domingo, maio 18, 2025
InícioEconomia do turismoEdição 2015 da WTM Latin America espera crescimento modesto

Edição 2015 da WTM Latin America espera crescimento modesto

Por Marcelo Villas Bôas, repórter do DT

A terceira edição da WTM (World Travel Market) Latin America, que ocorre entre os dias 22 e 24 de abril no Expo Center Norte, espera um crescimento mais modesto do que as edições anteriores, frente a atual crise econômica internacional, segundo os organizadores.

“Passamos por um momento de crise econômica mundial. Por isso, a estimativa não é de grande crescimento”, afirmou Lawrence Reinisch, diretor da WTM Latin America, acrescentando que, se houver, a expansão não deve passar de 10% em relação ao volume de negócios (cerca de US$ 341 milhões na edição passada) e número de visitantes (que foi de 6.570 na segunda edição).

Mais otimista, Vincent Lhoste, diretor de projetos da WTM Latin America, acredita que a dificuldade econômica não deve afetar os participantes da feira como se espera, já que, segundo ele, a WTM é um evento totalmente B2B, formado por relações construídas a longo prazo. Para Lhoste, uma crise momentânea como a atual não deve afetar a vinda dos expositores ao Brasil.

Durante entrevista coletiva, Reinisch apontou o interesse em fortalecer a relação entre o Brasil e os países latino-americanos devido à volatilidade das moedas latinas. “Podemos visitar os países vizinhos em um final de semana a um custo acessível”, explicou.

A feira acontecerá nos pavilhões branco e verde do Expo Center Norte, que compreendem uma área de 27 mil m² e será dividida por estandes do Brasil, América Latina e “resto do mundo”, além da Global Village e área gastronômica.

Nesta edição, a WTM contará com a parceria de mais duas entidades: a FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) e a Alagev (Associação Latino americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas). A associação será a anfitriã da área de Turismo Corporativo, com expositores do setor e um local para networking.

Braztoa

A parte central do pavilhão de exposições será reservada para o 43º Encontro Comercial Braztoa, que ocorre simultaneamente à WTM. O evento paralelo contará novamente com o encontro de negócios e trará aos visitantes os produtos e lançamentos de seus associados, responsáveis por 90% dos pacotes de turismo de lazer no mercado brasileiro.

As caravanas Braztoa devem atrair aproximadamente mil agentes de viagens selecionados especificamente para o evento.

Ações de negócios

Cerca de 1.300 expositores devem estar presentes durante os três dias de negócios, que contarão com ações como programa de Hosted Buyers (com compradores internacionais convidados) e a sessão de speed networking, marcada para o dia 23.

Na sessão, são dispostas mesas onde potenciais compradores recebem os expositores, que têm cinco minutos para mostrar seus produtos e depois passar, na próxima mesa, pelo mesmo processo. Serão cerca de cem compradores e 600 expositores.

Com a mudança da sede da feira, espera-se que, apesar do baixo crescimento no número de visitantes, estes passem a visitá-la mais de uma vez, já que o novo espaço é mais acessível de outras regiões da cidade e dispõe de maior estrutura hoteleira ao seu redor.

www.wtmlatinamerica.com

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque