Aproveitando o interesse dos brasileiros pela Europa, em abril uma delegação do turismo da Eslovênia esteve em São Paulo para mostrar todas as potencialidades turísticas ao trade local.
Marcos J T Oliveira, repórter freelancer do DIÁRIO
A Eslovênia está de olho nos turistas brasileiros. O destino no coração da Europa já ganhou uma publicidade gratuita recentemente com a nomeação do presidente Donald Trumpm que é casado com a modelo eslovena Melania Trump. Aproveitando o interesse dos brasileiros pela Europa, em abril uma delegação do turismo esloveno esteve em São Paulo para mostrar todas as potencialidades turísticas ao trade local.

A principal participação foi durante a World Travel Market Latin America (WTM LA) 2017, realizada entre 04 e 06 de abril, no Expo Center Norte. O DIÁRIO entrevistou recentemente o embaixador esloveno no Brasil, Alain Bergant (clique aqui para conferir a entrevista), e descobriu diversas curiosidades do país “mais bonito do mundo”, segundo a apresentadora Glória Maria, da TV Globo.
“Nossa participação da WTM Latin America foi muito positiva. Já é a terceira edição que estamos presentes e percebemos no aumento na procura pelo destino por parte do trade brasileiro. A Eslovênia é um país de segunda ou terceira viagem para os brasileiros que chegam por lá. Nosso trabalho está em transformar que seja o primeiro, o que pode ser agregado ao pacote Veneza, Viena, Croácia entre outros destinos vizinhos da Eslovênia”, explicou ao DIÁRIO Luka Ukmar, esloveno radicado em Salvador (BA), mas representando o Slovenian Tourist Board.

“Com certeza a Eslovênia é muito conhecida pelo Lago Bled, que é uma paisagem lindíssima. Essa atração juntamente com Liubliana, a capital, são os roteiros que mais recebem turistas internacionais. Temos trabalhado muitas reuniões com operadores e agentes de viagens, além de traduzirmos material promocional como folhetos e site para o português, tudo para facilitar a recepção do turista brasileiro”, contextualiza Douglas Schapiro, vice-presidente de vendas e marketing para as Américas da operadora Kompas.
Eleita, a Capital Verde da Europa 2016, Liubliana conquista a cada ano mais visitantes. “Há menos de uma década, Liubliana era tomada pelo tráfego e as margens dos rios davam espaço a estacionamentos, ao invés de agradáveis cafés. Hoje não circulam mais carros pelo centro e caminhar ou andar de bicicleta pela cidade passaram a ser alguns dos incríveis atrativos de uma das mais belas capitais da Europa. Isso fez com que o turismo histórico e romântico fosse o segmento mais procurado na cidade”, diz Mitja Predovnik, gerente do Visit Liubliana. “A culinária, as experiências culturais, os eventos entre outros temas transformaram a cidade em um destino boutique”, finaliza Mitja.