A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) alertou nesta terça-feira (07) que a interferência do uso de tecnologia 5G representava um risco à segurança aérea e poderia resultar em desvios e interferência nos voos.
REUTERS com EDIÇÃO DO DIÁRIO
A indústria da aviação e a FAA levantaram preocupações sobre a possível interferência do 5G na área eletrônica de aeronaves sensíveis, como altímetros de rádio. A AT&T (T.N) e a Verizon Communications (VZ.N) concordaram em novembro em adiar o lançamento comercial do serviço sem fio C-band até 5 de janeiro, depois que a FAA levantou questões de segurança.
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A FAA emitiu uma série de apontamentos de aeronavegabilidade ordenando a revisão dos manuais de voo de aviões e helicópteros para proibir algumas operações que exigem dados de radioatimeter quando na presença de sinais de banda c-band 5G.
Uma diretiva da FAA na terça-feira disse que a “condição insegura” representada pelo uso planejado exigia ação imediata antes da implantação de 5 de janeiro “porque anomalias de rádio altimeter que não são detectadas pela automação da aeronave ou piloto, particularmente perto do solo … poderia levar à perda de voo seguro contínuo e pouso.
Ainda não está claro quais aeroportos ou aviões específicos podem ser afetados. A FAA disse que os avisos “serão emitidos, conforme necessário, para afirmar as áreas específicas onde os dados de um altímetro de rádio podem não ser confiáveis devido à presença de sinais de banda sem fio 5G C-Band”.
A AT&T e a Verizon disseram em 24 de novembro que adotariam medidas de precaução por pelo menos seis meses para limitar a interferência. Mas grupos da indústria da aviação disseram na segunda-feira que eram insuficientes para lidar com as preocupações com a segurança aérea.
A Verizon disse na terça-feira que “não há evidências de que as operações 5G usando espectro de banda C representem qualquer risco para a segurança da aviação, já que a experiência do mundo real em dezenas de países que já usam esse espectro para o 5G confirmam”, e acrescentou que estava confiante de que a FAA finalmente concluirá que o uso do C-Band 5G “não representa risco para a segurança aérea”.
A Verizon acrescentou que estava “a caminho de lançar o 5G usando banda C no próximo mês e alcançar 100 milhões de americanos com essa rede no primeiro trimestre de 2022”.
As empresas sem fio disseram em novembro que tomariam “medidas adicionais para minimizar a energia proveniente das estações base 5G”. A FAA disse que, sob as regras da FCC de 2020, “as estações base em áreas rurais dos Estados Unidos podem emitir em níveis mais altos em comparação com outros países”.