Convenção Schultz, em Petrópolis, ajuda município a reposicionar-se no mercado do turismo

Continua depois da publicidade
RETRÔ 2018 – publicado dia 15 de abril
por Paulo Atzingen (De Petrópolis – RJ)*
Parece óbvio afirmarmos que a iniciativa privada ajuda o poder público (leia-se os municípios) a levantar-se da crise econômica que ainda impera no país.
A cultura e a história do municipio foram projetados na fachada da Câmara dos Vereadores, através de videomapping (Fotos: DT)
A cultura e a história do municipio foram projetadas na fachada da Câmara dos Vereadores, através de videomapping (Fotos: DT)

A 11ª Convenção  Schultz,  que teve sua abertura no domingo (15 de abril) em Petrópolis, no Rio de Janeiro, fez sua parte trazendo para o município  cerca de 350 profissionais (270 agentes de viagem, empresas fornecedoras e jornalistas).

O evento se estende até quinta-feira (19) e terá, além de capacitação de agentes de viagens sobre os produtos Schultz, a visita a atrativos da cidade. Esta iniciativa deve iniciar o reposicionamento de Petrópolis no mapa turístico do Brasil incrementando a cadeia produtiva que tem como uma de suas bases o agente de viagem.

Neste domingo, os mais de 300 participantes conheceram o Deguste, a Catedral e o Centro Histórico, e participaram  da abertura oficial da convenção, no Palácio de Cristal. Um pouco antes, a cultura e a história do município foram projetadas na fachada da Câmara dos Vereadores, através de videomapping.

Veja também as mais lidas do DT

Gisele Goulart da G&G Turismo Receptivo - captadora e organizadora da Convenção (Fotos: DT)
Gisele Goulart da G&G Turismo Receptivo – captadora e organizadora da Convenção (Fotos: DT)

Portas Abertas

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do município,  Marcelo Fiorini  a prefeitura abriu as portas para a Convenção. “O município apoiou a Convenção de forma integral, abrindo as portas para a Schultz. Colocamos todos os equipamentos à disposição, como o Palácio de Cristal – local onde foi realizado à abertura do evento- a granja Brasil, além de reforçar a segurança e o apoio da secretaria de transportes”, disse o secretário ao DT.

Célia D'Avevedo, empresária do Conselho Municipal de Turismo e Maria Cláudia, maestrina e intérprete do Museu Imperial (Foto: DT)
Cláudia Pires, empresária e presidente da Associação da Rua tereza e Maria Cláudia, maestrina e intérprete do Museu Imperial (Foto: DT)

 

A economia de Petrópolis é baseada no turismo histórico e cultural, e nos setores secundário e terciário. Destaca-se o comércio de roupas e a fabricação de cerveja e chocolate, sobretudo nos polos da Rua Teresa e Itaipava, que atraem compradores atacadistas e varejistas de todo o país.

 

O município possui um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) alto, 0,745 (RJ: 11º) e  é a cidade mais segura do estado do Rio de Janeiro e a sexta cidade mais segura do Brasil, segundo classificação do IPEA para cidades de médio e grande portes.

Amadurecimento 

Aroldo Schultz recebe comenda de Cidadão Petropolitano (Crédito: DT)
Aroldo Schultz recebe comenda de Cidadão Petropolitano (Crédito: DT)

Para Gisele Goulart, da G&G Turismo Receptivo – captadora e organizadora da Convenção, o evento reveste-se de grande importância pois auxilia no amadurecimento do turismo da cidade.

 

“Trazendo agentes de viagens para a cidade fazemos a ponta de qualificar os nossos visitantes. O objetivo é trazer um público que estenda seus dias em nosso município que tem um potencial  incrível e que pode ser melhor explorado”, afirmou ao DT.

Rua Teresa

Cláudia Pires, presidente da Associação da Rua Teresa – considerado um dos maiores polos de moda – adianta ao DIÁRIO que o município tem de que apresentar o seu melhor ao tarde turístico.  “São eles (os agentes) responsáveis por nós parcela do nossos turistas”, afirmou a presidente da Associação que tem 1.200 lojas associadas.

Aroldo Schultz e parte de sua diretoria no Palácio de Cristal, em Petrópolis (Crédito: Marcos Arruda)
Aroldo Schultz e parte de sua diretoria no Palácio de Cristal, em Petrópolis (Crédito: Marcos Arruda)

Comenda

Durante a abertura da convenção que ocorreu no Palácio de Cristal, Aroldo Schultz recebeu a comenda de Petropolitano, oferecida pelo Conselho Municipal de Turismo.

 * O jornalista Paulo Atzingen viajou convidado pela Schultz Operadora
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade