Expo Fórum Visite SP propõe capacitar capital para surpreender visitante

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Primeira edição exclusiva da cidade de São Paulo, Expo Fórum 2024, visa unir setores público e privado para ampliar esforço promocional para atrair turistas aos múltiplos atrativos da metrópole diversa e ainda desconhecida em seu potencial. 

O evento reúne nesta quarta-feira (15) empresários, dirigentes de entidades e chefes de governo e discute as tendências da cidade de São Paulo no Hotel Jaraguá, no centro da capital.


Por Cecília Fazzini e Paulo Atzingen

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Cidade vocacionada para o turismo de negócio, mas com uma riqueza cultural infinita e ainda totalmente não mapeada, combinada com atrações turísticas de todos os tipos, faz de São Paulo um dos principais destinos turísticos do mundo.

Esse foi um mantra no lançamento no Expo Fórum Visite SP 2024 Edição Especial e reforçado por Toni Sando, presidente executivo do São Paulo Conventions Visitors Bureau (SPCVB).

Toni fez uma apresentação unindo a tecnologia disponível, sua experiência no setor de turismo e eventos e, claro, todo arsenal de atrativos que a cidade de São Paulo oferece.

“O grande desafio é fazer eventos criativos, gostosos, para que as pessoas voltem”, disse. “E ao falar de evento, falamos de destinos. Eles devem ser encantadores. Destinos com Alma, onde se sinta o cheiro, os sons, as cores”, ressaltou o executivo para um auditório lotado.

Auditório do 1º Expo Fórum Visite SP (Foto: Felipe Maresca / DT)
Auditório do 1º Expo Fórum Visite SP (Foto: Felipe Maresca / DT)

Turista fiel

Segundo Sando, São Paulo é uma cidade que gera surpresas e o trabalho de quem vive na promoção do turismo deve ter em mente a fidelização do cliente, no caso, o turista.

“Precisamos transformar o viajante em visitante” sintetizou.

Toni lembrou que São Paulo encabeça a lista de cidades que mais recebem visitantes para eventos, segundo a ICCA (Associação Internacional de Congressos e Convenções).”Estamos em 1° lugar no Brasil e 50% dos eventos estão na metrópole”, afirmou.

Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo, durante discurso na abertura do 1º Expo Fórum (Foto: Felipe Maresca / DT)
Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo, durante discurso na abertura do 1º Expo Fórum (Foto: Felipe Maresca / DT)

Virada Solidária

Rodolfo Marinho, secretário de Turismo da cidade de São Paulo, valorizou a oportunidade de pensar o destino em conjunto. “A burocracia da rotina diária impede de estruturar com
criatividade as soluções para a cidade.” Mas ouvir representantes da iniciativa privada nos abastece de insights”, salientou.

Marinho aproveitou para anunciar que a “Virada Cultural ” – que acontece no próximo final de semana (dias 18 e 19), ganhou nova denominação. Será a “Virada Solidária”, menção à ajuda às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, incluindo a doação de cachê por parte de alguns artistas.

Foto 2: À esquerda Rodolfo Marinho secretário de turismo da cidade de São Paulo e ao seu lado Milton Cebola sócio e diretor de criação do Grupo FOR de Comunicação
À esquerda, Rodolfo Marinho, secretário de turismo da cidade de São Paulo e, ao seu lado, Milton Cebola, sócio e diretor de criação do Grupo FOR de Comunicação (Foto: Felipe Maresca / DT)

A alta relevância do turismo

A cidade de São Paulo tem futuro promissor como polo turístico de maior peso.

A aposta parte de três publicitários que participaram do primeiro debate do dia do Expo Fórum-SP – Edição Capital, uma realização do São Paulo Convention & Visitor Bureau em parceria com a Secretaria municipal de Turismo.

A primeira pílula do dia, nome criativo que se deu aos debates do evento contou com a participação dos publicitários Fernando Piccini, vice-presidente de criação da Rino Com, Luiz Lara, Chairman da TBWA no Brasil e sócio fundador da Lew’lara, e Milton Cebola, sócio e diretor de criação do Grupo FOR de Comunicação.

Fernando Piccini, da Rino Com, ressaltou que o turismo é a atividade econômica que reúne uma cadeia mais relevante para a capital paulista do que a da construção civil. Para o publicitário, a importância de unir esforços da iniciativa privada e poder público é fundamental para a empreitada de fortalecer o setor.

Foto 3: À direita Fernando Piccini vice-presidente de criação da Rino Com e ao seu lado Luiz Lara chairman da TBWA no Brasil e sócio fundador da Lew’Lara
À direita, Fernando Piccini, vice-presidente de criação da Rino Com e, ao seu lado, Luiz Lara, chairman da TBWA no Brasil e sócio fundador da Lew’Lara (Foto: Felipe Maresca / DT)

Topoversp e Passaporte SP

De inspiração no conceito de stopover – que visa reter o visitante no destino – a Rino utiliza um trocadilho com o termo em inglês: a campanha “Topoversp”. Piccini aproveitou para defender uma comunicação mais assertiva entre os pares.

Para Luiz Lara, da agência Lew’lara, a excelência de dados que projetam a gestão pública paulistana, inclusive com reconhecimento internacional, via pesquisa da SPTuris, cria todas as condições para estudar atentamente os hábitos de consumo do visitante e o potencial dos atrativos locais. Sugeriu ainda a reedição do passaporte SP, igualmente a partir da riqueza de informações em poder do gestor.

Milton Cebola, do Grupo FOR, acrescentou que um ponto a ser reforçado é o protagonismo do visitante, “dar voz àqueles que percorrem nossos atrativos e receber o feedback do turista”, ensina.

Da esquerda para a direita: Fernando Guinato, diretor geral do Sheraton SP WTC, Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo, Raffaele Cecere, CEO do grupo R1, e o vereador Rodrigo Goulart (Foto: Felipe Maresca / DT)
Da esquerda para a direita: Fernando Guinato, diretor geral do Sheraton SP WTC, Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo, Raffaele Cecere, CEO do grupo R1, e o vereador Rodrigo Goulart (Foto: Felipe Maresca / DT)
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