quinta-feira, agosto 21, 2025
InícioBlog do DiárioEm edição revisada, e-book "Tendências Turí­sticas do Amanhã" retrata...

Em edição revisada, e-book “Tendências Turí­sticas do Amanhã” retrata as mudanças do turismo na era coronaví­rus

Gestão da saúde e a expansão da tecnologia são algumas das mudanças retratadas na obra

Edição do DIÁRIO com Agências

A Atout France lançou, em parceria com a startup Welcome City Lab, uma nova versão revisada do e-book “Tendências Turísticas do Amanhã”, que apresenta as tendências de inovação em viagens, com base na análise e evolução de estartups de turismo.

A obra dá um panorama das mudanças aceleradas pela pandemia de coronavírus e que deverão se consolidar de agora em diante, seja na expansão de novas tecnologias seja no reordenamento do modelo de gestão de pessoas até criação de novos serviços e reposicionamento na comunicação.

Confira a seguir 5 tendências analisadas pela obra.

CUIDAR E TRANQUILIZAR / Após meses de restrições a indústria do turismo enfrenta um novo desafio: cuidar e proteger os viajantes. Para qualquer profissional da indústria do turismo, é fundamental implementar medidas sanitárias que tranquilizem o viajante. As viagens provavelmente retomarão seu rumo assim que a crise terminar, mas as pessoas terão experiências de viagens diferente porque algumas medidas sanitárias vieram para ficar.

FIGITALIZAÇíO /A crise da saúde acelerou a digitalização. A questão que permanece é se as experiências virtuais substituirão para sempre os encontros face a face. Os especialistas acreditam que a tendência é a denominada “figitalização”, onde se misturam o presencial e o virtual. Embora as condições atuais não estejam prontas para se tornarem híbridas, os viajantes continuarão a combinar experiências tanto no mundo virtual quanto no presencial.

BAIXA TECNOLOGIA /Esta crise de saúde sem precedentes revelou a fragilidade dos ecossistemas urbanos na França e no resto do mundo e nos fez refletir sobre a busca por um estilo de vida mais sustentável. Vamos tentar desligar o celular por um instante e nos deixar levar por um ritmo mais lento, olhando os arredores com os próprios olhos. Isso não significa que a tecnologia deva estar ausente, mas essa tendência está comprometida com um uso mais consciente e menos impactante.

GAMIFICAÇíO E IMERSíO VIRTUAL / Muitas vezes esquecemos que a viagem começa com um sonho e a busca do prazer. A gamificação e a imersão virtual são ótimas maneiras de melhorar a experiência do turista, agregando elementos divertidos e até oníricos. Levando em consideração a ascensão dos esportes eletrônicos, é hora de nos interessarmos ainda mais pelo impacto dos videogames e das experiências digitais imersivas no turismo. Além disso, é uma boa forma de aproximar o público mais jovem de temas históricos e culturais.

ONDE TESTAR RAPIDAMENTE E BEM? CIDADES, SEMENTES DA INOVAÇíO!
Agora que também vivemos uma emergência climática, tornou-se essencial testar novas soluções para novas práticas turísticas, culturais e recreativas (novos tipos de restaurantes, alojamentos etc.) e obter resultados rapidamente. Um feedback lento e incerto não é mais suficiente. Temos que agir rápido.
As áreas urbanas são ideais por 3 razões:
1.    A densidade da oferta e a presença de players chave permitem o desenvolvimento de soluções inovadoras e a procura de parceiros estratégicos com maior facilidade;
2.    A importância e regularidade dos fluxos turísticos permitem um retorno mais rápido do investimento;
3.    Os serviços urbanos 24 horas oferecem uma experimentação mais ampla.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque