A 11ª Convenção Schultz, que teve sua abertura no domingo (15 de abril) em Petrópolis, no Rio de Janeiro, fez sua parte trazendo para o município cerca de 350 profissionais (270 agentes de viagem, empresas fornecedoras e jornalistas).
O evento se estende até quinta-feira (19) e terá, além de capacitação de agentes de viagens sobre os produtos Schultz, a visita a atrativos da cidade. Esta iniciativa deve iniciar o reposicionamento de Petrópolis no mapa turístico do Brasil incrementando a cadeia produtiva que tem como uma de suas bases o agente de viagem.
Neste domingo, os mais de 300 participantes conheceram o Deguste, a Catedral e o Centro Histórico, e participaram da abertura oficial da convenção, no Palácio de Cristal. Um pouco antes, a cultura e a história do município foram projetadas na fachada da Câmara dos Vereadores, através de videomapping.
Veja também as mais lidas do DT
Portas Abertas
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Marcelo Fiorini a prefeitura abriu as portas para a Convenção. “O município apoiou a Convenção de forma integral, abrindo as portas para a Schultz. Colocamos todos os equipamentos à disposição, como o Palácio de Cristal – local onde foi realizado à abertura do evento- a granja Brasil, além de reforçar a segurança e o apoio da secretaria de transportes”, disse o secretário ao DT.
A economia de Petrópolis é baseada no turismo histórico e cultural, e nos setores secundário e terciário. Destaca-se o comércio de roupas e a fabricação de cerveja e chocolate, sobretudo nos polos da Rua Teresa e Itaipava, que atraem compradores atacadistas e varejistas de todo o país.
O município possui um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) alto, 0,745 (RJ: 11º) e é a cidade mais segura do estado do Rio de Janeiro e a sexta cidade mais segura do Brasil, segundo classificação do IPEA para cidades de médio e grande portes.
Amadurecimento
Para Gisele Goulart, da G&G Turismo Receptivo – captadora e organizadora da Convenção, o evento reveste-se de grande importância pois auxilia no amadurecimento do turismo da cidade.
“Trazendo agentes de viagens para a cidade fazemos a ponta de qualificar os nossos visitantes. O objetivo é trazer um público que estenda seus dias em nosso município que tem um potencial incrível e que pode ser melhor explorado”, afirmou ao DT.
Rua Teresa
Cláudia Pires, presidente da Associação da Rua Teresa – considerado um dos maiores polos de moda – adianta ao DIÁRIO que o município tem de que apresentar o seu melhor ao tarde turístico. “São eles (os agentes) responsáveis por nós parcela do nossos turistas”, afirmou a presidente da Associação que tem 1.200 lojas associadas.
Comenda
Durante a abertura da convenção que ocorreu no Palácio de Cristal, Aroldo Schultz recebeu a comenda de Petropolitano, oferecida pelo Conselho Municipal de Turismo.