Diana Pomar: um encontro com a diretora da DGX Travel

Continua depois da publicidade

O encontro com Diana Pomar foi no Blue Note -SP, em um almoço acompanhado por Jazz bem tocado e ao vivo.

Diana adotou o Brasil em 2011 quando chegou ao país para dirigir o Conselho de Promoção de Turismo do México, o CPTM. Com a mudança do governo mexicano em 2019 e com a extinção dos escritórios do órgão de turismo no mundo, Diana reinventou-se e abriu sua agência a DGX Travel marketing turístico.

Com Gabriel Lopez criou uma representação de empresas, inicialmente mexicana, já que havia criado um bom campo de trabalho aqui, em terras brasileiras.  “Foi uma boa decisão porque construí uma ótima relação profissional com os operadores de turismo brasileiros, com as agências de viagem e com a imprensa do trade”, disse-me Diana.

Veja também as mais lidas do DT

Diana nasceu na Cidade do México e é filha de Luis Pomar Olguin e Raquel Pavón Mendoza. Tem um filho, Luis Roberto Real Pomar, de 28 anos, engenheiro, que mora no México.

Neste encontro com Diana os assuntos pessoais ganharam a frente, afinal não éramos máquinas de fazer negócios, embora façamos, mas éramos amigos de longa data. Falamos de pessoas colegas de trabalho, de casamento, de família, de viagens e de nós mesmos. Diana perdeu o pai recentemente, e sua mãe de 84 anos, vive o outono da Vida na Cidade do México e requer atenção redobrada.

“Tenho saudades e às vezes sinto que tenho que voltar” me conta Diana revelando-me esse eterno contrato de gratidão que temos com os pais.

Diana me presenteia com o livro “Xueños: La História detrás de X Carret el Mejor Parque del Mundo” escrito por seu fundador Miguel Quintana. Minha amiga descreve Miguel: “Nunca conheci uma pessoa que ame tanto México como o senhor Miguel”…

Diana, claro, ama o México, mas sua paixão pelo Brasil é muito grande. Na entrevista, ao final, ela me conta que está estudando os movimentos musicais do país como o nosso Samba e a Bossa Nova. Não é demais? Bravo Diana!

A seguir transcrevo as principais perguntas e respostas do agradável encontro com a diretora da DGX Travel.

Diana Pomar
Com Diana no Blue Note, em São Paulo (arquivo pessoal)

DIÁRIO: Diana, que ano, mês e dia sua vida se aproximou do Brasil?
DIANA – Cheguei ao Brasil exatamente no dia 26 de Abril de 2011, quatro dias antes de meu aniversário, inclusive aquele foi o dia que passei longe de minha família pela primeira vez. Neste dia comprei um bolo e via Skype entrei em contato com meu filho e minha mãe e os três comemoramos.

DIÁRIO: Quanto tempo esteve à frente da CPTM, o Conselho de Promoção de Turismo do México?
DIANA – Comandando a CPTM no Brasil foram 8 anos. Do início de 2011 até Fevereiro 2019. Foram anos maravilhosos que poderiam se repetir por 1000 vezes.

DIÁRIO: Quais circunstâncias, exatamente, foram responsáveis pela extinção da CPTM no Brasil?
DIANA – Na época, a decisão do fechamento dos 22 escritórios da CPTM no Mundo e da instituição foi tomada pela administração do governo federal entrante. Em breve o novo o governo vai ter uma nova presidente e provavelmente o turismo volte a ser prioridade nacional. Vamos esperar um pouco.!!

DIÁRIO: Quando você abriu sua empresa junto com o Gabriel Lopez?
DIANA – Foi uma decisão estratégica a respeito de qual seria o melhor caminho para continuar nossas vidas laborais, sendo que nosso capital comercial e de conhecimento e relacionamento nos últimos 8 anos estava no Brasil; decidimos empreender esta fase de abrir a agência. O Gabriel já era casado com Luana, que é brasileira e isso também facilitou a decisão. Então primeiro abrimos no México e oito meses depois abrimos no Brasil. Os processos burocráticos em ambos países foram demorados. Atualmente nossa empresa tem atuação nos dois países.

Gabriel Lopes e Diana Pomar (diretores da DGX) representantes de X-Caret e Visit Los Cabos no Brasil (Crédito: Geovana Fraga/DT)

CONTRATOS E PARCERIAS

DIÁRIO: Conte sobre os primeiros contratos da DGX Travel e a trajetória dela.
DIÁRIO – A agência tem como origen comercial a representação de destinos turísticos e empresas de servicios de turismo. Iniciamos com a representacao de 3 DMC´s do México, empresas familiares bem sucedidas no México: a Mexico Overseas, a Corporate Travel Aiance e Destination México. Também iniciamos um projeto com uma empresa de tecnologia, que não deu certo. Era uma plataforma de networking, más infelizmente foi um mal negocio, nos investimos na comercialização do produto mas não foi uma boa decisão.
Posteriormente, continuamos apresentando propostas mais focadas em destinos e hotéis, principalmente mexicanos, sendo que nosso know how e contatos eram principalmente do México. Foram varias propostas enviadas e apresentadas, até que em 2020 iniciamos a primeira contratação com uma marca bem reconhecida na Riviera Maya, Hoteis Xcaret, só que um mês após da contratação iniciou a pandemia e ficamos meio incertos com o contrato, mas o grupo manteve-os e continuamos trabalhando home office, sendo que as fronteras tinhan sido fechadas, mas o México se manteve aberto e foi o receptor de muitos brasileiros que ian fazer quarentena para continuar sua viagem para Estados Unidos em busca das vacinas autorizadas.

Diana Pomar
Diana me presenteia com o livro “Xueños: La Historia detrás de X Carret el Mejor Parque del Mundo” escrito por seu fundador Miguel Quintana

Em 2022 iniciamos o processo de licitação com o destino de Los Cabos, o principal destino de luxo do México e seguimos cuidando da representação atualmente. O destino realmente é fantástico, único em suas experiências e sobretudo uma estrutura hoteleira de classe mundial. Um destino sustentável e com uma visão de crescimento bem estratégica por parte do escritório de Turismo. Nossa atuação e bem institucional, cuidando muito a eleição de nossos parceiros e presença do destino no mercado brasileiro.

DIÁRIO: Descreva o perfil de seu sócio, o Gabriel.
DIANA – Gabriel Lopez trabalhou comigo como estagiário da CPTM, depois por suas competências e retidão foi contratado e sempre mostrou ser uma pessoa corretíssima, um cavalheiro e sobretudo um jovem muito inteligente, sério, responsável e profissional. Realmente não foi difícil, decidir formar a sociedade e hoje já temos cinco anos com a agência.

DIÁRIO: Quais as metas, objetivos da DGX Travel para 2024 e o futuro?
DIANA – Nos estamos em um momento de algumas mudanças, vamos abrir operação em outros dois países da América Latina com o intuito de reforçar muito nossa presença e a presença de nossos clientes em outros países. Em breve contarei sobre essas novas frentes.

Diana Pomar
Diana Pomar – Representante nacional de Visit Los Cabos e X Caret (Crédito Geovana Fraga/DT)

AFORTUNADA

DIÁRIO: O que te encanta no Brasil?
DIANA – O Brasil é um pais deslumbrante que me encanta a cada dia, sou apaixonada pelos brasileiros, suas formas e jeitos, sua criatividade e sempre a boa atitude da vida, que enfrenta os desafios da melhor forma, sempre com otimismo e carinho em tudo o que fazem. Considero que sua unidade é a maior fortaleza do pais, gosto de como são parceiros e cuidam sempre de seus amigos e família.

Como o pais onde eu moro, cada vez que viajo internamente, descubro sua imensidade, a exuberância de sua natureza, as praias, uma gastronomia deliciosa e a alegria de todos os povos.

Amo a música brasileira, inclusive estou iniciando aulas para aprender os ritmos de Samba e Bossa Nova. Em algum momento de minha vida tomei aulas de violão, então agora desejo retomar a música como parte dos objetivos do ano.

Meu coração já pertence ao Brasil e fica cheio de alegria cada vez que falo como sou feliz que aqui. O México é minha terra, minha origem, toda minha família está lá, e certamente  minha vida se divide hoje entre os dois países. Quando estou lá, fico com saudades do pâo de queijo, do cafezinho coado, dos maravilhosos jantares nos restaurantes japoneses. Enfim, me sinto bem afortunada de que o Brasil seja parte de minha vida. Quando estou aquí, penso muito na minha familia, filho, comida, amigos, e minha ancestralidade no México. Mas como posso trazer tudo isso para vocês através das representações que faço declarando meu grande amor pelo México, também fico feliz.


LEIA TAMBÉM:

Sakari Malinen, diretor de Vendas dos hoteis Xcaret, México, fala ao DIÁRIO

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade