Três perguntas para Amadeu Castanho diretor da Abrajet SP

REDAÇÃO DO DT

Presidida pela jornalista Miriam Petrone, a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET-SP  vem passando por um processo de renovação e expansão do seu quadro de associados. Segundo seu diretor executivo, Amadeu Castanho, atualmente a entidade conta com 58 associados, que atuam na Capital e no Interior. ”Esse núnero representa quase 10% dos 518 jornalistas de turismo atualmente associados à ABRAJET em todo o País”, afirma Castenho em entrevista ao DIÁRIO.

¨”Embora tenhamos diversos associados trabalhando em publicações voltadas para o trade, o que é muito importante, a maioria absoluta dos jornalistas que fazem parte da ABRAJET-SP atua em publicações focadas nos consumidores finais’, disse Castanho ao DT. O DIÁRIO o entrevistou, confira:

 

 

DIÁRIO: O senhor assumiu recentemente a diretoria de novos projetos da ABRAJET-SP. Pode descrever quais os principais novos projetos?

AMADEU CASTANHO: Estamos trabalhando em diversas frentes. No momento, o nosso foco principal é o 33º Congresso da ABRAJET Nacional, que este ano acontecerá no estado de São Paulo e que, portanto, é da responsabilidade da nossa Seccional.

Estamos negociando patrocínios, apoios e parcerias para oferecer aos mais de 200 jornalistas esperados um evento de altíssima qualidade. Apesar da crise econômica, temos certeza de que faremos um evento à altura do nome da ABRAJET e da importância dos jornalistas de Turismo, que são o maior grupo de formadores de opinião do nosso mercado, exercendo um papel de importância capital ao influenciar e informar o público consumidor.

Dentro do âmbito da ABRAJET São Paulo, uma das frentes em que estamos trabalhando é na oferta de benefícios para os nossos associados nas suas atividades profissionais e de lazer, assim como na sua atualização e seu aperfeiçoamento profissional.

Já temos alguns convênios (advogados, psicólogos e descontos em restaurantes) e estamos negociando diversas outras parcerias que serão divulgadas em breve, oferecendo um amplo e diversificado leque de benefícios.

Outra é na aproximação dos nossos associados com as Assessorias de Imprensa que atuam no mercado de Turismo, de modo que elas possam conhecer melhor os nossos associados e os veículos de comunicação nos quais eles atuam, ao mesmo tempo que os jornalistas possam entender as necessidades de comunicação dessas Assessorias e seus respectivos clientes. Temos certeza de que essa aproximação será muito positiva.

Para isso, estamos convidando os jornalistas que trabalham com Turismo nas assessorias a se associarem à ABRAJET-SP e pretendemos criar um Grupo de Trabalho com foco específico.

 

DIÁRIO: Como a ABRAJET-SP se posiciona diante do atual contexto da economia e política brasileira?

AMADEU CASTANHO – O foco da entidade está no desenvolvimento do Turismo no nosso estado e no aprimoramento dos jornalistas que são nossos associados. A atual crise de confiança afeta gravemente a economia e impacta todo o mercado de Turismo, inclusive os jornalistas de turismo. Vemos com preocupação a aceleração da inflação e a diminuição do consumo e fazemos votos de que todos o país volte rapidamente à estabilidade e que a Economia volte a crescer.

DIÁRIO: Dentre os novos projetos existe o interesse da ABRAJET-SP em usar critérios mais técnicos para associar um jornalista?

AMADEU CASTANHO – Os critérios adotados pela ABRAJET em todo o país para a admissão de novos associados já são bem técnicos e específicos. São critérios que fazem parte dos nossos Estatutos e que por isso mesmo devem ser rigorosamente seguidos por todas as Seccionais da entidade.

De acordo com os nossos Estatutos, para poder se associar à ABRAJET através de qualquer uma das suas seccionais, o jornalista deve estar regularmente inscrito no Ministério do Trabalho e ainda comprovar um mínimo de doze meses de trabalho no mercado de Turismo antes da apresentação do pedido de associação. Vale ressaltar que quem se associa é o jornalista e não o veículo, empresa ou entidade em que ele trabalha.

O pedido é encaminhado para o Conselho de Ética de cada Seccional, acompanhado pelos comprovantes exigidos e só depois dele ser avaliado e aprovado é que o jornalista pode se associar. O nosso Conselho de Ética, que é formado por três jornalistas associados, segue rigorosamente todos os critérios exigidos pelos Estatutos da ABRAJET.

 

 

Avatar
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Etnia Casa Hotel, de Trancoso (BA), reabre em 15 de julho com tecnologia em biossegurança

Tudo pronto para a reabertura. Após publicação de decreto de autorização, pela Prefeitura de Porto Seguro, a Etnia Casa Hotel retoma suas atividades em...

Conheça os  tipos de hóspedes do Intercontinental Cartagena de Índias. Um pode ser você!

Preservando as características internacionais da marca, o Intercontinental Cartagena de Índias – possui serviços e produtos que seduzem qualquer tipo de hóspede Por Paulo Atzingen...

Em live, Ministério do Turismo apresenta próximos passos do Programa Revive

Em uma live realizada nesta quinta-feira (09), o Ministério do Turismo, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Secretaria Especial...

Jornal DIÁRIO DO TURISMO tem novo slogan e anuncia novos colaboradores

Novidade que reforça o protagonismo do leitor integra a nova etapa do projeto de renovação editorial, explica o diretor de redação Paulo Atzingen  POR ZAQUEU...

Uma viagem intergaláctica com o astrônomo Emerson Perez (Exclusivo!)

15 ANOS DIÁRIOS - publicado dia 17 de fevereiro DE 2018 Perez acredita que as viagens interplanetárias ganharão impulso nas mãos de empresas privadas REDAÇÃO DO...

Emirates retomará voos para São Paulo a partir de 2 de agosto

A Emirates anunciou nesta quinta-feira (9) que retomará voos para São Paulo a partir de 2 de agosto. Outros cinco destinos serão adicionado à...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias