EXCLUSIVO: Topázio Neto, Prefeito de Florianópolis, fala ao DIÁRIO

Em entrevista exclusiva ao DIÁRIO, o Prefeito de Florianópolis falou sobre as ações para o desenvolvimento turístico da capital catarinense. Confira!

Por Caroline Figueiredo, de Florianópolis*


Um pouco antes da abertura da feira de hotelaria Encatho & Exprotel, que acontece de 26 a 28 de junho em Florianópolis-SC,  o DIÁRIO teve um encontro com Topázio Silveira Neto, prefeito da cidade que recebeu a repórter Caroline Figueiredo em seu gabinete para uma entrevista exclusiva.

Topázio, que é natural de Florianópolis, assumiu o cargo executivo em 31 de março de 2022. Ele era vice de Gean Marques Loureiro, que deixou o posto para se candidatar à governador do Estado.

Nesta entrevista exclusiva Topázio falou sobre temas importantes, como Cidades Criativas, Investimentos Públicos e Infraestrutura tanto para turistas quanto para os moradores e geração de novos empregos no setor. Confira a seguir a entrevista completa:

DIÁRIO – Florianópolis é considerada pela Unesco como uma das Cidades Criativas, o senhor pode falar sobre isso?

Topázio: Bom, na realidade Florianópolis foi escolhida há mais ou menos 8 anos pela Unesco como cidade criativa na área da gastronomia. Florianópolis foi escolhida na gastronomia em função de um trabalho grande que foi feito na cidade ao longo desses anos; a cidade está cada vez mais envolvida nesse tema. Hoje, nós trabalhamos os selos, cidade criativa Unesco gastronomia em toda área de turismo voltado a vários restaurantes, bares e etc. E vamos explorar cada vez mais!

Não só pela gastronomia de maneira geral, mas por exemplo pela ostra de Florianópolis, já que hoje Florianópolis é o maior produtor brasileiro de ostra. Produz quase 95% de toda ostra no Brasil. Então, é um selo que é muito interessante pra cidade e dá um trabalho grande pra manter porque você tem que estar sempre se atualizando, capacitando as pessoas mas que nos orgulhamos muito.

DIÁRIO Qual a importância do turismo para o município de Florianópolis em termos de investimento público?

Topázio: Florianópolis há muitos anos teve no turismo e tem no turismo uma das suas principais fontes de arrecadação e geração de emprego e renda. Nós recebemos milhares de turistas todos os anos e é a segunda cidade brasileira mais procurada pelo turista estrangeiro, por conta, obviamente, dos turistas do cone sul, Argentinos, Uruguaios, Paraguaios. Estamos nos consolidando ao longo do tempo como um destino turístico que nós chamamos de destino turístico inteligente, por diversas características da cidade. Os últimos dez ou quinze anos começamos a unir o turismo com tecnologia e hoje a tecnologia é um dos três pilares da cidade junto com turismo e a prestação de serviço, o que mantém a cidade em termos de arrecadação de impostos municipais. O turismo é a segunda fonte arrecadadora de impostos municipais. Mas o turismo é a atividade econômica que mais emprega pessoas aqui. Toda área de bar e restaurante, hotéis, serviços emprega muita gente na cidade e a gente tem um trabalho forte não só pelas belezas naturais mas, por exemplo no turismo de eventos. Temos um Centro de Convenções – o Centro Sul. Se formos somar, todas as diárias de pessoas que vêm à cidade superamos as 700mil diárias anuais. Contabilizando, se uma pessoa ficar três dias então superamos as 700mil diárias anuais de pessoas que vêm de fora e ficam na cidade. Então esse é um movimento absurdo que ajuda na arrecadação da geração de emprego e renda.

Estamos nos consolidando ao longo do tempo como um destino turístico que nós chamamos de destino turístico inteligente, por diversas características da cidade.

DIÁRIO – A prefeitura de Florianópolis tem um plano de preservação e manutenção dos pontos turísticos da cidade?

Topázio – Quando a gente fala de turismo em Florianópolis falamos obviamente de turismo de evento, de turismo de negócio e de turismo de contemplação. As pessoas que vêm pra aproveitar as belezas naturais da cidade. Florianópolis tem quase 60% da sua área como área de preservação permanente. Temos 14 unidades de conservação municipal que são partes municipais tombadas pela prefeitura e os pontos que nós chamamos de contemplação, são aqueles onde as pessoas podem observar a natureza e a cidade. Todos estão passando nesse momento por uma grande reforma, uma grande requalificação a exemplo de um dos mais famosos que é o mirante da Lagoa da Conceição. No ano de inauguração foi visitada por quase 1 milhão de pessoas e é um cartão postal da cidade que muito nos orgulha e que traz muita gente pra cidade.

DIÁRIO – Existem incentivos para a população da ilha aproveitar também o turismo?

Topázio – Começamos esse ano uma campanha forte de incentivo ao turismo local, pessoas que moram na cidade que podem aproveitá-la em qualquer época do ano. Lançamos um edital buscando empresas que queiram dar desconto a quem mora na cidade. Trata-se do famoso programa que tem em todo lugar do mundo, e que em Florianópolis após o lançamento nos surpreendemos com a procura por empresas locais oferecendo descontos, serviços e produtos. Passamos  de 60, 70 estabelecimentos que oferecem descontos à população.

São produtos e serviços para quem mora em Florianópolis, movimentando os estabelecimento o ano inteiro e dando ao morador local a possibilidade de fazer turismo em sua própria cidade. As pessoas, às vezes moram aqui e fazem turismo fora de Floripa e esquecem de conhecer a própria cidade e esse programa é bastante exitoso graças ao trabalho da nossa Secretaria de Turismo.

Florianópolis, capital da inovação

DIARIO Além de prefeito o senhor também é empreendedor e foi um dos grandes empregadores aqui de Florianópolis. Como pretende continuar fazendo diferença na vida das pessoas agora aqui na prefeitura com a geração de novos empregos?

Topázio – Isso que é interessante, porque na saída da Pandemia, muita gente perdeu o emprego. Florianópolis e o Estado inteiro! Muitos empregos foram perdidos no ano passado em 2021. Nós lançamos pela Prefeitura o que nós chamamos de Floripa mais empregos. Trata-se de uma programa da prefeitura, uma plataforma na internet, onde a gente conecta todas as entidades que oferecem curso de capacitação, as empresas que estão procurando profissionais e as pessoas que procuram emprego ou capacitação. Nós fizemos isso em parceria com a Federação das Indústrias que cedeu o portal pra prefeitura, e colocamos lá todas as nossas oportunidades de capacitação conveniadas com diversas entidades. O ano de 2021, pela primeira vez na história, Florianópolis foi a cidade catarinense que mais gerou empregos com carteira assinada. E note que nós nem somos a maior cidade do Estado, geramos mais emprego que Joinville. A gente reforça obviamente que isso é função da iniciativa privada –  que voltou a crescer na cidade – mas também pelos incentivos que a prefeitura deu pra que as atividades retornassem e o incentivo que nós demos para que as pessoas se capacitassem, procurassem recolocação etc.

O ano de 2021, pela primeira vez na história, Florianópolis foi a cidade catarinense que mais gerou empregos com carteira assinada. E note que nós nem somos a maior cidade do Estado, geramos mais emprego que Joinville.

O setor de tecnologia hoje é uma grande empregador em Florianópolis e junto com setor de turismo têm muitas vagas em aberto. Vamos lançar agora no mês de agosto um novo programa focado no setor de tecnologia que chama Floripa mais TEC que é a construção de uma plataforma, uma jornada de formação do jovem em um profissional de tecnologia que começa lá com doze ou treze anos na escola municipal e vai dando a ele oportunidade de se capacitar na área de tecnologia e em diversos segmentos até que ele faça dezoito anos, e que ele possa estar buscando oportunidades na área de tecnologia. A prefeitura vai ajudar num programa junto com Senai, junto com a Federação das Indústrias, junto com a Associação de Empresa e Tecnologia e o Sebrae; vamos propiciar essas capacitações e treinamentos que começam agora em agosto em um investimento de mais de três milhões da prefeitura pra colocar a plataforma no ar.


*A repórter Caroline Figueiredo viajou a convite da Encatho & Exprotel para a cobertura do evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT

Atendimento Comercial