Creative SP: Governo de SP leva empresas em festival espanhol

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Pelo Creative SP, o Governo de SP levou 5 empresas de audiovisual paulistas para o Festival de Cinema de San Sebastián, na Espanha, para fomentar economia criativa no Estado

O Governo de SP, durante a quinta missão do Creative SP, apresentará neste domingo (18) o SP Day no Festival Internacional de Cinema de San Sebástian, na Espanha.

No festival, estarão presentes: Abrolhos Produções, Cinematográfica Superfilmes, Intro Pictures, Multiverso Produções, Openthedoor Studios. Essas são cinco empresas selecionadas para participarem do programa de internacionalização da economia criativa.

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O projeto é fruto de parceria entre a InvestSP e as secretarias estaduais de Cultura e Economia Criativa e de Relações Internacionais. O objetivo é impulsionar o intercâmbio internacional das empresas paulistas do setor e atrair investimento estrangeiro para o Estado.

Vale lembrar que a missão para o festival de San Sebástian, a qual teve início nesta sexta-feira (16), segue até o dia 24 de setembro e conta ainda com apoio do Cinema do Brasil.

Longa-metragem de brasileira é destaque no SPDay

Neste domingo, o longa-metragem Carvão, da premiada curta-metragista Carolina Markowicz, é destaque da programação do SPDay no festival espanhol. A obra conta a história de uma família do interior que recebe uma proposta interessante, porém perigosa para hospedar um desconhecido.

O filme, rodado em Joanópolis, no interior paulista, foi finalista na disputa que definiu qual filme brasileiro concorreria a uma indicação ao Oscar 2023. Além do Festival de San Sebástian, o filme fez sua pré-estreia mundial no Festival de Toronto, que termina neste domingo no Canadá.

O audiovisual em São Paulo

Para falar sobre o audiovisual em SP, Julio Serson, secretário de Relações Internacionais de São Paulo, pontuou que o Estado tem um olhar muito atento ao setor. “São Paulo concentra mais de 40% de todas as empresas do audiovisual do país, segundo dados da Ancine, a Agência Nacional de Cinema”, afirmou.

“É um setor que ocupa posição de destaque na produtividade industrial brasileira. Entre as cinco maiores indústrias do país, movimentando mais de R$ 27,5 bilhões e ultrapassando 300 mil postos de trabalho diretos e indiretos”, completou o secretário.

Segundo Serson, a área sofreu muito durante a pandemia e é necessário fomentar a produção paulista em busca de novos negócios.

“Esta é a segunda missão do Creative SP voltada para o setor cinematográfico e estamos muito bem representados”, afirmou Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa.

“A missão anterior realizada em maio para o Festival de Cannes deve gerar em um ano mais de mil empregos no estado e quase R$ 150 milhões em negócios no período, cerca de 300 vezes mais que o investimento público na viagem”, completou.

Incentivar a criatividade paulista

O Creative SP tem como objetivo fortalecer e promover o setor de economia criativa. Sendo assim, os eventos que integram o programa são focados em: entretenimento, tecnologia, cinema, games, artes cênicas, música, literatura, artes visuais e design.

A ação destinará R$ 5,5 milhões para um total de oito missões para eventos setoriais estratégicos internacionais ao longo de 2022. No programa, os participantes poderão ter um reembolso de até US$ 3 mil em despesas elegíveis, além de acesso a ações de capacitação e consultoria.

As empresas e instituições participantes arcam com 50% dos custos das viagens e contam com assessoria e monitoramento de resultados. Além disso, participam de rodadas de negócios e tem acompanhamento pós-eventos.

Até o momento, já foram realizadas missões para o SXSW, nos Estados Unidos; o Festival Fringe, na Escócia; e a Gamescom, na Alemanha.

A seguir

As próximas missões do CreativeSP serão para o C2 Montreal, no Canadá, e para a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, cujas inscrições estão abertas.

Para participar da seleção, empresas e instituições com sede em São Paulo precisam apresentar um histórico da organização e do representante escolhido para a missão. Além disso, é necessário um texto sobre como o evento pode contribuir para as atividades da organização e um plano estratégico para o mercado internacional.

Para saber mais, acesse o site do projeto.


EDIÇÃO DO DIÁRIO DO TURISMO com agências.

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