Aconteceu nesta segunda-feira (20) a cerimônia inaugural do navio Costa Diadema em Santos- SP, o maior navio da Costa Cruzeiros em águas brasileiras e sul-americanas.
por Mary Ellen Aquino (de Santos)*
Dário Rustico, presidente da Costa Cruzeiros na América Central e América do Sul, recebeu autoridades, imprensa e convidados no teatro do navio entre eles Filippo La Rosa, Cônsul da Itália em São Paulo; Gilson Machado Neto, Ministro do Turismo no Brasil; Selley Storino, Secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos e Egle Rodrigues, madrinha do navio Costa Diadema e presidente do projeto Tia Egle.
Veja também as mais lidas do DT
Rustico ressaltou a importância da contribuição do governo brasileiro para que possibilitasse o retorno dos cruzeiros 2021 – 2022, hoje são 120 mil turistas e 2.300 colaboradores. O navio também tem como objetivo difundir a boa comida italiana. Um dos diferenciais do Costa Diadema é a alta gastronomia, e o navio possui três chefs europeus: Bruno Barbieri 7 estrelas Michelin, Hélène Darroze 5 estrelas Michelin, Ángel León 4 estrelas Michelin que juntos somam 16 estrelas no conceituado guia Michelin, uma constelação em gastronomia em alto mar.
Novo Renascimento
Depois de momentos críticos promovidos pela pandemia, falou sobre a segurança e todos os protocolos de segurança que seguem: “Respeitamos todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades. O compromisso da companhia é ser um modelo de turismo que gera um novo renascimento, primeiro a satisfação dos nossos clientes, prezamos pela saúde deles, queremos gerar trabalho no setor de cruzeiros, a Costa Cruzeiro trabalha com desenvolvimento tecnológico e sustentabilidade,” disse Dário Rustico
O Ministro do Turismo Gilson Machado Neto disse que é vergonhoso um país com a dimensão do Brasil ter apenas 5 navios, que é preciso estimular o empresário, e que o governo do presidente Jair Bolsonaro trabalha para a redução das cargas tributárias. Falou também sobre seu desejo de ter navios no Pantanal, “É preciso perenizar os cruzeiros no Brasil”, afirmou.
O Consul Filippo La Rosa lembrou dos laços entre Brasil e Itália, que o Costa Diadema é símbolo da força italiana, uma obra da engenharia naval e que expressa muito bem o jeito italiano de viver.
O evento foi finalizado com um almoço com cardápio italiano.
O Costa Diadema fará roteiros de sete noites saindo de Santos e Salvador. O navio possui 1.862 cabines, 190 obras de artes, 11 piscinas e hidromassagens, 11 bares e 8 restaurantes.
Temporada
Com mais de 50 mil cruzeiristas embarcados, cinco embarcações navegarão por águas nacionais até abril de 2022. Com 106 roteiros e 409 escalas, a expectativa é de que a temporada brasileira de cruzeiros traga um impacto de R$ 1,7 bilhão na economia nacional, além da geração de 24 mil empregos.
Angra dos Reis, Balneário Camboriú, Búzios, Cabo Frio, Fortaleza, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Itajaí, Maceió e Porto Belo também fazem parte da lista de destinos de escalas da temporada.