Por Fernanda Mangini –
Olá leitor do DH…
Tive que me ausentar da coluna UPGRADE da Hotelaria por 5 meses para cuidar de algumas questões pessoais.
Felizmente estou de volta e decidi aproveitar o clima de final de ano para compartilhar 12 dicas relacionadas a distribuição, marketing e vendas. Espero que elas te ajudem a otimizar os resultados do seu hotel em 2018.
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- Dica 1 – Aproveite o potencial do site do seu hotel
Seu site é o cartão de visitas do seu hotel. Sua missão deve ser garantir que o visitante encontre as informações que o farão concluir rapidamente que seu hotel é o ideal. Sendo assim, ele deve ser simples e de fácil navegação. Use e abuse de fotos de alta qualidade, mas certifique-se que o carregamento seja rápido e que ele seja compatível com dispositivos móveis. Disponibilize um motor de reservas online.
- Dica 2 – Cuide da reputação online do seu hotel
Facebook, Twitter, Instagram são canais importantes de relacionamento e comunicação com seus clientes e seguidores. Não publique apenas promoções e pacotes para o próximo feriado! Gere conteúdo que seja interessante para sua audiência e garanta a periodicidade nas postagens. Ah! E não se esqueça: as redes sociais são um canal de comunicação de mão dupla; dê atenção aos comentários que os clientes fazem sobre o seu hotel.
- Dica 3 – Pare de reclamar das OTAs
Em vez disso, aproveite o potencial de cada cliente trazido pelas OTAs. Ofereça upselling, um pacote de refeições; solicite o e-mail deste cliente e ofereça um benefício para ele retornar ao seu hotel ou indicar um amigo ou parente para se hospedar com você no futuro.
Mas claro: leia com atenção e entenda cada condição mencionada nos contratos com estes gigantes, antes assinar. Não dá para ficar se fazendo de vítima depois.
- Dica 4 – Conheça os números do seu hotel
Qual o custo do meu apartamento se ele ficar fechado? E ocupado? A diária que estou cobrando daquele cliente “colchão” realmente é compatível com o mínimo necessário para que eu consiga pagar as despesas fixas do hotel? Qual o custo do canal X? Quantos clientes novos ele me traz por mês? Quais perfis de clientes cada canal me traz? Como está o meu mix de canais e perfis de clientes? É realmente um mix ou sou totalmente dependente do cliente X ou parceiro Y? Aquele cliente que te prometeu X mil room nights por ano em troca daquela condição especial irá cumprir a meta?
Estes são apenas alguns exemplos do que pode (e deve!) ser mensurado no seu hotel. Conheça seu negócio, seus números e crie indicadores de performance.
Bem, aproveite para refletir sobre esses 4 pontos que eu compartilhei. Verifique qual a situação do seu hotel para cada um deles. Compare o seu resultado com o do seu principal concorrente. Há espaço para melhoria? Crie um plano de ação.
Precisa de ajuda? Entre em contato: fernanda@upgradetreinamentos.com.br.
Até o próximo artigo, com mais 4 dicas para te ajudar a otimizar os resultados do seu hotel em 2018.
Até lá!
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