Curitiba recebe 1º Fórum de Fomento ao Turismo Ferroviário Brasileiro

Continua depois da publicidade

O evento é gratuito, presencial e remoto, voltado para gestores públicos, órgãos de turismo e empresários do setor

O 1º Fórum de Fomento ao Turismo Ferroviário Brasileiro acontece entre 21 e 23 de novembro, em Curitiba, com realização da Associação Brasileira de Operadores de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC).

Gratuito, o evento ocorre nas versões presencial e online, e de acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o objetivo é promover o desenvolvimento do turismo ferroviário no Brasil.

Veja também as mais lidas do DT

“Temos uma demanda crescente e novas oportunidades de turismo ferroviário, principalmente depois da Lei nº 14.273/21. Este evento vai ser um marco no fomento ao conhecimento e estruturação de novos produtos turísticos relativos ao setor”, explica o presidente da ABOTTC e Diretor Geral da Serra Verde Express, Adonai Arruda Filho.

Segundo a nota, a Lei 14.273, de 2021, conhecida como a Lei de Ferrovias, regulamenta o investimento privado para a exploração de linhas férreas federais ociosas. A norma incentiva também o desenvolvimento tecnológico, preservação da memória ferroviária, competitividade, inovação, segurança, proteção ao meio ambiente, eficiência energética e qualidade do serviço de transporte ferroviário brasileiro.

Trem Republicano
Trem Republicano (Foto: Divulgação)

Fórum oferece capacitação e networking

Com o apoio do Sebrae, o 1º Fórum de Fomento ao Turismo Ferroviário Brasileiro terá palestras, painéis, oficinas e o passeio de trem da Serra Verde Express para Morretes como visita técnica. Entre os palestrantes, estão confirmados representantes de órgãos oficiais do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Secretaria do Patrimônio da União (SPU), além da Embratur, Secretaria de Turismo do Mato Grosso do Sul e os Governos dos Estados de São Paulo e Paraná.

O evento, que vai acontecer presencialmente,  na sede do Sebrae Curitiba, e também remotamente, pela Internet. Na programação estão previstas também oficinas sobre leis, regulamentações, operação, demandas e soluções para o setor. “Estamos esperando cerca de 250 pessoas, entre secretários de turismo de autarquias municipais e estaduais, empresários, estudantes, simpatizantes e representantes de instituições governamentais. Queremos unir poder público e privado, num ambiente de troca de informações e ideias”, completa Arruda.

EDIÇÃO DO DT

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade