Por Marcos J. T. Oliveira, repórter freelancer do DT
O trade turístico brasileiro prestigiou o II Encontro dos Profissionais do Turismo com Cristina Lira. Criado há cinco anos pela jornalista Cristina Lira, o evento tornou-se itinerante e, hoje, acontece nas principais capitais brasileiras e em alguns festivais de turismo. Na programação do Festuris 2015 já é o segundo ano. O almoço aconteceu no restaurante do Hotel Lagheto do Lago Negro e contou com a presença da sócia-diretora Marta Rossi, a secretária de turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, da presidente do Emprotur (Empresa Potiguar de Turismo), Ana Costa, agentes de viagens, operadores e profissionais de imprensa.
Os palestrantes do encontro foram os empresários o Adonai Aires Arruda Filho, diretor da BWT Opperadora de Curitiba, eAndré Portela, diretor da Nova Operadora de Recife. Adonai abordou o tema: Vender Turismo é o Nosso Negócio”, onde falou sobre a empresa no contexto familiar, que possui mais de 10 negócios e 6000 funcionários, identificando o diferencial competitivo para conquistar clientes. “Trabalhar numa empresa familiar não quer dizer que o negócio não deva ser profissional”, pontuou Arruda em sua apresentação. Já Portela fez alguns apontamentos sobre a crise e como devemos nos comportar. Sob o título “Mantenha o seu negócio positivo em um ano negativo”, o executivo pernambucano convidou os presentes a não desanimarem. “Se muitas empresas acabaram neste momento de crise é porque já não estavam bem antes“, disse André no Hotel Lagheto.
Veja também as mais lidas do DT
Marta Rossi comentou no discurso de abertura que o evento é uma forma de agregar conteúdo à programação do Festuris, que a cada ano cresce naturalmente. “A Cristina Lira é uma empreendedora e hoje o encontro, que começou com o nome Belas, é realizado em várias cidades e eventos, um sinal de que seu nome tem uma grande capilaridade no mercado do turismo. Eu mesma já fui palestrante no encontro de Natal e fiquei muito contente. Recebê-la pela segunda vez é continuidade de um bom trabalho”, pontuou Rossi.
Rosa Volk, secretária de turismo de Gramado também esteve presente para representar o governo municipal. “Tudo o que Gramado tem de resultado espontâneo na imprensa mundial e em todos os continentes devemos à Rossi & Zorzanello, pois eles fazem um trabalho belíssimo de promoção do Festuris. Nossa cidade só ganha com a parceria entre a Prefeitura de Gramado e a empresa organizadora de eventos. Gostaria de pontuar que nós temos um trabalho constante de promoção do destino especialmente em praças como Sudeste e Nordeste, além de construirmos uma agenda de participação nas principais feiras de turismo no Brasil e exterior“, citou Rosa em conversa com o DIÁRIO.
Questionada se a cidade recebe muitas delegações de municípios para compreender como funciona uma prefeitura que inseriu o turismo no ensino público, Rosa disse que sim. “É um trabalho permanente durante o ano. A Prefeitura de Gramado recebe muitas comitivas, especialmente algumas organizadas pelo Sebrae, nosso parceiro. Fazemos questão de contar nossa experiência. O turismo já responde por 85% do PIB do município e é um trabalho que começou em 1973 com a implantação de uma disciplina de turismo na grade curricular das escolas públicas locais“, citou a secretária de Turismo de Gramado.
“Participamos de muitos eventos no Brasil. O Encontro da Cristina é uma oportunidade para networking. Atualmente conseguimos bastantes resultados para o turismo do Rio Grande do Norte, pois estávamos fora das prateleiras das agências e operadoras. O governo atual tem conseguido bons resultados e conquistando a confiança do trade potiguar novamente. Recentemente conquistamos três voos internacionais, para Buenos Aires, Milão e Praia, em Cabo Verde. Para você ter ideia, o de Milão é um fretamento entre Fortaleza e a cidade italiana, agora vai descer em Natal“, comentou Ana Costa, do Emprotur, ao DIÁRIO.