Três perguntas para Amadeu Castanho diretor da Abrajet SP

Continua depois da publicidade

REDAÇÃO DO DT

Presidida pela jornalista Miriam Petrone, a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET-SP  vem passando por um processo de renovação e expansão do seu quadro de associados. Segundo seu diretor executivo, Amadeu Castanho, atualmente a entidade conta com 58 associados, que atuam na Capital e no Interior. ”Esse núnero representa quase 10% dos 518 jornalistas de turismo atualmente associados à ABRAJET em todo o País”, afirma Castenho em entrevista ao DIÁRIO.

¨”Embora tenhamos diversos associados trabalhando em publicações voltadas para o trade, o que é muito importante, a maioria absoluta dos jornalistas que fazem parte da ABRAJET-SP atua em publicações focadas nos consumidores finais’, disse Castanho ao DT. O DIÁRIO o entrevistou, confira:

Veja também as mais lidas do DT

 

 

DIÁRIO: O senhor assumiu recentemente a diretoria de novos projetos da ABRAJET-SP. Pode descrever quais os principais novos projetos?

AMADEU CASTANHO: Estamos trabalhando em diversas frentes. No momento, o nosso foco principal é o 33º Congresso da ABRAJET Nacional, que este ano acontecerá no estado de São Paulo e que, portanto, é da responsabilidade da nossa Seccional.

Estamos negociando patrocínios, apoios e parcerias para oferecer aos mais de 200 jornalistas esperados um evento de altíssima qualidade. Apesar da crise econômica, temos certeza de que faremos um evento à altura do nome da ABRAJET e da importância dos jornalistas de Turismo, que são o maior grupo de formadores de opinião do nosso mercado, exercendo um papel de importância capital ao influenciar e informar o público consumidor.

Dentro do âmbito da ABRAJET São Paulo, uma das frentes em que estamos trabalhando é na oferta de benefícios para os nossos associados nas suas atividades profissionais e de lazer, assim como na sua atualização e seu aperfeiçoamento profissional.

Já temos alguns convênios (advogados, psicólogos e descontos em restaurantes) e estamos negociando diversas outras parcerias que serão divulgadas em breve, oferecendo um amplo e diversificado leque de benefícios.

Outra é na aproximação dos nossos associados com as Assessorias de Imprensa que atuam no mercado de Turismo, de modo que elas possam conhecer melhor os nossos associados e os veículos de comunicação nos quais eles atuam, ao mesmo tempo que os jornalistas possam entender as necessidades de comunicação dessas Assessorias e seus respectivos clientes. Temos certeza de que essa aproximação será muito positiva.

Para isso, estamos convidando os jornalistas que trabalham com Turismo nas assessorias a se associarem à ABRAJET-SP e pretendemos criar um Grupo de Trabalho com foco específico.

 

DIÁRIO: Como a ABRAJET-SP se posiciona diante do atual contexto da economia e política brasileira?

AMADEU CASTANHO – O foco da entidade está no desenvolvimento do Turismo no nosso estado e no aprimoramento dos jornalistas que são nossos associados. A atual crise de confiança afeta gravemente a economia e impacta todo o mercado de Turismo, inclusive os jornalistas de turismo. Vemos com preocupação a aceleração da inflação e a diminuição do consumo e fazemos votos de que todos o país volte rapidamente à estabilidade e que a Economia volte a crescer.

DIÁRIO: Dentre os novos projetos existe o interesse da ABRAJET-SP em usar critérios mais técnicos para associar um jornalista?

AMADEU CASTANHO – Os critérios adotados pela ABRAJET em todo o país para a admissão de novos associados já são bem técnicos e específicos. São critérios que fazem parte dos nossos Estatutos e que por isso mesmo devem ser rigorosamente seguidos por todas as Seccionais da entidade.

De acordo com os nossos Estatutos, para poder se associar à ABRAJET através de qualquer uma das suas seccionais, o jornalista deve estar regularmente inscrito no Ministério do Trabalho e ainda comprovar um mínimo de doze meses de trabalho no mercado de Turismo antes da apresentação do pedido de associação. Vale ressaltar que quem se associa é o jornalista e não o veículo, empresa ou entidade em que ele trabalha.

O pedido é encaminhado para o Conselho de Ética de cada Seccional, acompanhado pelos comprovantes exigidos e só depois dele ser avaliado e aprovado é que o jornalista pode se associar. O nosso Conselho de Ética, que é formado por três jornalistas associados, segue rigorosamente todos os critérios exigidos pelos Estatutos da ABRAJET.

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade