A ViajaNet mostra que buscas no Google por “turismo nordeste” têm alta de 22% em comparação a fevereiro do ano passado, e a região tem os destinos mais comprados saindo de SP e RJ
Seja para conhecer estados do mesmo país ou países internacionais, viajar nunca sai de moda. Quando falamos de quem se encontra em São Paulo e Rio de Janeiro, o destino mais desejado é semelhante: o Nordeste Brasileiro. O brasileiro se diverte escolhendo o próximo local de desembarque.
Segundo apurações do ViajaNet, agência online de viagens, as passagens aéreas mais compradas, nos dois primeiros meses do ano, saindo das duas cidades, foram os bilhetes com origem em SP. Eles comprovaram a alta procura por Salvador, Recife, Fortaleza, Rio de Janeiro, Florianópolis, Maceió, Brasília e Aracajú. Passagens internacionais para Lisboa, em Portugal, e Buenos Aires, na Argentina, também foram compradas pelos paulistas.
Já os cariocas continuam com o interesse, no caso dos destinos nacionais, em São Paulo, que apareceu em primeiro lugar, seguido por Salvador, Brasília, Recife, Fortaleza, Curitiba, João Pessoa e Porto Alegre. As cidades de São Luís e Florianópolis fecharam o ranking.
Destinos mais comprados: locais com praias chamaram mais atenção
Entre janeiro e fevereiro, no auge do verão, parte da população do Sudeste procurou roteiros com praias, que representaram mais da metade da lista.
Seja com o intuito de se planejar antecipadamente para viajar nos meses posteriores ou nos períodos de férias ou para a época mais festiva do ano, o Carnaval, cidades como Salvador, Recife e Fortaleza têm atraído a atenção. Principalmente a capital baiana, que aparece no top 3 de passagens aéreas saindo de SP e RJ.
Para o Co-Fundador do ViajaNet, Bob Rossato, os lugares mais populares neste período do ano tendem a ser os nacionais. “Salvador, por exemplo, tem sido um dos destinos favoritos. A alta temporada, as festas típicas no Nordeste e os feriados prolongados se destacam entre quem está na região Sudeste e querem vivenciar experiências em locais como a Bahia, Pernambuco e Ceará”, ressaltou ele.
Veja também as mais lidas do DT
A expressão “turismo nordeste” registrou crescimento de 22% em comparação a fevereiro de 2022, segundo um estudo. Ele analisou 2,3M de buscas por termos relacionados ao segmento de turismo no Google no mês passado.
Entraram na lista cidades da região Sul também. O principal destino escolhido na região mais baixa do país foi Floripa, em Santa Catarina. O termo “pontos turisticos da região sul” teve aumento de 23% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda de acordo com o levantamento do buscador, em fevereiro deste ano.
Voos internacionais também integram lista dos destinos mais comprados
Os paulistas querem ir além das fronteiras e, também, do Atlântico, enquanto os cariocas procuram mais por voos domésticos. Cidades como Lisboa e Buenos Aires apareceram, nessa ordem, como 5º e 8º lugar no ranking.
“Europa sempre foi um destino queridinho entre os brasileiros, mas Buenos Aires tem ficado em evidência. A capital argentina, por conta da desvalorização do peso e da alta do valor, tem sido uma opção mais acessível para quem deseja uma viagem internacional. E claro, isso impacta não só no preço da passagem, mas também nos valores de hospedagens e atrações turísticas”, explica Bob.
Dados do Inprotur (Instituto Nacional de Promoção Turística), órgão que regula o setor de turismo no país, mostram que, entre 1º e 21 de janeiro de 2023, cerca de 98 mil turistas brasileiros entraram na Argentina.
No começo desse mês, a Aerolíneas Argentina anunciou novidades entre voos dos dois países. Nove rotas e 36 “paradas adicionais” poderão ganhar preços promocionais em preparação para a temporada de inverno, quando brasileiros visitam os destinos mais frios da Patagônia argentina. A tendência é que a procura pelo destino aumente ainda mais.
Para saber mais, acesse o site oficial da ViajaNet.
EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.