Em prol da divulgação dos Jogos Mundiais Indígenas (JMI), a Embratur e o Ministério do Esporte firmaram parceria. Os jogos, previstos para setembro, entrarão no calendário de ações de promoção do Brasil como destino turístico de 2015 e serão destaque na Fitur (Feira Internacional de Turismo), marcada para janeiro na Espanha e nas demais ações previstas até agosto.
Ricardo Cappelli, secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, disse que os jogos são mais que um espetáculo, eles contribuem também para a afirmação da identidade cultural indígena. “O sucesso da Copa do Mundo já demonstrou nossa capacidade de realizar grandes eventos esportivos. Os jogos indígenas reafirmam o Brasil como um país preocupado com a sustentabilidade e respeito ao meio ambiente e diversidade étnica”, completou.
O presidente da Embratur, Vicente Neto, afirmou que a parceria ajuda a consolidar os eventos esportivos como importante plataforma do turismo. “Além de valorizar a riqueza cultural dos povos indígenas, os jogos ajudarão a promover outros segmentos do turismo como o ecoturismo e o turismo de aventuras”, disse. Para ele, o torneio, com competições típicas como a corrida de toras e o futebol de cabeça (xikunahati), é também uma forma de mostrar a diversidade do Brasil.
Veja também as mais lidas do DT
AV