Encontro dos Profissionais de Turismo acontece em Gramado (RS)

Continua depois da publicidade

Por Marcos J. T. Oliveira, repórter freelancer do DT

O trade turístico brasileiro prestigiou o II Encontro dos Profissionais do Turismo com Cristina Lira. Criado há cinco anos pela jornalista Cristina Lira, o evento tornou-se itinerante e, hoje, acontece nas principais capitais brasileiras e em alguns festivais de turismo. Na programação do Festuris 2015 já é o segundo ano. O almoço aconteceu no restaurante do Hotel Lagheto do Lago Negro e contou com a presença da sócia-diretora Marta Rossi, a secretária de turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, da presidente do Emprotur (Empresa Potiguar de Turismo), Ana Costa, agentes de viagens, operadores e profissionais de imprensa.

Convidados durante o II Encontro de Porfissionais de Turismo com Cristina Lira no Hotel Lagheto Gramado
Convidados durante o II Encontro de Porfissionais de Turismo com Cristina Lira no Hotel Lagheto Gramado

Os palestrantes do encontro foram os empresários o Adonai Aires Arruda Filho, diretor da BWT Opperadora de Curitiba, eAndré Portela, diretor da Nova Operadora de Recife. Adonai abordou o tema: Vender Turismo é o Nosso Negócio”, onde falou sobre a empresa no contexto familiar, que possui mais de 10 negócios e 6000 funcionários, identificando o diferencial competitivo para conquistar clientes. “Trabalhar numa empresa familiar não quer dizer que o negócio não deva ser profissional”, pontuou Arruda em sua apresentação. Já Portela fez alguns apontamentos sobre a crise e como devemos nos comportar. Sob o título “Mantenha o seu negócio positivo em um ano negativo”, o executivo pernambucano convidou os presentes a não desanimarem. “Se muitas empresas acabaram neste momento de crise é porque já não estavam bem antes“, disse André no Hotel Lagheto.

Veja também as mais lidas do DT

Marta Rossi, sócia-diretora da Rossi & Zorzanello
Marta Rossi, sócia-diretora da Rossi & Zorzanello

Marta Rossi comentou no discurso de abertura que o evento é uma forma de agregar conteúdo à programação do Festuris, que a cada ano cresce naturalmente. “A Cristina Lira é uma empreendedora e hoje o encontro, que começou com o nome Belas, é realizado em várias cidades e eventos, um sinal de que seu nome tem uma grande capilaridade no mercado do turismo. Eu mesma já fui palestrante no encontro de Natal e fiquei muito contente. Recebê-la pela segunda vez é continuidade de um bom trabalho”, pontuou Rossi.

Rosa Volk, secretária de turismo de Gramado também esteve presente para representar o governo municipal. “Tudo o que Gramado tem de resultado espontâneo na imprensa mundial e em todos os continentes devemos à Rossi & Zorzanello, pois eles fazem um trabalho belíssimo de promoção do Festuris. Nossa cidade só ganha com a parceria entre a Prefeitura de Gramado e a empresa organizadora de eventos. Gostaria de pontuar que nós temos um trabalho constante de promoção do destino especialmente em praças como Sudeste e Nordeste, além de construirmos uma agenda de participação nas principais feiras de turismo no Brasil e exterior“, citou Rosa em conversa com o DIÁRIO.

Rosa Volk, secretária de turismo de Gramado (RS)
Rosa Volk, secretária de turismo de Gramado (RS)

Questionada se a cidade recebe muitas delegações de municípios para compreender como funciona uma prefeitura que inseriu o turismo no ensino público, Rosa disse que sim. “É um trabalho permanente durante o ano. A Prefeitura de Gramado recebe muitas comitivas, especialmente algumas organizadas pelo Sebrae, nosso parceiro. Fazemos questão de contar nossa experiência. O turismo já responde por 85% do PIB do município e é um trabalho que começou em 1973 com a implantação de uma disciplina de turismo na grade curricular das escolas públicas locais“, citou a secretária de Turismo de Gramado.

Ana Costa, presidente do Emprotur (Empresa Potiguar de Turismo).
Ana Costa, presidente do Emprotur (Empresa Potiguar de Turismo).

Participamos de muitos eventos no Brasil. O Encontro da Cristina é uma oportunidade para networking. Atualmente conseguimos bastantes resultados para o turismo do Rio Grande do Norte, pois estávamos fora das prateleiras das agências e operadoras. O governo atual tem conseguido bons resultados e conquistando a confiança do trade potiguar novamente. Recentemente conquistamos três voos internacionais, para Buenos Aires, Milão e Praia, em Cabo Verde. Para você ter ideia, o de Milão é um fretamento entre Fortaleza e a cidade italiana, agora vai descer em Natal“, comentou Ana Costa, do Emprotur, ao DIÁRIO.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade