Ecoturismo no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (AP)

Continua depois da publicidade

O maior parque nacional do Brasil, localizado no Amapá, é a porta de entrada para turistas com transfer em voadeiras, banho de rio, animais, pássaros

Edição DIÁRIO com agência

O maior parque nacional do Brasil e uma das maiores áreas de floresta tropical protegidas do mundo, o Parque Montanhas do Tumucumaque, localizado ao noroeste do Amapá, tem ganhado uma promoção cada vez mais evidente para turistas que buscam um contato direto com a natureza e ao ar livre. E o ecoturismo cresce bastante na região.
Com 4 milhões de hectares, o parque é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e é uma unidade de conservação. O turismo ecológico é uma atividade permitida e desejável para o auxiliar na educação do uso sustentável dos recursos naturais como alternativas de geração de emprego e renda.
A atividade turística no parque se dá em dois polos diferentes: o Polo Amapari e o Polo Oiapoque. Para aproveitar o potencial gerado pelo pós-pandêmia, a Amapá Ecocamping, operadora especializada em produtos turísticos na região amazônica
A Amapá Ecocamping, opera pacotes a partir do Rio Amapari. De Macapá até a entrada do Parque, a última cidade chama-se Serra do Navio, são 220 km (metade do trajeto é com estrada asfaltada). Os muitos buracos do último trecho somados ao estilo rústico das casas à beira do caminho revelam o início de uma experiência por um Brasil amazônico desconhecido para uma grande maioria de brasileiros.
Durante o tour, a vivência ribeirinha permite uma tarde inteira de atividades com a comunidade para apresentar o estilo de vida dos locais. As atividades não seguem um itinerário fixo, dando a opção ao turista de escolher algumas experiências como: passeio de canoa ou barco; casa da farinha; casa de cana de açúcar; visita à vila do cachaço; e trilha da cachoeira da Dona Antonia. Não existem muitos hotéis ou pousadas na região, quem opta por desbravar o Tumucumaque conta com a cortesia de famílias que adaptaram suas casas para servir de apoio logístico aos grupos que se aventuram por lá.
O ponto de partida para a jornada é um transfer em voadeiras (embarcações de alumínio) por 80km pelo rio Amapari até o Centro Rústico de Vivência (CRV), base do Parque do Tumucumaque. O que dá em torno de seis horas de viagem. Para aliviar o cansaço do percurso são oferecidas paradas para alimentação, banho de rio e descanso. O CRV é um centro de interpretação da natureza, construído no meio da floresta de acordo com técnicas artesanais rústicas, dotado de estrutura básica de cozinha, banheiros secos e redários.
A Trilha Ecológica da Copaíba é um passeio pelo interior da floresta preservada, que permite o conhecimento da rica diversidade arborícola, habitat natural de aves, mamíferos, répteis, fungos, cipós e várias surpresas do bioma amazônico. As espécies que mais se destacam são: maçaranduba, maparajuba, cupiúba, mandioqueira, louros, acapu, acariquara,  faveiras, abiuranas, tauari e tachi.
O parque possui uma fauna que vai desde grandes carnívoros, como a onça-pintada e a suçuarana, até beija-flores multicoloridos, como o beija-flor-brilho-de-fogo. Espécies importantes como o joão-rabudo e o papa-moscas também podem ser encontradas no parque. Entre os primatas podem ser encontrados o macaco-de-cheiro, o macaco-prego, o cuxiú, o paraguaçu, o guariba e o macaco-aranha.
O último dia é dia de desmontar acampamento e retornar a Serra do Navio onde é possível visitar os principais atrativos históricos, culturais e geográficos do município. Um deles é a Lagoa Azul, piscina natural que surgiu do processo exploratório do manganês na região. Testes químicos realizados pelo Instituto de Meio Ambiente do Amapá (IMAP) já constataram que a água não é potável, mas é própria para banho. Com o intuito de oferecer mais segurança, a expedição demanda um conhecimento especializado. Por este motivo, uma apresentação da equipe de apoio é necessária, onde são ressaltados temas referentes à prevenção e instruções em caso de procedimentos de emergência.
Serviço:
Expedição pelo Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque
Amapá Ecocamping
PC
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade