DIÁRIO assina petição contra pirataria de ebooks nacionais

Continua depois da publicidade

O DIÁRIO assinou nesta semana a petição, transformada em um abaixo assinado dirigida à plataforma de eBooks da Amazon onde se exige garantia os direitos autorais. Como muitas plataformas globais, as solicitações de escritores, jornalistas e produtores de conteúdo são ignoradas, portanto, a ação conjunta.

REDAÇÃO DO DIÁRIO


A petição – já assinada por 7.569 pessoas questiona a segurança da plataforma de eBooks da Amazon “Por vezes escritores e jornalistas que disponibilizam seu trabalho na plataforma são vítimas de pirataria indiscriminada em grupos do Telegram e sites dos mais variados. Esses escritores, que disponibilizam seus trabalhos na plataforma, têm seu trabalho violado sem que qualquer medida seja tomada para evitá-la”.

Veja também as mais lidas do DT

Como se sabe, hoje, a Amazon é uma alternativa de publicação para autores independentes, devido à sua facilidade, a possibilidade de retorno financeiro — ao contrário das plataformas de livros gratuitos — e a suposta segurança dos arquivos. No entanto, este último ponto tem se provado muito falho e por isso cópias não autorizadas dos e-books são encontradas facilmente em sites e grupos voltados à pirataria.

Além de uma clara perda de clientes em potencial para a Amazon, os autores são os mais prejudicados pela pirataria. Escritores publicam de forma independente na Amazon por motivos diversos, seja impossibilidade ou desvantagem em fazê-lo por meio de uma editora tradicional. Tendo em vista que estes escritores dependem exclusivamente da renda gerada pela venda de seus e-books. Muitos buscam pela plataforma em prol de alcançar um público maior ou a fim de complementar sua renda que, para muitos, é uma maneira de ajudar a família, pagar tratamento médico e outras necessidades básicas.

Infelizmente, a Amazon não é tão segura para os autores como alega ser, e tal violação dos direitos autorais, facilitada pela dinâmica da plataforma, traz consequências reais. No Brasil há, inclusive, normativas e legislações para proteger os direitos autorais e os autores assinam ainda termos de compromisso com a plataforma, existindo o “DRM”, que teoricamente visa impedir a prática indiscriminada da distribuição desses livros disponibilizados no site. Contudo, o DRM é frequentemente violado.

Diversos leitores e escritores enviaram dezenas de e-mails para o suporte da Amazon, contudo todos receberam respostas genéricas e nenhuma medida até então foi tomada pela empresa quanto à melhoria da segurança na plataforma de eBooks.

Abaixo-Assinado

Por essas razões, os autores e leitores de livros independentes publicados por meio do KDP da Amazon, elaboraram este abaixo-assinado para pedir encarecidamente algo que já deveria estar garantido há muito tempo: a preservação dos livros e da dignidade das pessoas por trás deles.

“Queremos um esclarecimento da plataforma Amazon e uma garantia de que alguma providência será tomada a respeito da brecha de segurança que torna os e-books do KDP vulneráveis à pirataria”.

ASSINE VOCÊ TAMBÉM

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade