Boa comunicação e bom relacionamento. Essas palavras nunca foram tão importantes quanto hoje, principalmente quando se trata do mundo corporativo. A pessoa que tem boa relação com seus colegas de equipe ou até mesmo aquela que está fora do mercado de trabalho, mas possui uma boa ferramenta de comunicação e sabe como se relacionar com demais pessoas, está sempre um passo a frente. Muitas pessoas possuem dificuldades e, por isso, que esse aspecto deve ser bem trabalhado para que 2016 comece diferente e ocorram mudanças positivas na sua vida.
Saber como se comportar e como transmitir a sua imagem pessoal frente à sociedade é algo extremamente importante para conquistar e manter o sucesso e bons cargos de trabalho. Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, comenta que a forma a qual as pessoas se comunicam e se comportam frente a sua empresa, sua equipe, a uma entrevista de trabalho, etc., podem criar empatia ou antipatia, dependendo do caso. “É aí que entra o marketing pessoal. A questão é: você pode ser o melhor trabalhador do mundo, mas, se não deixar isso transparecer por meio de atitudes, fala, postura, posicionamento – seja na ‘vida real’ ou em perfis de redes sociais/profissionais online – é possível que sua equipe, seu chefe ou futuro chefe; não percebam que você possui todo esse potencial escondido em você”, afirma Madalena.
A especialista lembra que o marketing pessoal, quando bem feito, é um grande diferencial tanto na hora da contratação quanto no dia a dia de uma empresa. “Uma situação comum é quando duas pessoas com currículos parecidos fazem o mesmo trabalho dentro de uma empresa. Porém, apenas uma delas se destaca e é utilizada como exemplo. Por que isso acontece? Porque nem tudo se resume ao trabalho. Essa pessoa que ganha mais atenção provavelmente sabe fazer seu marketing pessoal e destacar suas qualidades que vão além da função profissional”, exemplifica.
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Sabendo da importância que o marketing pessoal representa nas relações tanto de trabalho quanto pessoal, Madalena oferece algumas dicas que podem ser seguidas por aqueles que desejam se destacar e conquistar uma vaga de trabalho, tornar-se exemplo na empresa que atuam ou até manter um bom emprego:
1. Seja uma pessoa bem humorada e otimista, alguém que as pessoas desejam estar perto;
2. Saiba trabalhar em equipe, administrar conflitos e influenciar os outros pelas ações, não somente pelas palavras;
3. Respeito, honestidade, fidelidade, gentileza e humildade nunca fizeram mal a ninguém – invista nessas características;
4. Prometeu: cumpra. Simples assim. Pessoas de palavra, confiáveis e responsáveis são muito valorizadas no ambiente profissional e pessoal;
5. Reconheça seus pontos fracos e seus pontos fortes – sempre trabalhando para melhorá-los;
6. Utilize a internet a seu favor: cultive seu networking, dando sempre feedback para seus colegas, mantendo-se atualizado nas redes sociais e profissionais (facebook e linkedin, por exemplo), deixando o currículo sempre em dia, checando e-mails e mostrando que está sempre antenado com os acontecimentos do mundo.
maiores informações: outlierscareers.com.br
Já comentei com um gerente de hotel da Rede Intercity: a hotelaria é prestação de serviço e, naturalmente acrescento aqui o turismo, em geral . Aí é fundamental que as pessoas além da aptidão para a atividade (específica) que desempenharão, terão que ter Simpatia e Empatia com o turista. Li no domingo, numa rede social, uma reclamação de hóspede que teve que aguardar até às 14 horas, para fazer check-in e, em resposta, o hotel disse que o quarto/apartamento estava ocupado. Considerando que diária se refere ao período de 24hs, quando os hotéis estabelecem o check-in para às 14hs, em tese a limpeza da unidade que foi utilizada pelo hóspede anterior já estaria “entrando” no “período” de reserva do hóspede seguinte (visto que sendo o check-out/diária às 12hs seria nesse horário que deveria começar o período reservado) e, o hotel responder que não estava ainda desocupado, supõem-se dar tratamento diferente aos clientes !!! O setor de reservas, nos hotéis e do chamado “atendimento em solo” pelas companhias aéreas, são postos de trabalho da atividade turística que mais devem merecer atenção do Turismo, porque se não contarem com profissionais que prestam bom atendimento, que tenham auto-estima, que saibam passar “o melhor de si”, teremos sempre aquele paradoxo: há turista: há demanda pelos serviços numa ponta e, na outra ponta hotéis e companhias aéreas, muitas vezes, sem entender a ocorrência de não atingirem 100% de sua capacidade de oferta do serviço.