Objetivos do Encontros à Francesa é a aproximação comercial, entre fornecedores franceses e o trade nacional, ampliar a oferta e difundir o turismo de imersão
por Cecília Fazzini – especial para o DIÁRIO
Evento anual realizado pela Atout France, agência de desenvolvimento turístico da França, acontece de 27 a 29 de fevereiro próximo, em sua terceira edição integralmente online, desde a pandemia. Para o encontro já está confirmada a participação de 120 compradores nacionais, entre agentes de viagens e operadoras turísticas. Caroline Putnoki, diretora América do Sul do órgão de promoção do destino, trabalha com a expectativa de dobrar a adesão, uma vez que as inscrições para o agendamento das reuniões se encontram abertas no link:encontrosafrancesa.com
Veja também as mais lidas do DT
Fornecedores e parceiros
Outro recorde do ‘Encontros à Francesa’ destinado aos buyers de todo o Brasil é o número de fornecedores que, de acordo com a diretora do Atout France, somam 30 empresas, que incluem nomes como Air France/KLM, hotéis, receptivos locais (DMC) e destinos inusitados na apresentação ao trade brasileiro. Entre as localidades, que fazem o avant premier ao mercado de intermediação de viagem do País, estão Antibes Juan Les Pins na Côte D´Azur e Biarritz; nomes relacionados ao entretenimento como Château de Chantilly e Cité du Vin, além dos centros de esqui, atualmente com acentuada demanda por parte do brasileiro. “O objetivo do evento é apresentar a França ao viajante muito além de Paris, para intensificar a experiência e apresentar localidades ainda pouco conhecidas”, acentua Putnoki.
França Sustentável
Em 2024 o evento, que une as pontas de vendedores de produtos e serviços turísticos da França com compradores brasileiros ganha dimensão maior por tratar-se do ano das Olimpíadas, que serão realizadas em Paris, de 26 de julho a 11 de agosto. “Isso cria um clima de maior procura e otimismo dos negócios que têm o destino como alvo”, sintetiza ela. Os brasileiros já ocupam a 5ª. posição nas compras de tickets dos jogos olímpicos.
Para a dirigente, o mercado internacional para os brasileiros enfrenta tempos de alta competitividade, com o viajante querendo conhecer tudo, em todas as partes. A França aposta em sua vertente de destino sustentável e que promove um encontro mais efetivo do turista com a natureza, a exemplo das viagens de bicicleta, que se difundem no território francês.
Em busca do inusitado
O mercado emissivo se mostra muito convidativo para a França, na avaliação da executiva, por conta do crescente interesse do turista do Brasil em explorar inusitadas opções, antes mais restritas e com pacotes clássicos concentrados em Estados Unidos e Europa em geral. Tal movimento faz com que o brasileiro ocupe a terceira posição no ranking de viajante de longa distância, perdendo nos ingressos registrados na França apenas para os viajantes dos Estados Unidos e Canadá, o que anima ainda mais a networking. “E os asiáticos se retraíram e buscam menos os embarques rumo à Europa, o que aumenta o interesse dos fornecedores e valoriza ainda mais a intenção do brasileiro de percorrer as localidades alternativas da França”, considera a diretora do Atout France.
Voos regionais na mira
Também sobre o fluxo aéreo favorável para a França, Putnoki ressalva o retorno do patamar de 2019, um outro ponto que estimula as perspectivas de crescimento no número de visitantes brasileiros. Manuel Flahault, diretor geral América do Sul da Air France/KLM adianta que o crescimento de 15% no exercício passado, comparado a 2022 já reequilibram os níveis de antes da pandemia. Mas avisa que não constam dos planos da companhia aumentar frequências – hoje são 2 voos diários, a partir de São Paulo; 1 voo/dia, do Rio e Fortaleza 3 vezes por semana. A estratégia para 2024, segundo ele, é aprimorar a experiência à bordo, com melhorias no conforto nas classes business e econômica da aeronave. Até 2026, o projeto é descentralizar os voos, que atualmente convergem para o Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle. A meta é minimizar o tempo de movimentação dos passageiros e incrementar as rotas regionais, criando facilidades para o acesso a destinos diversos dentro da França.
Tradição em fatias
Na tarde desta terça-feira (30), na sede da Atout France, em São Paulo foi a vez de compartilhar com operadores e agentes de viagens convidados a Galette des Rois. A tradição de comer a torta típica, que na França se estende por todo o mês de janeiro, guarda relação com o registro do cristianismo que marca a visita dos Reis Magos a Jesus recém-nascido, (dia 6 de janeiro no calendário).
Caroline Putnoki, diretora América do Sul do Atout France conta que a prática é compartilhar com familiares e amigos a torta do tipo mil folhas, com recheio de um creme suave de amêndoas, que guarda alguns brindes em seu interior. Quem tiver a sorte de pegar o pedaço, com essa espécie de amuleto, é condecorado com a coroa de rei ou rainha, conforme do gênero do agraciado, que indica entre os presentes, na oportunidade, o seu par.
LEIA TAMBÉM:
Atout France atualiza ferramenta para capacitação online oferecida ao trade