REDAÇíO DO DIÁRIO
Os diretores da Web Viagens, Thiara Haydee França dos Santos e Leandro César, que anunciaram na manhã desta segunda-feira (23) o encerramento das operações da empresa, detalharam ao DIÁRIO as principais razões desta decisão, uma delas, informa Thiara, era o aporte de um investidor internacional, o que não aconteceu, acompanhe:
DIÁRIO – Quais as principais razões do encerramento da operação da Web Viagens?
Thiara Haydee França e Leandro César – Assim como todas as demais agências e operadoras brasileiras, enfrentamos sérios problemas por conta da crise econômica do Brasil, que retraiu o poder de compra de nossos clientes e, por consequência, a demanda por nossos serviços. Nosso faturamento caiu imensamente nos últimos meses, especialmente na venda de pacotes internacionais, segmento que foi ainda mais prejudicado a partir da alta do dólar. E, pra completar, houve ainda a questão do imposto retido na fonte para remessa de recursos ao exterior, fato que gerou uma enorme insegurança para o setor do turismo nos meses de janeiro e fevereiro desse ano, encerrando com um aumento da carga tributária em tais operações da ordem de 6,38%. Essas foram, basicamente, as razões do encerramento de nossa operação.
DIÁRIO – A má situação da empresa foi algo repentino, não havia como prever tudo isso e evitar este transtorno no mercado?
Thiara Haydee França e Leandro César – A verdade é que nossa empresa já enfrenta problemas financeiros há pelo menos três meses. A questão é que estávamos programados para receber um aporte de capital estrangeiro que ajustaria nossas contas, permitindo um redirecionamento em nossa operação. Contudo, o fundo de investimento internacional que faria o aporte dos recursos, por questões burocráticas, atrasou o repasse. Insistimos de todas as formas nos últimos 30 dias para liberação do dinheiro, mas infelizmente, até a semana passada, não havia previsão de data para que os valores fossem a nós remetidos, o que tornou nossa situação insustentável. Cogitamos inclusive um pedido de recuperação judicial, mas, sem este aporte extra de capital (nem que fosse parcial), não seria viável manter a operação da empresa. Então, optamos por encerrar a atividade antes de agravar ainda mais a situação da empresa.
DIÁRIO – Vocês pretendem reembolsar os passageiros que adquiriram créditos para compra de passagens? Caso positivo, qual procedimento deverá ser observado pelos clientes para receberem os valores pagos de volta?