Especialista em cidadania italiana em artigo alerta: “cuidado com as fraudes!”

Continua depois da publicidade

Rafael Gianesini, CEO da Cidadania4u, primeira empresa brasileira criada com o objetivo de auxiliar usuários a obter a cidadania italiana, enviou ao DIÁRIO um artigo muito prático para aqueles que querem viver na Itália e fincarem raízes por lá. Ele explica nesse artigo, no entanto, que já existem quadrilhas especializadas em fraudar documentos e frustrar sonhos. Confira:

——————————–

Em meio ao aumento de processos em busca da tão sonhada cidadania italiana, a polícia local deflagrou na última semana uma operação contra a ação dos fraudadores em processos para obtenção do direito por ligação sanguínea. A ação policial é o episódio final de uma série de processos que tem ocorrido nos últimos meses.

Uma das investigações tem o poder, por exemplo, de cancelar a cidadania de mais de 800 brasileiros que realizaram o processo por uma das empresas fraudadoras. Outra similar foi realizada em 2018 que desencadeou o cancelamento de mais de 1 mil nacionalidades. Mas afinal: qual é o caminho certo para encontrar um bom profissional e evitar fraudes?

Em primeiro lugar é preciso entender que o processo de cidadania é longo, complexo e dispendioso, por isso apesar desses problemas, procurar ajuda é sempre o melhor caminho. E, em segundo ponto, é saber que não existem atalhos. O reconhecimento válido depende de um trâmite demorado e cheio de travas, que são armadilhas para os criminosos. Isso não significa que você deve ficar 10 anos na fila, como acontece em muitos consulados atualmente.

Veja também as mais lidas do DT

A única forma legalmente válida de conseguir agilizar todo esse processo é realizar o pedido da nacionalidade de maneira jurídica. Ainda assim, se tudo correr bem, você demorará o tempo considerado padrão para finalizar o pedido: de um ano e meio a dois anos. Ou seja, desconfie de empresas que oferecem soluções muito mais rápidas. Pois, não existem milagres!

Outro fator importante quando se fala em cuidados para evitar fraudes é em relação a localização que será feito todo o processo. Via de regra, para realizar todo o caminho pelo país da bota é preciso fixar residência no local.

Muitas pessoas decidem morar por tempo suficiente para realizar todo o trâmite e depois retornar ao país em que vive, mas isso é muito arriscado e pode fazer com que o governo italiano entenda que você não é, de fato, morador daquele local, e dessa forma, inviabilizar o processo. Resultado disso: tempo e dinheiro gastos à toa, quando você poderia dar entrada nos papéis, de forma judicial e obter a documentação de maneira tranquila e legal.

Por último, vale a pena procurar por empresas honestas com boas referências, que mantenham contato direto com o cliente e que tenham funcionários sinceros e transparentes. Para isso, existem plataformas e aplicativos que o usuário pode ter acesso a cada parte do processo. Mas não é só isso! E lembre-se: quando se trata de cidadania italiana, não existem caminhos milagrosos e muito menos atalhos!

Rafael Gianesini é um dos fundadores da Cidadania4u

_______________________

* Rafael Gianesini é um dos fundadores da Cidadania4u, primeira empresa brasileira criada com o objetivo de auxiliar usuários a obter a cidadania italiana de forma transparente e prática e em um ambiente 100% online por meio de sua plataforma e aplicativo.
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade