InícioEconomia do turismoDas velas das jangadas do Ceará ao hidrogênio verde...

Das velas das jangadas do Ceará ao hidrogênio verde do Energy Observer

O hidrogênio verde (H2V) é considerado o “combustível do futuro” e está despontando no mundo como a principal aposta energética; ele é classificado como uma energia limpa por possuir emissão zero de carbono. Resta saber se o lobby do petróleo deixará.
Por Paulo Atzingen, de Fortaleza*

Não pude voltar à Canoa Quebrada nesta minha passagem por Fortaleza. Foi lá que vi as jangadas dos pescadores sopradas para o mar adentro. Foi lá que, aos 18, a lua e a estrela entalhadas nas falésias traçaram minha própria via-láctea.

Não fui à Canoa Quebrada e a opção foi sorver o calor da capital cearense e surfar suas ondas de progresso e antagonismos.

A faixa litorânea foi tomada por espigões de concreto e vidro, a geração fitness tomou conta do calçadão e me integrei a ela: corri, nadei, pedalei sob um sol de verão tropical. Visitei a feirinha de artesanato, transformada em uma organizada feira de artesãos cearenses cadastrados e com carteirinha.

Esta feira hippie que conheci nos anos 80 do século passado guarda reminiscências da mais pura expressão cearense: as garrafinhas com areia e paisagens minúsculas moldadas à agulha, os bordados sobre o tecido que foi saco de cereal trazido do sudeste, a renda feita pelas mãos calejadas da mulher cantada por Luiz Gonzaga e a própria literatura de cordel relatando a peleja do homem com o Dono do Céu.

A feira de artesanato é,  sim, desde os primórdios, o local onde se bebe um pouco de humanidade e o valor intrínseco dos trabalhos vira do avesso o vício de se colocar preço em tudo. Existem coisas que não têm preço por sua grandeza.

hidrogênio verde
Conheci o Energy Observer, no Marina Park, em Fortaleza

Transição energética

Mas não só de lembranças vivo o Ceará. O estado experimenta a vanguarda da produção de hidrogênio verde (H2V) no Brasil. Essa terra do sol também é a terra dos ventos e as pás eólicas distribuem-se pelo litoral em enormes investimentos para a pátria tropical mas que até hoje vive (uma boa parte) na era do petróleo e seus derivados finitos e poluentes. O que nos salvou até agora foram os rios e nossas usinas hidrelétricas!

Visitei o barco Energy Observer que fez sua escala no Brasil. Seus engenheiros e cientistas estudam nossos avanços no Etanol e elogiam o prodígio que somos em vento e sol. Esse barco francês trouxe o futuro para hoje. As cabeças pensantes e os corações pulsantes que conheci ali no Marina Park de Fortaleza me mostraram que a transição energética está atrasada aqui algumas décadas, ou quem sabe, um século no planeta!!

Ainda o carvão

O Energy Observer nos trouxe uma lição de humanidade e solidariedade quando nos mostra o atraso energético em países da África e da Ásia que ainda usam o carvão como principal fonte de geração de energia.

O Energy Observer, com suas placas solares, propõe a quebra de um padrão mental, o rompimento de uma cadeia viciosa e viciante montada sobre o petróleo e seus derivados, indica o rompimento de uma usina mundial carbonífera produtora de estragos ao ambiente e à saúde humana, causadora de desastres ecológicos, cicatrizes irreversíveis ao planeta.

O que vi nessa viagem ao Ceará é o início de uma batalha que ainda requer convencer governos, sistemas políticos e econômicos. Não vai ser fácil desmantelar uma indústria que aumenta a temperatura global, muda o ciclo das estações, seca os rios, provoca incêndios e inundações, e, arrisco dizer, financia a guerra.

hidrogênio verde
Aerogeradores no Ceará da empresa QAir (Crédito: divulgação)

Não vai ser fácil desmantelar uma indústria que aumenta a temperatura global, muda o ciclo das estações, seca os rios, provoca incêndios e inundações, e, arrisco dizer, financia a guerra.

O barco que saiu da França em 2017, já atravessou o Atlântico, o Pacífico, o Índico e inaugura uma nova era de conscientização para a mudança de mentalidade energética global. Por onde passa ele educa, informa, conscientiza e mostra provas contundentes dos efeitos nefastos que o atual modelo energético pode nos levar e já está nos levando. (Confira o site do Energy Observer)

Diferente do escritor francês Júlio Verne que tinha a imaginação ventando a seu favor e fez viagens utópicas em volta da Terra em 80 dias, à Lua, ou até mesmo ao centro da Terra- sem tecnologia suficiente em pleno século XIX -, o Energy Observer não trabalha com imaginação, mas com dados concretos.

O hidrogênio verde além de oferecer mobilidade no futuro para trens, automóveis, navios e aviões ajudará na descarbonização da indústria seja ela qual for.

hidrogênio verde
Capitão do Energy Observer, Victorien Erussard, seu projeto tem como alvo revolucionar o transporte utilizando o hidrogênio verde (H2V) (Crédito: Paulo Atzingen – DT)

Segundo o capitão e fundador do Energy Observer, Victorien Erussard, seu projeto tem como alvo revolucionar o transporte com o hidrogênio verde e oferecer à sociedade alternativas não só de energia limpa, mas de sobrevivência.

“O EO nos lembra até que ponto a descarbonização deve andar de mãos dadas com uma verdadeira política de justiça social” disse-me Victorian ao se referir à grave crise na Cidade do Cabo, com apagões de energia elétrica diários.

Digo a ele, com a ajuda do tradutor francês, que ficamos nesses últimos anos obscecados por bolsas de valores, por oscilações do dólar,  pelo posicionamento das multinacionais, focados nos bons e rentáveis negócios e, em última análise, no lucro econômico e tomamos péssimas decisões quanto ao meio-ambiente…

“Criamos cidades imensas e empurramos para debaixo do tapete o lixão e jogamos para dentro do mar nosso esgoto”, lamentei.

Ele respondeu que o Energy Observer une, conecta mundos que muitas vezes se ignoram: “Somos exploradores e empreendedores, marinheiros e engenheiros, idealistas e realistas”, enumera.

Eles são porta-vozes da mudança e da inovação verde para os decisores políticos, governos e empresas fabricantes. Eles não fazem manifestos verbais ou passeatas em favor de uma causa. Eles são o próprio manifesto, eles são a própria causa, constatei!

Oferecem com seu exemplo e trabalho novas formas de melhorar o nosso modo de vida, com mais otimismo, beleza e esperança.

O mesmo otimismo, beleza e esperança dos meus 18 anos, ao olhar a feirinha de artesanato de Fortaleza, ou ver as jangadas dos pescadores mar a dentro e mar a fora em busca do peixe, em Canoa Quebrada.


Hidrogênio Verde no Ceará

hidrogênio verde
O H2V é obtido por meio de um processo químico conhecido como eletrólise, em que se utiliza a corrente elétrica de fonte renovável para separar o hidrogênio do oxigênio que existe na água.
Produzido com energia limpa, sem emissão de carbono, o H2V tem o custo da produção como seu maior desafio.
Em um mundo no qual o clima e meio ambiente têm sofrido cada vez mais os efeitos negativos do uso de combustíveis fósseis, o uso do hidrogênio renovável passou a ser essencial para a descarbonização do planeta.
O H2V é obtido por meio de um processo químico conhecido como eletrólise, em que se utiliza a corrente elétrica de fonte renovável para separar o hidrogênio do oxigênio que existe na água.
O Ceará está na vanguarda na produção de energia renovável. O primeiro parque eólico comercial ligado ao sistema elétrico nacional é no território cearense, o Complexo Termelétrico do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza.
A energia vinda do sol e do vento é fundamental para abastecer os eletrolisadores e faz com que o país tenha boa competitividade na produção do hidrogênio verde.

Essa tecnologia inovadora usa a corrente elétrica para separar o hidrogênio do oxigênio que existe na água e, assim, produzir energia.

Quanto Custa?

O hidrogênio verde é produzido a um custo que varia entre 2 e 5 euros por quilograma. No Brasil, o preço médio atual está em torno de 6 dólares por quilograma, chegando a quase 9 dólares em algumas regiões do mundo (fonte: PWC – PricewaterhouseCoopers)

*O jornalista Paulo Atzingen viajou a Fortaleza convidado pela Accor

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque