O empreendimento de alto padrão fortalece o turismo catarinense, é referência em hotelaria no país e preserva natureza, cultura e história local, foi fundado por Fernando Marcondes de Mattos
Edição DIÁRIO com agências
O Costão do Santinho Resort, localizado na paradisíaca Praia do Santinho, em Florianópolis, capital catarinense, celebra 30 anos de história. O empreendimento, destaque da hotelaria nacional, é responsável pelo crescimento de todo seu entorno, capacitação de mão de obra e de posicionar os holofotes do turismo, seja ele de lazer ou de eventos, para a capital.
Veja também as mais lidas do DT
O empresário Fernando Marcondes de Mattos, idealizador e fundador do resort relembra que, quando do lançamento do hotel, jamais poderia imaginar que o empreendimento fosse tomar tamanha proporção. “Meu sonho era criar um empreendimento hoteleiro que preservasse o meio ambiente e as tradições de Florianópolis e que ajudasse a desenvolver o setor do turismo catarinense, tornando-se referência internacional, ganhou formas na praia do Santinho, norte da Ilha de Santa Catarina….Mas se eu afirmar que, há mais de 30 anos eu olharia para esse terreno onde estamos localizados e projetaria essa potência empreendedora, eu estaria tendo um devaneio”, disse.
“Ao chegar aos 30 anos, o Costão do Santinho investe também na comunicação de seus valores, tanto para colaboradores, clientes e para todo o trade. São 12 os valores estratégicos do Costão que norteiam todo o trabalho que vem sendo desenvolvido dentro do empreendimento. Além disso, nosso investimento em pessoas é muito forte. Temos uma grande equipe de funcionários, apostamos na gestão profissional, investindo no corpo colaborativo, em governança corporativa”.
Sobre os valores, a empresa vem investindo cada vez mais em responsabilidade ecológica, a preservação ambiental é um dogma para o Costão. “Os cuidados com o meio ambiente estão garantidos na cláusula pétrea desde a fundação do Costão do Santinho Resort, que prevê a preservação permanente da Mata Atlântica do entorno do empreendimento. O complexo hoteleiro foi construído em um terreno de quase um milhão de metros quadrados, dos quais 750 mil m² são de vegetação nativa preservada, e formam a Unidade de Conservação do Morro das Aranhas, uma das maiores Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) em área urbana do Brasil”, ressalta o fundador.
Pluralidade e responsabilidade social
A pluralidade e respeito pela diversidade é outra marca do empreendimento, assim como a forte veia de responsabilidade social. “Contribuir com a comunidade está em nosso DNA, estamos cada vez mais próximos das comunidades, não apenas no fomento à pesca artesanal, com a educação ambiental e com o cuidado com as famílias dos nossos colaboradores, mas entendendo nosso papel social frente a um mercado que cada vez mais gera demandas e é impactado pelas mudanças globais”, exemplifica o empresário Fernando Marcondes de Mattos.
Pilares
A experiência dentro do Complexo Costão do Santinho é norteada por cinco pilares: Cultura e História; Natureza; Entretenimento; Gastronomia; e Humanidade. É através da excelência em cada um destes pilares que o resort se consolidou e tornou-se uma peça fundamental para o turismo, desenvolvimento econômico e resgate histórico de Santa Catarina. Hoje, com três décadas completas de história, os pilares se refletem no reconhecimento internacional do resort por suas medidas de sustentabilidade, de resgate cultural e a incansável busca por excelência.
PC