Confira os destaques já alcançados no Plano de Ação de Sustentabilidade da MSC Cruzeiros

Continua depois da publicidade

A MSC Cruzeiros elaborou um Plano de Ação de Sustentabilidade com o envolvimento ativo de seis colaboradores e parceiros, que estabelece seis fluxos de trabalho principais na empresa: transição para zero emissões líquidas, análise de uso e desperdício de recursos, apoio às nossas pessoas, investimento em turismo sustentável, construção de terminais mais verdes e aquisições de suprimentos de forma sustentável.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Todas essas ações possuem objetivos, com metas mensuráveis. Sempre que possível, elas se alinham às métricas relevantes aprovadas pela indústria. Esses seis fluxos de trabalho principais se enquadram em quatro áreas com foco em sustentabilidade da Companhia: Planeta, Pessoas, Local e Suprimentos.

Veja também as mais lidas do DT

Em seu Relatório de Sustentabilidade 2021, divulgado ontem, a empresa de cruzeiros marítimos detalhou os destaques alcançados nessas quatro áreas. Confira:

Planeta

1. Transição para atingir zero emissões líquidas

As operações com eficiência de energia da frota, apoiam a jornada para atingir zero emissões líquidas. Em 2021, foram feitos testes avançados de medidas de eficiência energética no MSC Grandiosa, reduzindo as emissões em 8%, comparado com o desempenho do projeto. A MSC está comprometida em replicar essas medidas no restante da frota.

O objetivo é de limitar a emissão de SOx, NOx e particulados, principalmente nos portos. Até o final de 2021, 14 dos navios da MSC estavam equipados com sistemas híbridos de limpeza de gases de escape, reduzindo o SOx em 98%. Os três navios mais novos da frota possuem conversores catalíticos seletivos, que convertem NOx em nitrogênio inofensivo e água.

Até o final de 2021, sete dos 19 navios da MSC, incluindo todos os mais novos navios, foram equipados com tecnologia shore-to-ship, que permite que os motores a bordo sejam desligados, reduzindo as emissões. A empresa estamos comprometida em usar esses sistemas sempre que a energia proveniente de terra estiver disponível.

A velocidade das embarcações tem um grande impacto nas emissões. Em 2021 foi feita uma criteriosa revisão nos itinerários, resultando em uma redução de velocidade média superior a dois nós, em relação à 2019.

Análise de uso e desperdício de recursos

O objetivo é de reduzir a demanda de água a bordo em 3% ao ano para cada navio, com uma combinação de monitoramento do uso, adaptação de tecnologias de economia de água e treinamento e educação da tripulação.

Todos os navios da MSC Cruzeiros estão equipados com sistemas de tratamento de água de lastro aprovados e certificados. Em 2021, 100% da água de lastro foi filtrada e tratada com UV antes de ser descartada no mar, para garantir que não contenha organismos aquáticos nocivos e patógenos, que podem prejudicar o ambiente local.

Pessoas

Apoio às nossas pessoas

Em 2021, a empresa continuou a investir no bem-estar dos seus colaboradores, tanto a bordo quanto em terra, mantendo-os seguros e apoiando-os física e mentalmente. Apesar da pandemia em curso, foram mantidos extensos programas de treinamento, garantindo que as equipes estivessem em conformidade com os sistemas obrigatórios e preparadas para a chegada de novas tecnologias e futuras mudanças. A MSC também continuou comprometida com a construção de uma cultura de trabalho saudável e diversificada em toda a Companhia.

Local

Reserva Marinha de Ocean Cay, investimento em sustentabilidade da MSC Cruzeiros nas Bahamas (foto: divulgação)
A Reserva Marinha de Ocean Cay, investimento em sustentabilidade da MSC Cruzeiros nas Bahamas (foto: divulgação)
Investimento em turismo sustentável

A equipe de excursões em terra da MSC trabalhou com operadores de turismo para identificar excursões baseadas em fortes princípios de sustentabilidade. Conhecidas como ‘Protectours’, essas excursões são projetadas especificamente para conscientizar os hóspedes. Cerca de 70% desses passeios contam com transporte de baixo impacto, incluindo caminhadas, ciclismo ou caiaque, e muitos contribuem diretamente para o meio ambiente por meio do apoio às espécies ou à proteção do habitat.

Foi feita uma parceria com a Travelife, para oferecer treinamento e capacitação para os operadores de turismo com quem trabalhamos. A Travelife é uma iniciativa voltada para empresas de turismo comprometidas com a sustentabilidade: seus indicadores especializados, baseados nos critérios da Global Sustainable Tourism Council’s Industry Standard, focam no impacto da cadeia de suprimentos e nas responsabilidades dos operadores de turismo.

Comprometida em desempenhar seu papel na proteção dos ecossistemas naturais, apoiando iniciativas que promovam o turismo responsável e sustentável, a empresa tem. através da MSC Foundation, apoiado a proteção da vida selvagem e a regeneração de habitats – principalmente para espécies oceânicas -, inclusive em torno de sua ilha privativa, Ocean Cay, nas Bahamas. Em 2021, também foi começado o trabalho com várias ONGs para identificar novas formas de evitar possíveis colisões em baleias.

Construção de terminais mais verdes

Em 2021, a MSC continuou a investir em novas instalações de terminais sustentáveis, e o trabalho progrediu em vários deles. O Terminal de Cruzeiros de Durban, na África do Sul, entrou em operação em dezembro de 2021. A construção do novo terminal da MSC Cruzeiros em Miami começou em 2021, com um sistema abrangente de gestão ambiental e social implementado para a construção e operação subsequente do terminal. Um terceiro novo terminal da MSC Cruzeiros está em construção em Barcelona e está previsto para entrar em operação em 2023.

Todos os novos terminais devem atender à certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental), sistema global de classificação de construções verdes amplamente utilizado. Seus rigorosos sistemas baseados em pontuação garantem altos níveis de eficiência no projeto e na operação da edificação.

Suprimentos

Aquisição de suprimentos de forma sustentável

Em 2021, a empresa criou um comitê interno dedicado a garantir que nossa abordagem de compras tenha um impacto positivo na sociedade e minimize os danos ao meio ambiente. Ele é composto por diretores de compras, logística e sustentabilidade, que se reúnem a cada dois meses para revisar os padrões operacionais em toda a nossa cadeia de suprimentos e identificar oportunidades específicas de mudanças positivas.

Saiba mais sobre o Relatório de Sustentabilidade 2021 clicando aqui.

Mais sobre a MSC Cruzeiros

Sediada em Genebra, na Suíça, a MSC Cruzeiros, é a terceira maior marca de cruzeiros do mundo, bem como líder na Europa, América do Sul, região do Golfo e Sul da África, com a maior participação de mercado, além de capacidade implementada do que qualquer outra companhia. É também a marca global de cruzeiros que cresce mais rápido, com forte presença nos mercados do Caribe, América do Norte e Extremo Oriente.

Sua frota possui 19 modernos navios combinados com um futuro portfólio de investimento global considerável de novos navios e está projetada para aumentar para 23 navios de cruzeiro até 2025, com opções para pedidos de seis novos navios em vigor até 2030.

A empresa opera com as marcas MSC e a partir de 2023 começará a operar a Explora Journeys, marca de luxo que terá uma frota com as mais recentes e avançadas tecnologias ambientais e marítimas disponíveis.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade