Dia do Livro: 12 sugestões para quem quer viajar

Continua depois da publicidade

As sugestões para o Dia do Livro vão de análises sobre a formação histórica brasileira a conteúdos sobre desenvolvimento pessoal e profissional

No Dia Mundial do Livro, celebrado no domingo (23/04), confira indicações para adicionar naquela lista (interminável) de leitura! Há, por exemplo, uma obra literária voltada aos pais para incentivar a escuta ativa com crianças. Tem ainda produções focadas no desenvolvimento pessoal e profissional, com textos que impactam diretamente no autoconhecimento. E, se você é daqueles que buscam trabalhos historiográficos, há também sugestões para seu gosto! Veja:

Extermínio: Duzentos anos de um Estado genocida

Veja também as mais lidas do DT

Cientista social, mestre em Ciência Política e pesquisadora do Arquivo Nacional, Viviane Gouvêa faz uma análise da violência na sociedade brasileira durante seu período democrático. Ela trata de momentos importantes da história, como a Cabanagem, a Revolta da Chibata e a Guerra de Canudos. Também aborda questões como a escravidão da população negra, o genocídio indígena e o assassinato de trabalhadores rurais. Disserta, assim, sobre os atos violentos do Brasil para explicar como isso é uma realidade presente desde a formação do país.

(Autora: Viviane Gouvêa | Onde encontrar: Amazon)

Estrangeiro no País de Mim-Mesmo: Balada do Amor Concreto com Credo poético

O poeta, professor, artista plurimídia e ficcionista R. Brosso conduz o leitor pelos paradoxos de sua formação poética. Congregado ao Concretismo desde a década de 1980, o autor resgata o lirismo do início de sua jornada literária nos anos 1970 – presentes nas suas referências iniciais, como Fernando Pessoa e Vinícius de Moraes. A partir dessas inspirações, ele busca romper as ideias pré-estabelecidas sobre o que constitui um poema.

(Autor: R. Brosso | Onde encontrar: Amazon)

Uma nova vida

O professor e terapeuta Lourival Jr. publica Uma Nova Vida não para ser apenas mais um livro esquecido na estante de quem busca por desenvolvimento pessoal, mas para ser uma ferramenta prática. Ele também conta sobre seu passado e como chegou no momento presente: morou em um depósito e dormia em cima de engradados de cerveja, teve uma empresa de sucesso e faliu, além de ter vencido a obesidade duas vezes.

 

Posso fazer uma pergunta? Crônicas para salvar unicórnios

As perguntas feitas pelas filhas durante os anos inspiraram Gisele Moreira a escrever estas crônicas. Questionamentos como “Tristeza é doença?” e “Você vai morrer primeiro, né?” servem de base para a escritora tratar de diversos assuntos com as meninas. Luto, profissões e frustrações são algumas das temáticas abordadas. Posso fazer uma pergunta é um convite para pais e educadores praticarem a escuta ativa e se reconectarem com sua criança interior.

(Autora: Gisele Moreira | Onde encontrar: Amazon)

E agora, pra onde?

Este livro é um conjunto de crônicas que resultaram das experiências de Tania Moschini com viagens. Do interior do Mato Grosso até o Japão, a autora faz um compilado de momentos engraçados e reflexivos para entreter os leitores. E agora, pra onde? surgiu depois da autora revisitar cadernetas com relatos dos lugares por onde passou e tem objetivo de incentivar outras pessoas a pegarem uma mala e saírem mundo afora.

(Autora: Tânia Moschini | Onde encontrar: Amazon)

O capitalismo mundial e a captura do setor elétrico na periferia

Neste título, o autor reconstitui a história da Companhia Energética de Goiás, que chegou a ser a maior estatal goiana. Ex-funcionário da empresa, ele apresenta documentos e dados das últimas duas décadas para comprovar como o clientelismo político e a ausência de um plano estratégico de desenvolvimento desencadearam um desequilíbrio econômico da Celg. Foi essa conjuntura que justificou a privatização, decisão que o escritor també m avalia na obra.

(Autor: Salatiel Correia | Onde encontrar: Amazon)

(Auto)liderança Antifrágil

Victor de Almeida Moreira propõe no livro (Auto)liderança Antifrágil que o leitor retome a rota dos próprios sonhos por meio de uma reestruturação pessoal e de um método dividido em cinco passos. A união das duas práticas contribui nas conquistas pessoais e profissionais. De acordo com o autor, o sofrimento da estagnação e da impotência não pode ter espaço na rotina!

Yeshua

Na obra Yeshua, publicada pela Citadel Editora, o escritor Juliano Pozati convida o leitor a olhar para Jesus como talvez nunca tenha visto. Ao realizar uma investigação sobre o verdadeiro espírito do homem que dividiu a história ocidental, o escritor aborda temas como crucificação, ressurreição, identidade cósmica, milagres e muito mais que a vida de Jesus revela.

(Autor: Juliano Pozati | Onde encontrar: Amazon)

Playfulness: Trilhas para uma vida resiliente e criativa

 

Inspirado nos diversos significados e traduções da palavra “play”, o psicólogo Lucas Freire apresenta respostas às incertezas, contradições e ambiguidades da hipermodernidade, que desencadearam uma onda de adoecimento mental. Para minimizar o sofrimento, o autor convida o leitor a refletir, construir e transformar rotina, carreira, vida, comunidade e até o mundo com leveza e criatividade.

Mentes Saudáveis, Lares Felizes

Augusto Cury e Marcus Araujo unem seus conhecimentos em gestão da emoção e novos hábitos de moradia da humanidade para apontar soluções para a prevenção de transtornos emocionais entre integrantes da mesma família, além de contribuir para o desenvolvimento de mentes livres, criativas, proativas e inteligentes. Ter uma casa ou apartamento não significa que se tem um lar. Um imóvel é feito de tijolos, um lar é feito de amor e muito diálogo. Esse é futuro das habitações, e ele pode começar agora para você.

Células Sociais Caórdicas: O caminho para um novo mundo

O autor Henrique Medeiros apresenta um mundo colaborativo e transformador baseado nas Células Sociais Caórdicas, sistema em que as pessoas vivem para um propósito global. Com essa ideia, ele busca conduzir a humanidade para um mundo sustentável, socialmente justo e economicamente viável. Como isso é possível? Formando líderes comprometidos com a vida das pessoas, capazes de convergir diferentes pensamentos em torno de objetivos comuns.

O Fetiche do Ouro e a Pedra Milagrosa na Filosofia Caipira

(Autor: Henrique Medeiros | Onde encontrar: Amazon)


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade