A 33ª edição do Encatho & Exprotel foi iniciada com a presença das autoridades locais e da hotelaria do Sul do Brasil, além de prestar homenagens à personalidades da hotelaria brasileira. Confira!
Por Caroline Figueiredo, de Florianópolis*
Na noite desta terça-feira, 26, aconteceu a abertura oficial do Encatho (Encontro Catarinense de Hoteleiros) & Exprotel (Feira de Produtos e Serviços para Hotéis), no Centro Sul, em Florianópolis-SC.
O evento, que acontece até o dia 28, reúne todo o setor hoteleiro do Sul do Brasil e promove capacitação, networking, oportunidades de negócios, além de apresentar novos produtos e serviços para os hotéis.
Veja também as mais lidas do DT
O DIÁRIO é mídia convidada do Encatho & Exprotel.
Principais falas das autoridades
“É uma honra recebê-los na 33ª edição da Encatho. Há anos, aguardamos esse evento, porque ele nos mostra que está tudo bem. Que podemos novamente mostrar o jeito catarinense de bem receber”, afirmou Rui Schürmann, diretor-presidente da ABIH-SC.
“É uma sensação do estado inteiro esse reaquecimento do setor hoteleiro, Graças a Deus, porque nos últimos anos nós sofremos muito. Por isso a ABIH idealizou este evento: Para suprir as necessidades hoteleiras. Esta é a nossa missão. Evento repleto de conhecimento, necessário para os nossos negócios, para que possamos enfrentar os novos desafios. Aproveitem, obrigado! ”
Leandro Ferrari Lobo, Presidente do Conselho Estadual de Turismo, prosseguiu: “O nosso trabalho não foi em vão. Vocês são a porta de entrada do turismo. No meu setor, que é o setor náutico, sempre falo: “ou você nada a braçado ou você morre afogado. ” Então, agradeço ao trade pelo trabalho para que a gente retornasse o mais breve possível o turismo de Santa Catarina”.
Manoel Cardoso Linhares, presidente ABIH Nacional, e conhecido carinhosamente como “o baixinho do turismo”, pontuou: “Para mim é uma honra participar mais uma vez do maior encontro da hotelaria nacional do país, o Encatho & Exprotel, promovidos a 33 anos pela ABIH-SC. Hoje, devido à grande parte do trabalho e dedicação de muitos dos senhores aqui presentes, estamos retomando o patamar de 2019”.
“É das grandes crises que nascem também as grandes oportunidades. Hoje, o brasileiro passa a dar valor mais ao seu Estado”, disse o presidente, que citou pontos turísticos das regiões do Brasil e completou: “Nestes doia dias de Encatho, estaremos trabalhando duro para apoiar a hotelaria e avançar ainda mais nos nossos pleitos. Muito obrigado e bons negócios a todos. ”
Vini De Luca, Superintendente do Turismo de Florianópolis: “Somos já há muito tempo a 2ª cidade brasileira que mais recebe turistas estrangeiros. Estamos há muito tempo entre as dez cidades mais visitadas do Brasil. Recebemos anualmente milhões de pessoas em nossa cidade. Além das belas praias, somos também uma cidade de tecnologia e de eventos”, lembrou, com orgulho.
“A cidade permanece aberta à todos aqueles que queiram conhecer a cidade, com novas rotas aéreas, atendendo a novos destinos. Com a pandemia, uma nova Floripa surgiu, mais cosmopolita e contemporânea. Aeroporto novo, ponte nova, novo Largo da Alfândega, novo prédio da Alfândega. Várias fantours realizadas”, citou.
“Que venham mais 33 edições do Encatho! Parabéns ABIH, ABIH Nacional, Santa Catarina e Floripa por essa resiliência!”, finalizou.
Henrique Matos Maciel, em nome do governador Carlos Moisés da Silva: “É uma honra poder participar da minha primeira Encatho. É uma honra poder trabalhar com o turismo e participar do evento com pessoas que também trabalham pelo turismo”, declarou, emocionado.
“2022 é o marco da retomada. O turismo é o novo agro, é o vetor econômico, é paixão. E ninguém mais do que eu, que sou da cidade de Praia Grande-SC, que é comparada com o Novo México, sabe o quanto isso pode transformar a economia de uma cidade”, explicou.
“E nessa missão pelo desenvolvimento do turismo do estado, a nossa parceria para todo o trade turístico, para que seja promovido o turismo de Santa Catarina”, finalizou Henrique.
Homenagens
Na sequência, foram entregues alguns prêmios em reconhecimento ao trabalho dos homenageados no turismo.
Nesta edição, quem recebeu o prêmio Maria Helena Petry Makowiecky, pelos serviços prestados para o desenvolvimento do turismo e da hotelaria em Santa Catarina, é exatamente a hoteleira que dá nome ao prêmio: Sra. Maria Helena Petry Makowiecky, conhecida como Leninha.
A personalidade masculina que recebeu o prêmio João Eduardo Amaral Moritz foi Rogério Silveira.
A ABIH-SC também prestou homenagens como menção honrosa:
A primeira homenagem foi póstuma e direcionada ao ex-presidente da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do estado de Santa Catarina, que faleceu no início de 2022: o hoteleiro Estanislau Bresolin. Para receber a homenagem, sua filha, Flávia Dell Antônio, subiu ao palco.
A próxima homenagem foi para o hoteleiro Ranieri Moacir Bertoli, que conduz o hotel 7 Ilhas, em Jurerê. A entrega do prêmio foi feita pelo Presidente do Conselho Deliberativo da ABIH-SC, Osmar José Vailatti.
A homenagem seguinte foi para o Diretor-presidente da ABIH-SC, Rui Schurmann, e o Presidente do Conselho Deliberativo, Osmar Vailatti. A premiação foi entregue pelo presidente da ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Evandro Novak.
Para finalizar a série de homenagens, a ABIH-SC reconheceu a competência de um fornecedor do segmento de hotelaria: Julio Consentino, Diretor Executivo e sócio da RENTV. Ele foi homenageado pelo presidente da ABIH-SC, Rui Schürmann.
Cortejo e descerramento da fita
Por fim, a Corte Imperial da Festa do Divino Espirito Santo de Santo Amaro da Imperatriz foi à frente do palco e conduziu o cortejo até o corte da fita, que marcou a abertura da feira.
Bons números na retomada
Vale lembrar que o evento, que acontece pela primeira vez após dois anos de pandemia, apresenta bons números: 51 expositores e mais de 40 palestras programadas. De acordo com a organização, desde julho, a área da Exprotel já tinha sido 100% comercializada.
*A repórter Caroline Figueiredo viaja à Florianópolis-SC a convite do Encatho & Exprotel para cobertura do evento.