma saída para o pagamento do benefício. Assim, o lema: “O TURISMO É O NOVO PETRÓLEO” nada significa para quem realmente vive dele e o promove. O Turismo serve apenas para acomodação de atores político-eleitorais. Por isso o governo não devia dizer que os Guias serão ‘incluídos’ no ‘Supera Rio’, quando na verdade estamos sendo EXCLUÍDOS e privados do que é nosso por direito.

Os Guias seguem em luta por respeito e Renda Mínima!

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque