Encatho & Exprotel: Gabriela Otto palestra e cativa participantes

No 3º dia do Encatho & Exprotel, Gabriella Otto falou como aumentar a visibilidade e lucratividade dos hotéis e deu dicas preciosas e assertivas para que isso ocorra.

Por Caroline Figueiredo, de Florianópolis-SC*

A palestra de abertura doEncatho & Exprotel na manhã desta quinta-feira (28) ficou a cargo de Gabriela Otto, consultora da GO Consultoria e Leader Coach (Personal e Professional) pela Sociedade Brasileira de Coaching, com ampla experiência em redes hoteleiras muito conhecidas.

Com o tema “Como aumentar a visibilidade e lucratividade do seu hotel”, Gabriela apresentou cinco aspectos para que os hoteleiros reflitam e aprimorem para melhorar a performance de seus hotéis, principalmente em um cenário “phygital” (físico e digital). A sala teve participação em peso dos visitantes.

São eles: Análise de Dados, Assertividade na Precificação, Qualidade na Distribuição, Otimização dos Acordos Corporativos, Marketing Estratégico e Comprometimento Vertical..

“A profissionalização de hotelaria tem que passar por coisas básicas do negócio, como a precificação correta, por exemplo”, disse Gabriela.

Gabriela Otto, no palco do Encatho & Exprotel 2022, em Florianópolis-SC, explica aos presentes o estudo apresentado no projetor.
Gabriela Otto fala aos presentes no Encatho & Exprotel 2022. (Foto: Caroline Figueiredo para o Diário do Turismo).
Aspectos importantes para a hotelaria

A consultora lembrou ainda da importância da análise de dados, que atualmente tem alternativas mais acessíveis e baratas e atendem pequenos empreendimentos, como pousadas. Ás vezes, a resposta está “dentro de casa ”.

“O que você tem de informação? ”, levantou a questão.

“A hotelaria não é mais para amadores. A gente tem que aprender a surfar esse negócio”, orientou.

Gabriela também trouxe um estudo da Cornwell University, nos Estados Unidos, que mostrou a importância da precificação correta para os hotéis. A conclusão do estudo foi que “em qualquer tempo, os preços relativamente baixos em relação aos concorrentes não estimulam a demanda suficiente para gerar receitas mais altas. “

Sobre isso, Gabriela complementou: “Tem que ter coerência o posicionamento de marca com o preço. O nosso objetivo esse ano é ter a diária média acima da inflação. ”
Outra dica preciosa que Gabriela compartilhou é manter a Integridade Tarifária do seu hotel.

“Quem vem por preço, por preço vai embora. Quem vem por valor, fica. Vamos valorizar o cara que está disposto a pagar o seu preço. É preciso identificar quem vem pelo preço e vai embora, e o que vem pelo valor do seu hotel” .

Ter um Índice de conversão (quantidade de clientes que entram em contato com o hotel x quantidade de reservas realizadas), também é importante, segundo a Gabriela Otto.
Investimento em Marketing Profissional e Comprometimento vertical também são essenciais.

No caso do Comportamento Vertical, o profissional de vendas, os Revenue Managers (ou melhor, os Profit Managers), garantindo margens saudáveis, e o gerente-geral do hotel, que “dá o tom” do empreendimento, é fundamental para uma melhor visibilidade e lucratividade do hotel.

Para finalizar, a consultora disse: “Como eu costumo dizer: O mercado continua COM você, SEM você ou APESAR de você. Então, meus amigos, vamos colocar o nosso tênis de corrida para essa caminhada que só começou, mas é totalmente possível”.


*A repórter Caroline Figueiredo viaja à Florianópolis-SC a convite do Encatho & Exprotel para cobertura do evento.

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