A Agência Nacional Italiana de Turismo (ENIT) promoveu nesta segunda-feira (22), em São Paulo, uma palestra com representantes das regiões de Sicília e Gênova, capital da Ligúria. A palestra apresentou as atrações e algumas novidades para as duas regiões.
Estavam presentes, entre outros representantes, Paola Casubolo, CEO do turismo de Gênova, Salvatore Constanzo, diretor da ENIT para a América Latina, e Stefano Dolcino, responsável pelo desenvolvimento e promoção do turismo de Gênova.
Para Gênova, além de atrações culturais como os mais de 20 museus que a cidade abriga, os palestrantes chamaram a atenção para as belas paisagens naturais e para a possibilidade de contato mais direto com a população genovesa, já que a cidade não é um destino turístico tão comum como outros na Itália. Gênova conta com Pontos de Informação Turística em vários idiomas.
![]() |
Segundo Paola, Gênova está em um ponto estratégico para quem quer visitar o norte da Itália |
Perguntada pelo DIÁRIO sobre as novidades que o turista que vai à Gênova pode esperar, Paola Casubolo destacou a abertura de palácios ao público, entre maio e junho do ano que vem. “São edifícios, estruturas ricas do ponto de vista arquitetônico que hoje abrigam bancos, famílias, mas que não podem ser visitados. É um caso extraordinário em que serão abertos ao público”, afirmou Paola. Em junho, foi feita uma prévia desse evento, que atraiu cerca de 35 mil visitantes. “A expectativa agora é que a abertura atraia mais visitantes ainda”, completou.
A segunda parte da palestra foi marcada pela apresentação da Sicília, especificamente o projeto “Typical Sicily”, concebido pelo comitê siciliano da União Nacional da Pro Loco Itália. O projeto tem como objetivo mostrar a ilha a partir de seu patrimônio imaterial, como festas tradicionais, religiosas e folclóricas; e o patrimônio material com a visita de bens culturais.
Para a realização do Typical Sicily, o programa atuará em diversas ações complementares, entre elas a passagem por rotas rurais e a promoção de empresas locais que produzem itens típicos.
Site da ENIT: www.enit.it/pt/




