quinta-feira, abril 3, 2025
HomeMatérias especiaisDiretores da Web Viagens falam ao DIíRIO sobre razões...

Diretores da Web Viagens falam ao DIíRIO sobre razões do fim da empresa

REDAÇíO DO DIÁRIO

Os diretores da Web Viagens, Thiara Haydee França dos Santos e Leandro César, que anunciaram na manhã desta segunda-feira (23) o encerramento das operações da empresa, detalharam ao DIÁRIO as principais razões desta decisão, uma delas, informa Thiara, era o aporte de um investidor internacional, o que não aconteceu, acompanhe:

DIÁRIO – Quais as principais razões do encerramento da operação da Web Viagens?

Thiara Haydee França e Leandro César – Assim como todas as demais agências e operadoras brasileiras, enfrentamos sérios problemas por conta da crise econômica do Brasil, que retraiu o poder de compra de nossos clientes e, por consequência, a demanda por nossos serviços. Nosso faturamento caiu imensamente nos últimos meses, especialmente na venda de pacotes internacionais, segmento que foi ainda mais prejudicado a partir da alta do dólar. E, pra completar, houve ainda a questão do imposto retido na fonte para remessa de recursos ao exterior, fato que gerou uma enorme insegurança para o setor do turismo nos meses de janeiro e fevereiro desse ano, encerrando com um aumento da carga tributária em tais operações da ordem de 6,38%. Essas foram, basicamente, as razões do encerramento de nossa operação. 

DIÁRIO –   A má situação da empresa foi algo repentino, não havia como prever tudo isso e evitar este transtorno no mercado?

Thiara Haydee França e Leandro César – A verdade é que nossa empresa já enfrenta problemas financeiros há pelo menos três meses. A questão é que estávamos programados para receber um aporte de capital estrangeiro que ajustaria nossas contas, permitindo um redirecionamento em nossa operação. Contudo, o fundo de investimento internacional que faria o aporte dos recursos, por questões burocráticas, atrasou o repasse. Insistimos de todas as formas nos últimos 30 dias para liberação do dinheiro, mas infelizmente, até a semana passada, não havia previsão de data para que os valores fossem a nós remetidos, o que tornou nossa situação insustentável. Cogitamos inclusive um pedido de recuperação judicial, mas, sem este aporte extra de capital (nem que fosse parcial), não seria viável manter a operação da empresa. Então, optamos por encerrar a atividade antes de agravar ainda mais a situação da empresa.  

DIÁRIO – Vocês pretendem reembolsar os passageiros que adquiriram créditos para compra de passagens? Caso positivo, qual procedimento deverá ser observado pelos clientes para receberem os valores pagos de volta?

Thiara Haydee França e Leandro César – Com certeza pretendemos reembolsar nossos clientes. Ao longo desta semana, enviaremos uma e-mail a todos aqueles que adquiriram créditos para compra futura de pacotes de viagem avisando do encerramento de nossas atividades. A mensagem será acompanhada de uma carta nossa declarando que os serviços não serão prestados e que o crédito deve ser restituído. Nosso e-mail e a carta devem ser encaminhados pelo cliente a sua respectiva administradora de cartão de crédito, juntamente com um pedido de cancelamento/estorno dos valores debitados. Após análise do caso, a administradora tem obrigação legal de atender o pedido do cliente. Qualquer dificuldade nesse procedimento, estaremos à disposição para ajudar no que estiver ao nosso alcance pelo e-mail: relacionamento@webviagens.tur.br. Por fim, gostaríamos de dizer que estamos cientes do enorme transtorno que o encerramento de nossa atividade causou aos nossos clientes, funcionários e parceiros comerciais. Lamentamos muitíssimo o ocorrido e envidaremos todos os nossos esforços para minimizar ao máximo os abalos causados.​

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque