Diamantina recebe Encontro Brasileiro das Cidades Históricas

Continua depois da publicidade

A cidade de Diamantina, em Minas Gerais, recebe o 9º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, evento que tem início hoje (11) e segue até sábado (13).

Diamantina teve seu Centro Histórico reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1999. O município tem conservado numerosos edifícios e vem obtendo, ao longo dos anos, resultados decorrentes do desenvolvimento econômico e social, por meio da associação e utilização do patrimônio cultural como vetor de desenvolvimento para o turismo.

Promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Cultural (OCBPM), em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), e a Prefeitura de Diamantina, o Encontro tem como objetivo fortalecer o turismo com a promoção de ações sustentáveis nas cidades históricas, turísticas e sítios do Patrimônio Mundial, Natural e Cultural no Brasil.

Veja também as mais lidas do DT

O congresso tem como tema “Patrimônio Mundial como fonte de resiliência, humanidade, inovação e turismo”, e realizará palestras diversas que abordarão a promoção do Patrimônio Cultural, com dinamização das cadeias produtivas e atividades econômicas.

Parceria de divulgação com Iphan

Na sexta-feira (12), a assessora da Gerência de Promoção Internacional do Turismo Cultural da Embratur, Ângela Baltazar, vai traçar um panorama geral sobre o momento do turismo, a importância do segmento para a geração de emprego e renda e detalhar as ações da Agência na promoção internacional dos destinos brasileiros.

No fim de junho, a Embratur, o Ministério do Turismo (MTur) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) firmaram um acordo de cooperação técnica para promover e difundir internacionalmente os Patrimônios Históricos do Brasil.

Na prática, a parceria envolve ações de promoção dos 16 sítios culturais do Patrimônio Mundial no Brasil — localizados em novo estados e no Distrito Federal –, assim como dos 52 bens culturais registrados como Patrimônio Cultural do Brasil, com destaque para os seis incluídos na lista da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

EDIÇÃO DO DIÁRIO DO TURISMO com agências.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade