Dicas do DIÁRIO: Como aproveitar os passeios em Alentejo

Continua depois da publicidade

As paisagens portuguesas podem ser apreciadas por meio dos diferentes tipos de passeios

REDAÇÃO com agências

Alentejo, região do centro-sul de Portugal, possui vários lugares para serem visitados e explorados. Entre os vilarejos, os viajantes se deparam com extensas planícies, repleto de natureza e monumentos naturais intocados. De qualquer maneira, aventurar-se pela maior região portuguesa é uma experiência única. O DIÁRIO apresenta cinco maneiras de desbravar essas paisagens hipnotizantes:

 

Passeio de Balão

Passeio de balão pelo Alentejo (Foto: Divulgação)
Passeio de balão pelo Alentejo (Foto: Divulgação)

Pelos ares, o silêncio e a tranquilidade são dominantes. De cima, a vista do solo de traços verdes e dourados ganham uma nova perspectiva e impressionam ainda mais. Durante o nascer e o pôr do sol, os contrastes ganham mais intensidade e, consequentemente, mais beleza. O passeio está disponível em diversos locais da região, como em Monforte, no Torre de Palma Wine Hotel, e muitos outros operadores de turismo regionais.

Veja também as mais lidas do DT

Adrenalina em quatro rodas

 

Passei de quadriciclo (Foto: Divulgação)
Passei de quadriciclo (Foto: Divulgação)

No Vila Galé Clube de Campo, em Beja, é possível conhecer as riquezas dos vinhedos alentejanos em um quadriciclo. A adrenalina ao percorrer diversos tipos de terrenos estimula sensações que ficarão na memória dos aventureiros. Os campos alentejanos podem ser aproveitados por cerca de 1h30. Há um treinamento antes de iniciar o projeto e todo o percurso é acompanhado por um guia especializado.

Desafio de bike

Vista do lago Alqueva (Foto: Divulgação)
Vista do lago Alqueva (Foto: Divulgação)

Fazer um tour de bicicleta pelo Alentejo é uma maneira simples e ao mesmo tempo saudável de conhecer o povo e a cultura local. Durante o passeio, o aventureiro irá desvendar as charmosas vilas com casas pintadas de branco e visitar imponentes castelos medievais. Diversas empresas promovem este tipo de passeio no destino.

Canoagem no Rio Guadiana

Canoagem à dois (Foto: Divulgação)
Canoagem à dois (Foto: Divulgação)

Os turistas podem desbravar o famoso Rio Guadiana que atravessa o Alentejo a bordo de um pequeno caiaque. A atividade também é propícia para os iniciantes. Todo o percurso é acompanhado por uma equipe de profissionais. A Emotion Sports, em Beja, é uma das empresas oferecem essa aventura.

A grande rota do Castelo de Vide

Castelo de Vide (Foto: Divulgação)
Castelo de Vide (Foto: Divulgação)

Essa rota inclui uma trilha de 61 quilômetros de extensão. Partindo da Barragem da Póvoa e seguindo para a vila de Castelo de Vide, o viajante irá se deparar com o vasto patrimônio megalítico, incluindo o imponente Menir da Meada, descoberto em 1965. Durante o caminho, ainda é possível ver várias espécies de aves e atravessar passagens aquáticas cruzando as pequenas pontes feitas com pedras no leito de riachos e rios, chamada poldra. Após visitar a impressionante Castelo de Vide, é hora de retornar acompanhando as margens da represa de Póvoa e apreciando a vista. A trilha é feita em grupo e acompanhada por guias especializados.

(Felipe Lima)

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade